Rio de Janeiro
Outubro Rosa
A+ A-

Notícias

Jornadas Científicas do Crefito-2 reúnem profissionais e acadêmicos das Regiões Sul e dos Lagos

Dando sequência à temporada, o Crefito-2 realizou mais duas edições dedicadas à Fisioterapia.





Após a Jornada de Barra do Piraí e Valença, realizada em julho de 2017, a programação dedicada à Fisioterapia prosseguiu em agosto, em Volta Redonda, e em setembro, em Cabo Frio.

"Estamos muito felizes em poder promover eventos deste porte para os profissionais de fora da capital fluminense. Estender a jornada para os municípios do interior e nos aproximarmos das realidades locais são objetivos da atual gestão do Crefito-2, que vem fortalecendo suas representações nas diversas cidades do Estado do Rio", avalia Dra. Marisa Bacellar, coordenadora geral dos Núcleos e Subsedes da Autarquia.

Ela também destacou o importante apoio das instituições de ensino superior, nas duas edições. "As duas etapas foram realizadas dentro de universidades. Isso reforça o trabalho do Crefito-2, que tem buscado se aproximar dos futuros profissionais, contribuindo com a formação política dos egressos e estimulando a entrada de fisioterapeutas conscientes de seu papel para o fortalecimento da profissão. Nossas mesas de abertura contaram com as presenças dos coordenadores do Centro Universitário de Barra Mansa, Dr. Vladimir Lopes, em Volta Redonda, e da Universidade Veiga de Almeida, Dr. José Luiz Magalhães Júnior, em Cabo Frio, o que comprova e reforça a importância dessas parcerias. Para o Conselho, é motivo de orgu lho ter esse canal de diálogo aberto com a academia", afirmou Dra. Marisa.

Na sequência de eventos, a I Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Região Sul foi realizada no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Cicuta, em Volta Redonda, no dia 31 de agosto.

Na mesa de abertura do evento, Dra. Marisa Bacellar, coordenadora geral dos Núcleos e Subsedes do Crefito-2, e Dr. Luis Renato Labecca Halfeld, coordenador da Subsede Sul Fluminense e do Núcleo de Representação Institucional do Crefito-2 de Volta Redonda, deram as boas-vindas aos profissionais e agradeceram a presença ilustre dos demais nomes da mesa: Dr. Vladimir Lopes, coordenador Municipal de Fisioterapia, que também representou a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda e o secretário Dr. Alfredo Peixoto; Luzia Aparecida da Silva Quintino, presidente do Conselho Municipal de Saúde; e Dra. Roberta Valim, coordenadora da Fisioterapia da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda.

Na ocasião, Dr. Luis Renato Labecca Halfeld prestou uma emocionante homenagem: "Gostaria de agradecer imensamente à senhora presidente do Crefito-2, Dra. Regina Maria de Figueirôa, pela oportunidade de me proporcionar a honra de estar à frente da Subsede do Crefito-2, em Volta Redonda, pelo apoio na realização desta jornada e por toda sua dedicação junto a nós. A inauguração desta Subsede trouxe incontáveis benefícios aos colegas da região, desde a função cartorial à aproximação do Crefito-2, por seu representante local. Se faz imprescindível homenagear nossa ilustríssima presidente que, de forma visionária e empreendedora, planejou e implementou esta Subsede, somente pensando no bem-estar do profissional, da qualidade do exercício profissional e na proteção ao cidadão", finalizou solicitando uma salva de palmas à homenageada.

A programação seguiu com a palestra "Fisioterapia em Perícia", com o Dr. Marco Antônio de Souza Gama, coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Perícia do Crefito-2; e com a mesa-redonda "Fisioterapia x SUS em Volta Redonda", com os seguintes debatedores: Dr. Vladmir Lopes de Souza; Dr. Luis Renato Labecca Halfeld; e Dr. João Paulo Gioseffi Vassallo Filho, gerente da Atenção Básica em Fisioterapia de Volta Redonda.


Programação intensa na Região de Lagos

A I Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 na Região dos Lagos, realizada no Auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA/Campus Cabo Frio), em 16 de setembro, repetiu o sucesso alcançado nas demais localidades.

A mesa solene foi formada por: Dra. Marisa Bacellar, coordenadora Geral dos Núcleos e Subsedes do Crefito-2; Dra. Patrícia Câmara Moura, coordenadora do Núcleo do Crefito-2 23 - Araruama; Dr. Ricardo Barbosa Cordeiro, coordenador do Núcleo do Crefito-2 5 - Cabo Frio; Dr. André Bandeira, coordenador do Serviço de Fisioterapia de Cabo Frio; e Dr. José Luiz Magalhães Júnior, coordenador do curso de graduação em Fisioterapia da UVA Cabo Frio.

Após a saudação aos presentes, a programação científica seguiu com as seguintes palestras: "Prevenção de quedas nos idosos: uma questão de saúde pública", com o Dr. Ricardo Barbosa Cordeiro, coordenador do Núcleo do Crefito-2 em Cabo Frio; "Fisioterapia em Oncologia: abordagens e desafios", com o Dr. Alexandre Lima Castelo Branco, doutorando em Biotecnologia pela Ufes/ES e mestre em Patologia Geral pela UFF/RJ; "Abordagem da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no contexto da terapia de integração sensorial", com a Dra. Ana Carolina de Menezes, terapeuta ocupacional, pós-graduada em Psicopedagogia em Educação Especial pela Universidade Candido Mendes (Ucam), e a Dra. Tatiana Linhares de Souza, fisioterapeuta e pós-gra duada em Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica pala Interfisio; "Atuação da Fisioterapia no Paradesporto: possibilidades, curiosidades, e panorama brasileiro", com a Dra. Laura de Oliveira Carmona, mestre em Ciências da Reabilitação pela Unisuan; "Desenvolvendo sua equipe de Fisioterapia", com o Dr. Francisco Lúcio Alves da Silva, doutorando em Ciências da Saúde pela Logos University International (Flórida/EUA) e mestre em Terapia Intensiva; e "Acupuntura como Tratamento Auxiliar da Fisioterapia", com o Dr. Adriano Jaña Rosa, pós-graduado em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (Abaco), docente e coordenador do curso de pós-graduação em Acupuntura das Faculdades Pestalozzi, de 2003 a 2013.

 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br