Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Inaugurado o Espaço Memória Crefito-2

Local de preservação e celebração da trajetória da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e do Sistema Coffito/Crefitos está aberto à visitação.

Inaugurado durante a XVIII Jornada Científica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), no dia 28 de agosto, o Espaço Memória Crefito-2 apresenta os principais marcos da história da Fisioterapia, da Terapia Ocupacional e do Sistema Coffito/Crefitos em cerca de 100 m2.

A iniciativa é resultado de três anos de pesquisa, levantamento e seleção de materiais e informações. No entanto, o desejo de estruturar um espaço de resgate da memória profissional vem de muito antes, conforme explica a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa.

"Nosso Colegiado sempre acreditou que a valorização das nossas profissões passa pela preservação da nossa história e que fomentar o conhecimento sobre nossas trajetórias deveria ser uma de nossas missões e um legado para nosso Conselho Regional e para nossos colegas", concluiu a presidente.

Localizado no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, na Rua Aguiar, 44, Tijuca, o novo ambiente está aberto à visitação durante os eventos realizados nos auditórios do Crefito-2 ou, também, em visitas programadas, agendadas pelo e-mail: presidencia@crefito2.org.br.


Saiba o que você vai encontrar

 



Linha do Tempo
- Um mural de oito metros com os princi­pais fatos que marcaram a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. A história está dividida em quatro grandes períodos: Décadas de 1950 e 1960 - O embrião da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional como áreas de nível superior no Brasil e as primeiras associações profissionais; Década de 1970 - A criação do Sistema Coffito/Crefitos e a estruturação do Crefito-2; Décadas de 1980 e 1990 - O fortalecimento das profissões e do Crefito-2; Décadas de 2000 e 2010 - A consolidação das profissões e as lutas e conquistas do Crefito-2.
 



Mural sobre Jornadas Científicas - Em 2018, o principal evento do Crefito-2 completou 25 anos. Nada mais justo do que homenagear o Jubileu de Prata da Jornada Científica de Fisiote­rapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 e valorizar este grande momento de celebração profissional, criado em 1993 como uma semana de palestras em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Te­rapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. O mural resgata cartazes das diversas edições da Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 ao longo desses 25 anos.
 



Eventos e campanhas
- O Crefito-2 iniciou suas atividades em 1978 e, ao longo de sua longa história de lutas, desenvolveu emblemáticas campanhas de comunicação e cons­cientização voltadas à população e aos profissio­nais jurisdicionados. O Espaço Memória também recuperou e incluiu em sua exposição permanente algumas dessas importantes ações.
 



Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos - O visitante também vai encontrar um espaço dedicado a essa importante iniciativa de valo­rização profissional criada pelo Crefito-2, em 2011. Até 2018, a comenda foi entregue a 75 fisioterapeu­tas, terapeutas ocupacionais e demais personalida­des que contribuíram com a história das profissões no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro. Conheça todos os homenageados no site do Crefito-2.
 



Multimídia - Um telão exibe entrevistas especiais rea­lizadas pelo Conselho Regional com pioneiros das profissões, como a da Dra. Odiléa Alves de Souza, fisioterapeuta formada pela primeira turma da Escola de Reabi­litação do Rio de Janeiro (ERRJ); Dr. Virgilio Cordeiro, terapeuta ocupacional com 38 anos de atuação na ABBR; e Sra. Maria Antônia Pedrosa de Campos, secretária da ERRJ entre as décadas de 1950 e 1970.
 



Galeria de Presidentes 
- Um espaço que conta a história dos Colegiados do Crefito-2, desde 1978, ano que marca o início de suas atividades, com fotos e documentos.
 



Acervo em construção - Um importante acervo já foi levantado pelo Con­selho e a busca por objetos, documentos e informações histó­ricas continua. O objetivo é que aconteçam expo­sições temporárias em um espaço destinado aos novos materiais de relevância histórica que forem captados ou doados por profissionais e cidadãos e possam agregar novos capítulos ao espaço. Contribua, entre em contato conosco e encaminhe fotos, documentos e publicações de caráter histórico. (comunicacao@crefito2.org.br)
 


 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br