Rio de Janeiro
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer
A+ A-

Notícias

Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 completa 25 anos

A 18ª edição do tradicional evento rememora a primeira Jornada, realizada, em 1993, na sede da Autarquia, e inaugura o Espaço Memória do Crefito-2.

A XVIII Jornada Científica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) fechou a intensa programação de eventos realizada em agosto trazendo como tema central as novas tecnologias. Promovida em duas etapas, uma referente à Fisioterapia, em 28 e 29 de agosto de 2018, e outra à Terapia Ocupacional, nos dias 30 e 31 do mesmo mês, a Jornada consolidou-se como um dos principais espaços abertos à reflexão em ambas as áreas.

As duas etapas reuniram profissionais, pesquisadores e acadêmicos no auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, na sede do Crefito-2. A programação dos eventos contou com palestras e mesas-redondas apresentadas por pesquisadores e profissionais convidados, com larga expertise, que destacaram a vanguarda em suas especialidades, compartilhando evidências e resultados obtidos com métodos e procedimentos inovadores no âmbito da assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional.


Etapa Fisioterapia


Os dois primeiros dias do evento foram dedicados à programação de Fisioterapia, que abordou o tema “Novas Tecnologias em Fisioterapia”.

A mesa de abertura foi formada pela presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa; pelo vice-presidente do Conselho, Dr. Omar Luis Rocha da Silva; e pela coordenadora de Reabilitação da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Cida Vidon.

Em seu discurso de abertura, Dra. Regina Figueirôa, relembrou as origens da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, destacando o significativo papel do Dr. Fernando Lemos, fundador da ABBR. “Para se falar da origem das nossas profissões em nosso Estado é importante que se retome a história da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR, criada em 5 de agosto de 1954, cujo idealizador e principal responsável por sua fundação, foi o arquiteto Fernando Ielhy de Lemos”, enfatizou. “Para demonstrar essa nossa gratidão, criamos, em 2011, a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos”, relembrou.

Durante a abertura, foi prestada uma justa homenagem póstuma ao Dr. Fernando Lemos. Dra. Regina Figueirôa e Dr. Omar Luis Rocha da Silva descerraram um quadro com a sua fotografia, que será colocado no hall do Espaço Cultural do Crefito-2, integrando a galeria de personalidades ilustres da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Além disso, o Crefito-2 entregou uma réplica reduzida do quadro e doou um exemplar da Medalha Dr. Fernando Lemos para o Memorial ABBR. A instituição foi representada neste ato por sua coordenadora da Unidade de Fisioterapia, Dra. Anna Christina Boári Rosa, e sua supervisora da Terapia Ocupacional, Dra. Carolina dos Santos Vasconcelos.

Dra. Regina Figueirôa fez, ainda, questão de apresentar cada um dos seis homenageados com a Medalha Dr. Fernando Lemos: Dr. José Francisco da Silva Filho, Dra. Vera Lucia Stockler de Queiroz, Dr. Ismar Emanuel D’Oliveira Bastos, Dra. Maria das Dores da Silva, Dr. Ronaldo Martins Lauria e Dra. Isis Simões Menezes (em breve, será divulgada uma série de entrevistas com os homenageados).

O vice-presidente do Crefito-2, Dr. Omar Luis Rocha da Silva, ressaltou em seu discurso a preocupação do Conselho, e particularmente da sua presidente, em promover a Jornada Científica. “É uma grande honra estar na mesa de abertura da XVIII Jornada do Crefito-2, celebrando os 25 anos de sua realização. Para o nosso evento alcançar tantas edições foi necessário muito trabalho e o empenho pessoal da Dra. Regina Figueirôa, que valoriza muito a história das nossas profissões e a sua constante evolução. Aqui no Crefito-2, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são valorizadas como profissões coirmãs”, frisou.

Dra. Cida Vidon agradeceu o convite e a oportunidade de participar de mais uma jornada no Conselho Regional. Ela esclareceu os presentes sobre o trabalho da área de reabilitação do Rio de Janeiro, destacando os avanços e desafios diários das unidades que compõem a rede de atendimento no âmbito municipal.

Após a conferência magna proferida pela Dra. Mariane Altomare, sobre “Novas Tecnologias e Inovações na Fisioterapia Dermato Funcional”, todos os presentes foram convidados para a inauguração do Espaço Memória Crefito-2, localizado no primeiro andar do Espaço Cultural Ruy Gallart de Menezes.

“A importância da preservação da memória como pedra fundamental de um futuro bem construído para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional tem sido uma questão norteadora para o atual Colegiado deste Conselho Regional e, agora, ganha um novo capítulo: o Espaço Memória Crefito-2, que busca regatar o passado e valorizar a memória de todos aqueles que construíram as bases de nossas profissões”, ressaltou Dra. Regina Figueirôa.


Etapa Terapia Ocupacional


Fechando a semana, a etapa Terapia Ocupacional debruçou-se sobre o tema “Cuidado e Tecnologia”.

A mesa solene foi composta pela presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa; pelo vice-presidente do Conselho, Dr. Omar Luis Rocha da Silva; pela coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação,  da  Secretaria  de  Estado  de  Saúde  do  Rio  de  Janeiro, Dra. Maria Giseli da Costa Leite Ferreira; e pela presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Noycla Duque.

Dra. Regina Figueirôa abriu a etapa de Terapia Ocupacional agradecendo a presença de todos e relembrando um saudoso terapeuta ocupacional: “Não poderia deixar de aproveitar este momento de celebração para, mais uma vez, registrar a nossa admiração e saudade do colega, que dá nome a este Auditório, Dr. José Luiz Silva Monteiro, terapeuta ocupacional, a quem prestamos sempre homenagens, principalmente, por seu envolvimento com as causas da Terapia Ocupacional”.

Aproveitou também para convidar os presentes a conhecerem o Espaço Memória Crefito-2. “Neste ano, a nossa Jornada, além de comemorar o nosso dia, aproveita a ocasião para também apresentar o Espaço Memória Crefito-2, um local destinado à preservação da trajetória da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, um dos projetos mais acalentados pela nossa Gestão”, destacou.

A presidente da Autarquia também fez questão de apresentar cada um dos cinco homenageados com a Medalha Dr. Fernando Lemos: Dra. Ana Carla Nogueira Santos, Dra. Fátima Beatriz Maia, Dra. Márcia Medeiros, Dr. Paulo Duarte de Carvalho Amarante e Dr. Ricardo Lopes (acompanhe, em breve, a série de entrevistas com os homenageados).

Dra. Regina Figueirôa prestou, ainda, uma bela homenagem ao vice-presidente do Crefito-2, Dr. Omar Luis Rocha da Silva. Ela lhe entregou uma placa com os seguintes dizeres: “O reconhecimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região ao Dr. Omar Luis Rocha da Silva por sua trajetória de luta em prol da valorização e do respeito à dignidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e por sua incansável defesa dos direitos e da autonomia dos terapeutas ocupacionais.”

Em seu discurso de abertura, Dr. Omar ressaltou a longevidade da Jornada Científica do Crefito-2 e fez questão de destacar o respaldo e a autonomia dos terapeutas ocupacionais que compõem o Colegiado do Crefito-2. Ele também falou sobre seu posicionamento favorável ao desmembramento do Sistema Coffito/Crefitos, com a criação de conselhos distintos para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, para o bem das duas áreas, e lembrou que são as únicas profissões de saúde que ainda possuem conselho único.

Já a Dra. Maria Giseli da Costa Leite Ferreira saudou os presentes e destacou que o Crefito-2 tem sido um apoio importante, lembrando-se da parceria entre o Conselho Regional e a Secretaria de Estado de Saúde na construção do plano estadual de enfrentamento às síndromes congênitas do Zika vírus e Storch, inclusive com a realização de importantes eventos e reuniões de capacitação de equipes.

E a Dra. Noycla Duque apresentou a Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro e destacou a importância dos profissionais em participar da instituição, fortalecendo sua atuação.

A cerimônia de abertura finalizou com a brilhante conferência magna “Cuidado e Tecnologia”, proferida pelo Dr. Paulo Eduardo Xavier de Mendonça.

A programação científica contou também com uma exposição de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs) dispensados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições convidadas divulgaram seus trabalhos, materiais e fluxo de dispensação. Foram elas: Associação Fluminense de Reabilitação (AFR); Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac); Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae); e Associação Pestalozzi.


Saiba mais


Conheça os homenageados com a Medalha Dr. Fernando Lemos. 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.