Rio de Janeiro
Dezembro: mês de conscientização sobre a Aids.
A+ A-

Notícias

XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional debate cotidiano feminino

Edição teve como tema: Força econômica, social e política do Estado brasileiro: cuidado e cotidiano femininos.

Seguindo a temática central Saúde das Mulheres, a edição voltada aos profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional da XVII Jornada teve como foco "Força econômica, social e política do Estado brasileiro: cuidado e cotidiano femininos".

O evento fez parte das comemorações pela passagem do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data celebrada anualmente pelo Crefito-2 com a realização da sua Jornada Científica que, pelo terceiro ano consecutivo, foi promovida em duas etapas. A primeira foi dedicada à Terapia Ocupacional, e a segunda, à Fisioterapia.

A etapa Terapia Ocupacional abriu os debates sobre o tema nos dias 6 e 7 de outubro, no Auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, localizado no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, na sede do Crefito-2.

Com uma programação variada, abordou diversas questões presentes na pauta das atuais discussões sociais, econômicas e culturais, alinhadas com o tema da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde.

A programação foi cuidadosamente planejada, tendo como principal objetivo o desenvolvimento técnico e científico, com mesas-redondas compostas por terapeutas ocupacionais e demais profissionais envolvidos com a área de Saúde, como: enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, entre outros. Os debates sobre saúde da mulher, discussões sobre gênero, violência e direitos contaram com a participação intensa dos presentes aos dois dias do evento.

A Jornada Científica do Crefito-2 foi criada na década de 1990 pela atual presidente do Conselho, Dra. Regina Figueirôa, e seu Colegiado, e vem se consolidando desde sua retomada, em 2011, como um dos mais relevantes fóruns profissionais e espaços democráticos para troca de conhecimento e construção de redes de relacionamento profissional.


Muita emoção e coragem no início das atividades


Mantendo a dinâmica da edição anterior, a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional iniciou, no dia 6 de outubro, com a exibição do primeiro episódio da série “Liberdade de Expressão”, gentilmente cedido pelo Canal GNT. Esta série percorre o país de norte a sul para conhecer histórias de vida de pessoas que não se identificam com o gênero designado para elas ao nascerem. O episódio exibido conta a história da Amanda, uma mulher transexual, que ficou muito conhecida na internet, por meio de seu blog, pela maneira natural que trata do assunto.

O filme tem pouco mais de 20 minutos e mostra como a Amanda se descobriu trans e como a família se comportou com a sua decisão em mudar de sexo. Mesclando momentos engraçados, a história retrata as dificuldades e os preconceitos que essas pessoas enfrentam em seu cotidiano.


Medalha Dr. Fernando Lemos: momentos de emoção


As terapeutas ocupacionais homenageadas que receberam a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos na solenidade de abertura do evento foram: Dra. Doralice das Graças de Melo Calvo e Dra. Márcia Dolores Gallo. Ambas têm importantes trajetórias profissionais, acadêmicas e políticas, e contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

A entrega das medalhas foi um momento de muita emoção, tanto por parte das homenageadas quanto do público.

Leia as entrevistas concedidas pelas homenageadas no site do Crefito-2: http://bit.ly/MedalhaCrefito2.




Veja mais



Programação de alto nível


Ainda no dia 6, na parte da tarde, foi realizada uma mesa de discussão, além de uma mostra de vídeos e pôsteres.

A mesa “Representações sociais sobre a mulher: construção e desconstrução das identidades de gênero” foi mediada pelo Dr. Ricardo Lopes Correia, coordenador da Câmara Técnica de Contextos Sociais da Terapia Ocupacional do Crefito-2 e docente da Faculdade de Medicina da UFRJ, e teve como expositores: Dra. Ana Carolina Santos de Souza, também da Câmara Técnica de Contextos Sociais da Terapia Ocupacional e docente do IFRJ; e o professor Chico Alencar, deputado federal pelo PSOL.

No segundo dia de evento, 7 de outubro, houve duas mesas na parte da manhã, duas conferências na parte da tarde e foi finalizado com o lançamento do livro “A Terapia Ocupacional e a Violência Doméstica”, da terapeuta ocupacional Dra. Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva.

A primeira mesa na parte da manhã foi: “Marcas da violência doméstica, droga e vulnerabilidade social”, coordenada pela Dra. Bethania Josuá Abranches, membro da Câmara Técnica de Saúde Mental da Terapia Ocupacional, e teve como expositores: Dra. Karen Marques, delegada coordenadora do GT Enfrentamento à Violência de Gênero da OAB-RJ; Dra. Mariana Morette Pan, também da Câmara Técnica de Saúde Mental da Terapia Ocupacional; Dra. Maxneli da Cruz, enfermeira no CAPS III Franco Basaglia; e Juliana Costa, estagiária de Serviço Social, também do CAPS III Franco Basaglia.

A segunda mesa da manhã, sobre "O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher", foi coordenada pela Dra. Renata da Silva de Faria, terapeuta ocupacional, membro da Comissão de Educação em TO do Crefito-2 e docente da UFRJ, e teve como debatedores a Dra. Márcia Agostini, pesquisadora da Fiocruz; o Dr. Naum Mesquita, mestre em Saúde Pública e terapeuta ocupacional no INSS; e Carolina Peçanha, graduanda em Terapia Ocupacional pela UFRJ.

Na parte da tarde do segundo dia de Jornada, foram realizadas duas palestras. A primeira: “O lado funcional de uma pessoa com lesão de T7/T12”, proferida pela Dra. Patrícia Madeira, terapeuta ocupacional do Hospital Maternidade Fernando Magalhães e tutora do método canguru e aleitamento materno, que também levou a atleta paralímpica de tênis de mesa, Luana Silva para tratar do tema. Já a segunda, sobre “Queimadura autoinfligida em mulheres: violência doméstica inscrita no corpo”, foi proferida pela Dra. Aída Dutra, terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Mental pelo Instituto Franco Basaglia, com atuação no Hospital Municipal Souza Aguiar e na Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj.

Ao final, Dr. Omar Luis Rocha da Silva agradeceu a todos pela participação, seja no auditório ou pela internet, e lembrou que as discussões deveriam continuar abertas e ativas. O evento foi transmitido ao vivo, pelo Facebook, na página da XVII Jornada Científica do Crefito-2. Quem acompanhou virtualmente comentou e fez elogios ao evento e à iniciativa do Conselho.
 


Palestrantes, organizadores e participantes se reúnem para a foto de encerramento da
XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional.


 

Leia também


Cobertura completa da XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia, realizada nos dias 24 e 25 de outubro, na Uerj.

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br