Rio de Janeiro
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer
A+ A-

Notícias

Prerrogativas do fisioterapeuta na prática da acupuntura são debatidas em evento do Crefito-2

III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Acupuntura recebeu profissionais e acadêmicos.

A prática da acupuntura como recurso terapêutico pelos fisioterapeutas, respaldada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, foi amplamente debatida durante o III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Acupuntura do Crefito-2, realizado no dia 22 de agosto de 2018. A atividade contou com uma programação variada sobre esta importante especialidade profissional do fisioterapeuta, que foi reconhecida por meio da Resolução Coffito nº 219/2000.

As boas-vindas aos acadêmicos e profissionais que participaram do fórum foram dadas pela Dra. Renata Campos Velasque, conselheira e coordenadora Geral das Câmaras Técnicas do Crefito-2, que também representou a presidente da Autarquia, Dra. Regina Figueirôa, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Acupuntura, Dr. Cosme Guimarães.

“São vocês que dão vida a esse espaço onde o Crefito-2 realiza, constantemente, eventos técnicos e científicos. Espero, realmente, que vocês tenham uma manhã muito proveitosa. Muito obrigada pela presença de vocês”, disse Dra. Renata Velasque.

Dr. Cosme Guimarães também saudou a plateia, os membros da CT e enalteceu a contribuição dos palestrantes convidados. “Agradeço a presença de todos. Sinto-me gratificado pelo quórum, pois estamos aqui com um quantitativo significativo de colegas que vão prestigiar nosso evento”.

Ele também divulgou um vídeo, no qual alerta aos fisioterapeutas que “não existe nenhuma lei que proíba” a prática da acupuntura pelo graduado em Fisioterapia. Dr. Cosme salientou que o fisioterapeuta deve sempre buscar informação junto ao Crefito-2 e ao Coffito e não deixar de trabalhar, sempre respaldado pela regulamentação profissional.

Após as saudações iniciais da mesa de abertura, o coordenador da CT convidou a Dra. Deborah Marques, farmacêutica clínica e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit) para proferir sua palestra sobre a “Fitoterapia”. Em sua fala, a profissional ressaltou que cada profissão da saúde deve buscar os respaldos emanados pelos seus respectivos conselhos de classe e que os profissionais da saúde precisam estar sempre atualizados sobre as leis, além das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na sequência, o tema "Craniopuntura" foi abordado pelo fisioterapeuta Dr. Ailton Alexandre Vieira dos Santos, que apresentou os principais conceitos do recurso terapêutico e seus benefícios. Ele mostrou, ainda, as diferenças entre as escolas chinesa e japonesa.

O professor foi enfático ao salientar que, assim como em qualquer área da Fisioterapia, é preciso que o profissional sempre atue na acupuntura com base em evidências científicas. Ele apresentou um painel com as principais bases de dados e o volume de artigos e trabalhos relacionados à acupuntura, comprovando a disponibilidade de informações e estudos para nortear a prática.

O coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Acupuntura, Dr. Cosme Guimarães, também proferiu palestra no evento. O professor e especialista em Acupuntura falou sobre “Riodoraku”, um “importante procedimento terapêutico, oriundo do Japão” que “permite diagnóstico e tratamento do sistema neurovegetativo”.

Dra. Marisete Pilon, fisioterapeuta e especialista em Acupuntura, além de integrante da Câmara Técnica, abordou o "Gerenciamento de Processos em Acupuntura". A palestra incluiu tópicos como: formação e especialização, destacando a importância do reconhecimento do título de especialista pelo Coffito, por meio das provas de especialidades e de títulos; mercado de trabalho; obrigações legais e regulamentações que regem um consultório ou empresa que presta atendimento fisioterapêutico com uso de acupuntura; gestão, entre outros temas. 

A interação e participação da plateia foi um dos pontos altos do fórum. Após cada apresentação, os espectadores puderam fazer perguntas e debater os assuntos apresentados com os palestrantes, sanar dúvidas, além de, em alguns casos, apresentar suas contribuições e experiências práticas. Essa dinâmica colaborativa enriqueceu e ampliou ainda mais o conteúdo e a relevância do III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Acupuntura do Crefito-2.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.