Rio de Janeiro
Janeiro: mês de conscientização sobre Saúde Mental.
A+ A-

Notícias

IV Fórum de Fisioterapia em Traumato Ortopedia encerra programação de eventos das Câmaras Técnicas do Crefito-2

Evento concluiu com excelência o ciclo de atividades das CTs em 2017.

Reunir profissionais e acadêmicos em pleno sábado de manhã em eventos sobre especialidades da Fisioterapia ou da Terapia Ocupacional é um grande desafio. Mas, para o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), é, também, uma meta de trabalho estabelecida pela gestão. Em 2017, foram muitos sábados - e dias de semana - preenchidos por grandes eventos, onde o compartilhamento de saberes e a troca de experiências atraíram grandes públicos e receberam importantes palestrantes. Encerrando a agenda 2017, o IV Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia do Crefito-2 foi realizado no dia 9 de dezembro, das 9h às 13h, com casa cheia e excelência na programação.

A coluna cervical foi o tema central do evento. Foram quatro palestras e uma mesa-redonda com abordagens sobre tratamentos, atualidades científicas e evidências acerca desse assunto.

A programação foi aberta pela coordenadora Geral das Câmaras Técnicas do Crefito-2, Dra. Renata Campos Velasque, que saudou os presentes em nome da presidente da Autarquia, Dra. Regina Figueirôa, e de toda a Diretoria, e falou sobre a importância de mais um evento realizado no Auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro.

“Gostaria de agradecer a todos pela presença, especialmente aos palestrantes que estão aqui doando seu tempo e compartilhando o saber, fazendo com que a Fisioterapia consiga evoluir na sua questão técnico-científica”, afirmou Dra. Renata. Ela lembrou ainda o compromisso da Presidência e da Diretoria com os eventos promovidos pelo órgão e com o crescimento das profissões. “O Conselho é um órgão cartorial e um tribunal de ética” e essas são as duas ações principais que ele deve desempenhar por obrigação e por lei, lembrou a coordenadora. Ela destacou que a Diretoria entende como uma necessidade das categorias de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional o acesso a eventos e encontros e relembrou o árduo trabalho empreendido para preparar o Espaço Cultural e seus Auditórios. “O Conselho somos todos nós”, disse.

Em seguida, foi a vez da coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia, Dra. Vanessa Knust, dar as boas-vindas aos participantes e convidados do evento. Ela iniciou apresentando a composição da CT e agradecendo aos seus integrantes e, ainda, à Coordenação das CTs pelo convite para estar à frente do grupo: “Já faz dois anos que estamos juntos, trabalhando com sucesso. Muito obrigada”. Logo em seguida, Dra. Vanessa convidou a primeira palestrante para dar início à programação.


Programação


As “Repercussões Neurofuncionais das Lesões Traumáticas da Coluna Cervical” foram abordas durante a exposição realizada pela Dra. Fernanda Guimarães de Andrade, fisioterapeuta, mestre e doutora em Saúde Coletiva e professora de Fisioterapia Neurofuncional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Em seguida, Dr.Felipe Reis, fisioterapeuta, doutor em Ciências e professor de Fisioterapia Neurofuncional do IFRJ e pesquisador visitante da McGill University apresentou a palestra “Difundindo o Conhecimento Sobre Dor: o Uso da Tecnologia e-Pain para Educação em Dor”. Ele mostrou os resultados de pesquisas e relevantes estudos, especialmente os realizados pelo Grupo Pesquisa em Dor, do qual é idealizador e integrante.

Continuando a programação, o evento recebeu de forma calorosa um dos fisioterapeutas mais reconhecidos no país, formado em 1980 e homenageado pelo Crefito-2 com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, em 2013, por sua trajetória de contribuições ao fortalecimento da Fisioterapia. Dr. Palmiro Torrieri Junior falou sobre um tema que ele classificou como “sua praia”. A palestra “Cefaléia Cervicogênica: Existe Papel para a Terapia Manual e Exercícios?”, proferida por ele, foi permeada por uma rica exposição de dados científicos e mostrou uma guideline de estudos e resultados baseados em evidências.

Após um breve intervalo, a programação foi retomada com uma apresentação sobre um importante questionamento ao debate: “Pacientes com Cervicalgia se Beneficiam do Tratamento de Outras Estruturas Além da Coluna Cervical?”. O tema foi apresentado pelo Dr. Leandro Alberto Calazans Nogueira, fisioterapeuta, professor de Fisioterapia Neurofuncional do IFRJ e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da Unisuam. 

Na sequência, Dr. Leandro Calazans moderou a mesa-redonda “Quais São as Principais Recomendações para a Abordagem Fisioterapêutica dos Pacientes com Dores Cervicais? E Quais São as Abordagens Promissoras?”, recebendo como debatedores o Dr. Palmiro Torrieri e o Dr. Felipe Reis, que já haviam apresentado palestras anteriormente, e a Dra. Maria Alice Mainenti Pagnez, fisioterapeuta com especialização em Osteopatia, mestrado em Ciências da Reabilitação e professora de Osteopatia da Escuela de Osteopatia de Madrid.

O moderador sugeriu temas que foram respondidos pelos debatedores. A plateia também interagiu e participou com perguntas aos integrantes da mesa. 

Ao término do evento, a coordenadora da Câmara Técnica, Dra. Vanessa Knust, agradeceu a todos pela presença e convidou os palestrantes e membros da CT para a foto oficial. O Crefito-2 já prepara a temporada 2018, e, segundo informou a Dra. Renata Velasque, a programação de eventos das Câmaras Técnicas deve ser retomada a partir de fevereiro.

Acompanhe a programação no site do Crefito-2 e inscreva-se para receber por e-mail os informes sobre início de inscrições de eventos gratuitos realizados pela Autarquia e abertos aos profissionais e acadêmicos. 

 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br