Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

II Fórum da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia trata das especialidades da profissão

Evento realizado pelo Crefito-2 também abordou a polêmica do Ensino à Distância na área da Saúde.

 


 

II Fórum da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia trata das especialidades da profissão

 

Evento realizado pelo Crefito-2 também abordou a polêmica da Educação a Distância na área da Saúde.

 

O II Fórum da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia (CAF) aconteceu no dia 23 de agosto de 2018, no auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, que fica no Espaço Cultural do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2a. Região (Crefito-2). O evento contou com grande adesão de acadêmicos de diversas faculdades de Fisioterapia. 

 

O tema central abordado no Fórum foi “O sucesso e o reconhecimento social do fisioterapeuta através da valorização de suas especialidades” e foram debatidos a evolução e o mercado de trabalho em cinco das quinze especialidades da Fisioterapia, escolhidas pelos próprios acadêmicos da CAF, entre elas: Oncologia, Neurofuncional, Terapia Intensiva, Trabalho e Desportiva. 

 

Também foram discutidas questões referentes à Educação a Distância (EaD) na área da Saúde, como os riscos que essa modalidade pode trazer para qualidade da formação dos profissionais e as consequências à saúde da população.

 

As especialidades foram apresentadas por profissionais de renome em suas áreas, que, por meio de palestras e debates, apresentaram temas pertinentes.  Houve, também, espaço para falar sobre ética, mercado de trabalho e incentivo na busca por novas informações. 

 

Seguindo a filosofia de aproximação com as instituições de ensino superior, o Crefito-2, por meio do conselheiro e presidente da Comissão de Educação em Fisioterapia, Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento deu as boas-vindas a todos e comemorou o auditório lotado de acadêmicos, que, nas palavras dele “reflete interesse por aprimoramento”.

 

Na avaliação do conselheiro, coordenador da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia e presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-2, Dr. Bruno Vilaça, “quando trazemos o acadêmico para o Conselho, queremos fazer uma conexão, por meio desse corpo discente, também como com a coordenação do curso, possibilitando estabelecer uma maior troca de informações entre o Crefito-2 e as coordenações. Mas isso sozinho não é suficiente, é importante capitalizar o que eles aprendem no Conselho, tornando-os disseminadores de informações nos seus diversos cursos, e foi isso que objetivamos no II Fórum da CAF; alunos saindo mais conscientes sobre as especialidades que podem escolher e, não por acaso, inserimos também conceitos referentes às questões de ética e reconhecimento social, que afligem tanto o estudante quanto o professor, como a questão da EaD, por exemplo. Trouxemos profissionais de altíssimo gabarito, que atuam em suas especialidades há mais de 20 anos. Foi muito proveitoso e queremos fazer outros fóruns com temas sempre relevantes para nossos futuros profissionais, que precisam ser orientados e preparados. Todos temos papel fundamental na construção da consciência profissional desses jovens”, ressaltou.

 

Além das palestras com profissionais de cada uma das cinco especialidades escolhidas, a mesa “Colóquio sobre Ead” foi de grande importância para sanar dúvidas e esclarecer pontos cruciais sobre o tema. A mesa foi dividida entre dois acadêmicos de Fisioterapia membros da CAF, e também o Dr. Bruno Vilaça. 

 

Para Felipe Azevedo, acadêmico do 9º período de Fisioterapia, na Frasce, “esse evento apresenta como a EaD está sendo estruturada e como pode ser nociva e prejudicial à nossa formação. É preciso refletir sobre esse tema e propor alternativas, para que não se comprometa a qualidade da formação profissional”, defende.

 

“Um ensino 100% EaD para a área da saúde nos preocupa muito”, reflete, Efraim Silva, acadêmico do 5º período, no IBMR.

 

Conheça os palestrantes

Fisioterapia em Oncologia - Dra. Anke Bergman (fisioterapeuta; mestre e doutora em Ciências da Saúde, Subárea de Epidemiologia de Doenças Crônicas pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz; com MBA em Gestão em Saúde pela COPPEAD/UFRJ. Implantou o serviço de Fisioterapia do Hospital do Câncer III/Inca, sendo responsável técnica pelo serviço por nove anos. Fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia).

Fisioterapia Neurofuncional - Dra. Wilma Costa Souza (fisioterapeuta; mestre em Psicologia Social e da Saúde pela Universidade Gama Filho; especialista em Fisioterapia Neurofuncional pelo Coffito; doutora em Ciências pela UFRJ; professora de cursos de graduação em Fisioterapia; coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2 e Homenageada com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, do Crefito-2, em 2016).

Fisioterapia do Trabalho - Dr. Marco Antônio de Souza Gama (fisioterapeuta - Seflu; especialização em Ergonomia - UFRJ; perito judicial em Fisioterapia e Ergonomia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; pós-graduado em Fisioterapia Forense – Ibrate/PR; membro da Associação Brasileira de Ergonomia – Abergo e da Associação Brasileira de Fisioterapia Forense – ABFF; professor convidado em programas de pós-graduação em Engenharia, Enfermagem e Ergonomia; diretor da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas – Abrapefi; diretor do Departamento de Perícias Judiciais e Extrajudiciais da Aferj; coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Perícia do Crefito-2).

Fisioterapia em Terapia Intensiva - Dr. Jefferson Braga Caldeira (fisioterapeuta; mestre em Fisioterapia; especialista em Fisioterapia Ortopédica e Terapia Intensiva Adulto; docente de graduação em Fisioterapia; fisioterapeuta do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN); membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Intensiva do Crefito-2).

 

Fisioterapia Desportiva - Dr. Odir de Souza Carmo (fisioterapeuta; mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB; docente da Faculdade Gama e Souza; diretor da Clínica Physio Sports; coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2).

 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br