Rio de Janeiro
Maio Amarelo - Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito
A+ A-

Notícias

XIII Jornada Científica foi um presente para os profissionais e acadêmicos

O evento, realizado no Rio de Janeiro, celebra a passagem do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e chega à sua 13ª edição como um dos maiores encontros anuais destas profissões no Brasil.

Mesa de abertura da XIII Jornada: Dra. Regina Figueirôa, presidente do Crefito-2, faz seu pronunciamento e dá as boas-vindas a todos os presentes.

De 26 a 28 de setembro de 2012, a XIII Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 aportou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), grande parceira nesta empreitada.Esta edição repetiu o sucesso do ano anterior e consagrou o evento como um grande encontro anual dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e acadêmicos, que têm uma oportunidade de aprimoramento e crescimento profissional. O tema principal foi “Funcionalidade: Perspectiva Social”, temática que deve ser tratada pela área daSaúde como imprescindível à qualidade do atendimento prestado e à garantia da cidadania.

A qualidade da programação foi um dos destaques. Uma grande variedade de temas importantes foi apresentada por profissionais e pesquisadores com atuação expressiva em suas áreas. O Crefito-2, agradecendo estas valorosas contribuições, compartilha com eles a responsabilidade pelo sucesso de sua XIII Jornada Científica.


Mais um desafio vencido

Quando assumiu a Gestão 2010 – 2014, o atual Colegiado do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região tinha, entre suas propostas mais ambiciosas, a retomada do evento anual do órgão. O desejo da Diretoria e dos Conselheiros era organizar um encontro das profissões, pautado pela cientificidade e pela discussão dos temas de vanguarda da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Foi uma grande batalha transformar o projeto em realidade. Mas em 2011, um ano após a posse, o sonho se realizou. O sucesso colhido naquela edição apontava claramente que os fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e acadêmicos estava desejosos de eventos desta natureza e que o Conselho Regional estava na rota certa. Ali, os caminhos foram abertos para esta nova e grandiosa conquista.


Surpresas, emoção e compromissos firmados na solenidade de abertura

A abertura do evento foi realizada no dia 26 de setembro, no Teatro Odylo Costa, filho, na UERJ. A mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa; o vice-presidente do órgão, Dr. Omar Luís Rocha da Silva; o diretor do Centro Biomédico da UERJ, professor Mário Sérgio Alves Carneiro; o diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Dr. Wilen Heil e Silva; a subsecretária geral de Saúde e Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, Anamaria Carvalho Schneider; o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro (Sinfito – RJ), Dr. Diego de Faria Magalhães Torres; a representante da Associação dos Fisioterapeutas do Rio de Janeiro (Aferj), Dra. Keli Tavares; e a presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro (Atoerj), Dra. Lycia Christina Machado Feitosa.

Após a formação da mesa, foi executado o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, os componentes fizeram uso da palavra. Dra. Regina Figueirôa iniciou os pronunciamentos dando as boas-vindas a todos.

“É uma honra recebê-los para debater a temática principal da nossa Jornada. “Funcionalidade: Perspectiva Social” deve nortear nossa intervenção profissional”, declarou a presidente. Ela destacou como outra grande conquista do Crefito-2 em 2012 a mudança para a sede nova, “que também será um espaço para realização de eventos, onde o Conselho Regional seguirá com a retomada da promoção de encontros científicos e acadêmicos”.

Dra. Regina Figueirôa fez questão de agradecer aos funcionários e assessores do Crefito-2 e aos membros das comissões de Acadêmicos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, que também contribuíram com a Jornada.

O Dr. Omar Luis Rocha da Silva, vice-presidente do Crefito-2, comemorava naquela data seu aniversário e foi homenageado por seus alunos e colegas presentes na plateia com aplausos calorosos e saudações ao iniciar sua fala. Emocionado, ele agradeceu pela lembrança e fez questão de registrar que a Jornada deve sua realização, em grande parte, “ao empenho e à disciplina da Dra. Regina Figueirôa, que despende seus esforços para fazer o melhor para os profissionais e acadêmicos”.

Pronunciaram-se, ainda, os demais integrantes da mesa solene, com agradecimentos pelo convite recebido e felicitações pela realização do grandioso evento.


Boas novas: profissionais e acadêmicos receberam ótimas notícias

Uma grata surpresa foi anunciada pelo professor Mário Sérgio Alves Carneiro (UERJ), que agradeceu pela oportunidade e revelou: “Estamos trabalhando para incluir, em breve, o curso de Fisioterapia na grade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”.

Última a fazer uso da palavra, a Dra. Lycia Christina Machado Feitosa aproveitou o momento e entregou à Dra. Regina Figueirôa uma cópia da pesquisa feita pela Atoerj sobre a história da instituição. O trabalho se tornou um levantamento sobre a própria trajetória da Terapia Ocupacional no Rio de Janeiro. São registros de ações que impactaram no desenvolvimento da profissão não apenas no Estado, mas em todo o país.


Medalha Dr. Fernando Lemos: entrega de homenagens emocionou o público

Neste ano, onze personalidades que se destacam pela sua atuação em prol da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional foram escolhidas para receber a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos. A honraria foi instituída pela Resolução Crefito-2 Nº 33, de 15 de setembro de 2011.

As homenagens tiveram início com duas profissionais formadas pela primeira turma da ABBR, que representaram a todos graduados naquela ocasião: as doutoras Hilêde Wanderley Catanhede, terapeuta ocupacional, e Odiléa Alves de Souza, fisioterapeuta.

De acordo com as palavras da própria Dra. Regina Figueirôa, em seu discurso de abertura, “o Colegiado do Crefito-2, neste ato, presta a sua homenagem especial à primeira turma de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Brasil, cuja conclusão do curso ocorreu no final do ano de 1957. A cerimônia de formatura dos primeiros fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ocorreu no Auditório da Associação Brasileira de Imprensa, no dia 27 de fevereiro de 1958”.

A primeira a ser chamada ao palco foi a Dra. Odiléa Alves de Souza, fisioterapeuta cuja história confunde-se com a da própria profissão. Ela também recebeu a Medalha em nome da Dra. Hilêde Wanderley Catanhede, terapeuta ocupacional que fez parte da comissão responsável por acompanhar o processo de reconhecimento dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ) junto ao Ministério da Educação. Por motivos de saúde, ela não pôde estar presente. 

Também foram homenageados os seguintes fisioterapeutas: Dra. Jaciléa Imbroisi, graduada pela ERRJ em 1967 e ainda atuante, tem um trabalho de destaque em Terapia de Mão e Membro Superior; Dra. Wiltrud Ingrid Monika Müller, pioneira na disseminação do Conceito Bobath no Brasil; e Dra. Ione Moezia da Lima, graduada pela ERRJ, mestre em educação pela UFRJ e professora titular da Universidade Veiga de Almeida.

Outros três terapeutas ocupacionais também receberam a homenagem: Dr. Virgílio Cordeiro de Mello Filho, que começou a trabalhar na ABBR como estagiário e permaneceu na instituição por 38 anos; Dra. Rosa Maria de Araújo Mitre, doutora em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz; e Dra. Noycla Duque Raymundo, referência da Terapia Ocupacional no tratamento de queimados.

Além destes oito fisioterapeutas e terapeuta ocupacionais, receberam a Medalha outras três personalidades de outras áreas do conhecimento, cujas atuações colaboram para o engrandecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

A primeira foi Sra. Maria Antônia Pedrosa de Campos, pioneira na ABBR, incansável batalhadora pelo reconhecimento, pela dignidade e pela capacitação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros.

“Este é um momento mágico na minha vida. Rodeada por aqueles a que aprendi a amar, respeitar e enaltecer: os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Muito emocionada agradeço a homenagem, aplaudindo publicamente a feliz iniciativa da Crefito-2, na presidência de Regina Figueirôa que, ao instituir a comenda de Honra ao Mérito, resgatou a figura do Dr. Fernando Lemos”, afirmou a homenageada em seus agradecimentos.

Em seguida, o Conselho Regional condecorou o Dr. Valter Vilas Bôas de Meireles, advogado que há quase três décadas está à frente da Procuradoria Jurídica do Crefito-2. Encerrando as homenagens, o Sr. Décio Andrade de Mattos, que completou vinte e oito anos de atuação no Crefito-2 e sempre esteve ligado às ações do Departamento de Fiscalização, que hoje supervisiona.

A mesa solene foi encerrada após o término das homenagens, pela Dra. Regina Figueirôa, que declarou aberta a XIII Jornada Científica.


Conferência Magna: tema da Jornada é apresentado e provoca importantes reflexões

Médico sanitarista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e primeiro secretário do Instituto Franco Baságlia, Dr. Domingos Sávio do Nascimento Alves proferiu a Conferência Magna sobre o tema “Funcionalidade: Perspectiva Social”. Ele discorreu a respeito do paradigma entre tratamento e cura.

“O tratamento existe até a hora da morte. A ideia da cura deve ser combatida, pois é um conceito arrogante. Dizer que o que não tem cura não tem tratamento é um grave erro”, afirmou. Para o conferencista, o profissional da Saúde deve trabalhar cada vez mais com os conceitos do cuidado e do tratamento. “Cuidado não é hábito, é uma atitude permanente”, afirmou.


Atração cultural: grupo de dança com portadores de deficiência é aplaudido de pé

Emoção à flor da pele e encantamento a cada ato. O grupo Corpo em Movimento, criado pela Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) há doze anos, arrancou aplausos e comoveu a plateia no encerramento da solenidade de abertura.

O grupo destaca-se pela proposição de uma imagem diferente do portador de deficiência. Ao mesmo tempo, sua composição mista, sugere uma reflexão sobre os caminhos de inclusão deste segmento, desde que respeitadas as suas especificidades. Os integrantes apresentaram números do espetáculo “Brasilidades” e abrilhantaram a programação. 


Programação aprovada e festa para celebrar mais uma Jornada


Os três dias de evento transcorreram em clima de muita organização e tranquilidade. Palestrantes, público e equipe de produção foram, mais uma vez, o ponto alto do evento.

As atividades científicas terminaram no dia 28 de setembro, sexta-feira. No sábado, 29, uma grande festa de confraternização encerrou oficialmente a XIII Jornada Científica do Crefito-2. A celebração aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB – Rio), na Lagoa Rodrigo de Freitas. Dra. Regina Figueirôa subiu ao palco para agradecer a presença de todos e convidou os membros do Colegiado para ficarem ao seu lado. Juntos, Diretoria e Conselheiros parabenizaram os profissionais pelo Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

A banda Rio Babilônia embalou a festa e todos se divertiram em clima de cordialidade e alegria. E há mesmo muito que comemorar. Afinal, são 43 anos de regulamentação profissional e importantes conquistas em 2012, como a mudança do Crefito-2 para a nova sede no Rio de Janeiro, a retomada da Jornada Científica e a realização de uma série de outros eventos ao longo do ano, além do sucesso obtido em diversas ações empreendidas em defesa das profissões.

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.