Rio de Janeiro
Outubro Rosa
A+ A-

Notícias

III Fórum de Fisioterapia em Terapia Intensiva do Crefito-2 recebe público expressivo

Evento foi promovido pela Câmara Técnica da especialidade, no dia 14/07.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) realizou, no dia 14 de julho de 2017, o III Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Terapia Intensiva. O evento recebeu um grande público formado por acadêmicos e profissionais, que acompanharam a programação no Auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, localizado no Espaço Cultural da Autarquia.

Na abertura do encontro, o conselheiro do Crefito-2, Dr. José Antunes da Fonseca Filho, deu as boas-vindas aos presentes, representando a presidente, Dra. Regina Figueirôa. Ele destacou a importância do evento e a disponibilidade dos palestrantes e da Câmara Técnica. “Conhecimento guardado e não compartilhado é conhecimento jogado fora, pois ele vai morrer com você. Quem divide não perde mercado. Quando eu divido eu faço meu colega crescer. E se ele cresce, meu valor cresce junto”, afirmou.

O coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Terapia Intensiva do Crefito-2, Dr. Alexandre do Nascimento Justiniano, saudou os presentes em nome dos integrantes da CT  e expressou a felicidade do grupo ao ver o Auditório cheio.

“Vocês não imaginam como é difícil montar um evento desses. Nosso objetivo, desde o início, foi colocar temas atuais, interessantes e importantes, com profissionais de renome. Hoje, quem vai passar por aqui nas duas mesas são profissionais do mais alto gabarito, extremamente atuantes no mercado, renomados não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Conseguir reunir todas essas pessoas no mesmo evento é muito difícil”, revelou o coordenador da CT.

Dr. Alexandre Justiniano falou sobre o papel das Câmaras Técnicas do Crefito-2, lembrando que “o objetivo principal é assessorar a Diretoria e a Presidência quanto às demandas da área específica de atuação”, como é o caso da Terapia Intensiva. “Obviamente, junto com isso, é promover, engrandecer e divulgar a área de atuação da Câmara Técnica, promovendo eventos como esse”, disse.

O coordenador aproveitou para apresentar os componentes da Câmara Técnica que estavam presentes e destacar a importância de sua equipe de trabalho. Subiram ao palco e receberam os aplausos do público os seguintes profissionais: Dra. Lillian Moraes; Dra. Raquel Souza Santos; Dr. Jefferson Braga Caldeira; e Dr. Leandro Pascoutto Borges (que também desempenha o papel de coordenador do Núcleo de Representação Institucional do Crefito-2 em Niterói).
 
Veja no site a composição completa desta CT. 


Após a mesa de abertura, teve início a programação científica.
 

Dr.  Leandro Pascoutto coordenou a primeira mesa-redonda, que tratou dos assuntos ligados ao “Doente Neurocrítico” com duas apresentações. Na primeira, Dr. Jefferson Braga Caldeira fez uma rica explanação sobre “Monitorização, Ventilação e Proteção Cerebral”. Na sequência, Dr. Helson Lino apresentou o trabalho sobre “Cinesioterapia Sensorial e Motora no Doente com AVE e TCE”.

A segunda mesa do evento, moderada pela Dra. Lillian Moraes, destacou a importância da “Interpretação de Exames Laboratoriais pelo Fisioterapeuta Intensivista”. Este foi o tema apresentado pelo Dr. Alexandre do Nascimento Justiniano, que é autor de um livro sobre o assunto.

As “Novas Tecnologias de Avaliação e Tratamento da Função Cardiovascular e Pulmonar” pautaram as discussões da terceira mesa, moderada pela Dra. Raquel Santos e pelo Dr. Newton Júnior.

A temática é abrangente e, por isso mesmo, foi abordada por meio de quatro palestras distintas. Foram elas: “A Ultrasonografia como Instrumento Diagnóstico da Fisioterapia Intensiva”, apresentada pelo Dr. Marcos David Parada Godoy; “Impedância Elétrica: uma Realidade para a Investigação Hemodinâmica e Ventilatória?”, com o Dr. Bruno Guimarães; “Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) - uma Possibilidade para o Fisioterapeuta?”, proferida pelo Dr. Frederico Lamim; e “O Novo Índice TIE e o Emprego do Power Breathe K5 para Avaliação da Força e Endurance Muscular Respiratória em Pacientes Sob Ventilação Mecânica", tema abordado pelo Dr. Leonardo Cordeiro de Souza.

A dinâmica do evento incluiu discussões após cada rodada de palestras, enriquecendo a programação com troca de informações e debate entre os palestrantes.
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br