Rio de Janeiro
O movimento Julho Amarelo está conscientizando o Brasil todo sobre a importância da prevenção e tratamento das Hepatites Virais.
A+ A-

Notícias

Terapeuta ocupacional se destaca no tratamento de vítimas de queimaduras

Medalha Dr. Fernando Lemos é entregue pelo Crefito-2 à Dra. Noycla Duque Raymundo .

Profissional conclamou os terapeutas ocupacionais a olharem com atenção para a área de tratamento de queimados.

Uma terapeuta ocupacional com a trajetória marcada pela brilhante atuação em um complexo campo de atuação – o tratamento de pacientes que sofreram graves queimaduras. Dra. Noycla Duque Raymundo fez jus à homenagem prestada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2).

A terapeuta ocupacional foi pioneira no tratamento de queimados e tem uma história de dedicação ao trabalho no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Força Aérea do Galeão, conquistando a patente de Tenente Coronel da Aeronáutica, onde sempre foi uma referência em Terapia Ocupacional.

Ao lado de outros nomes importantes da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, ela recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, honraria instituída pelo órgão para homenagear pessoas que se destacam pela atuação em defesa das profissões.

Leia na íntegra a entrevista concedida pela profissional ao Crefito-2.


Crefito-2: Como você recebeu a notícia desta homenagem? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Noycla Duque Raymundo: Fiquei honrada e agradecida com a escolha do meu nome para a homenagem. Ser homenageada pelo nosso Conselho Profissional é especialmente gratificante. Aproveito a oportunidade para parabenizar o Crefito-2 pela iniciativa desta comenda e pela realização da Jornada Científica.

No decorrer da minha carreira como terapeuta ocupacional, no meio civil e militar, tive a oportunidade de crescimento profissional e pessoal, através do convívio com excelentes colegas de profissão e equipes maravilhosas. Quero lembrar também de nossos pacientes, com os quais, compartilho esta homenagem.


Crefito-2: Neste ano, a Jornada Científica do Crefito-2 abordou o tema: “Funcionalidade: Perspectiva Social”, debatendo os direitos do cidadão e a melhoria da qualidade de vida e do atendimento. Como terapeuta ocupacional, comente sobre a relevância do tema a como acha que a discussão deste assunto pode contribuir para o fortalecimento da sua profissão.

Dra. Noycla Duque Raymundo: O profissional não pode mais ficar isolado em seu consultório. Ele precisa participar de todas as discussões sobre qualidade de vida e resgate da cidadania de nossa clientela, assim como a qualidade no atendimento oferecido à população, à saúde e à educação. Deve refletir e divulgar sobre o nosso papel neste processo com todos os segmentos da sociedade.


Crefito-2: O que mais marcou sua vida como terapeuta ocupacional?

Dra. Noycla Duque Raymundo: Trabalhar no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). No CTQ tive a oportunidade de aprimoramento técnico científico e de trabalhar, com profissionais extremamente competentes e de um valor humano inestimável. Tenho muito orgulho de ter servido no HFAG, na Seção de Terapia Ocupacional, e de feito parte da equipe do CTQ.


Crefito-2: Quais os desafios do atual momento da Terapia Ocupacional, em sua opinião?


Dra. Noycla Duque Raymundo: Não diria exatamente desafios da Terapia Ocupacional, mas de todos os profissionais da área de saúde e educação: é preciso seriedade política e gestora para ampliar a informação e o acesso da população às possibilidades de tratamento aos quais ela tem necessidade e direito. Precisamos, também, parar de discutir de quem é o paciente e nos preocuparmos com a qualidade de tratamento que estamos oferecendo.

Outro tema importante é sobre a prevenção. Os profissionais de saúde e as políticas públicas poderiam estar mais engajadas em campanhas e programas de prevenção de doenças, acidentes, entre outros.


Crefito-2: Quais são suas perspectivas e anseios para o futuro da sua profissão?

Dra. Noycla Duque Raymundo: Termos pesquisadores terapeutas ocupacionais e mais divulgação da profissão. Tive a grata oportunidade de conviver com excelentes professores e pesquisadores do curso de terapia ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acompanhar a receptividade e o reconhecimento por parte de pesquisadores, serviços e diversos profissionais às pesquisas e projetos do curso de Terapia Ocupacional.

Destaco também a atuação das entidades de classe, do Coffito, dos Crefitos e das associações, em especial Abrato e a Atoerj pela seriedade com que divulgam e fortalecem a nossa profissão.


Crefito-2: Que mensagem você daria para um terapeuta ocupacional em início de carreira ou um acadêmico de Terapia Ocupacional?

Dra. Noycla Duque Raymundo: Primeiro, parabenizá-lo pela escolha desta apaixonante e digna profissão. Como mensagem poderia sugerir: dedique-se ao seu paciente, envolva-se efetivamente no que faz e aprimore-se. Pesquise. Participe de seu Conselho e associação profissional. Mantenha-se atualizado com as questões de reconhecimento e valorização profissional.

 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.