Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Fórum de Fisioterapia: Boas Práticas em Saúde sela parceria entre Crefito-2 e Hospital Central do Exército (HCE)

Evento recebeu 120 profissionais no Espaço Cultural do Crefito-2.

Da esq. para direita: Dra. Adalgisa Ieda Maiworm Bromerschenckel, Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento, Dr. José Antunes da Fonseca Filho, Dra. Ana Paula Conceição dos Santos Ferreira, Dr. Lauro dos Santos Fernandes, Dra. Tatiana Tannure Alonso Rainha, Dr. Braz Perpetuo de Lima, Dra. Rachel de Farias Abreu, Dr. Alexandre Justiniano, Dra. Silvia Nobre Lopes, Dr. Charles Capella Costa, Dra. Amanda Abrantes Saraiva e Dra. Laisa Liane Paineiras Domingos.

 

Realizado na sexta-feira, dia 19 de maio de 2017, o Fórum Fisioterapia: Boas Práticas em Saúde foi organizado pela Coordenação das Câmaras Técnicas em uma parceria entre Crefito-2 e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército (HCE).  A participação expressiva dos profissionais - que somou 120 participantes entre profissionais e acadêmicos, lotou o Auditório do Espaço Cultural do Conselho – o que demonstra a importância do tema no contexto da formação continuada e da atualização profissional.

 

A programação do Fórum foi estruturada a partir de tópicos importantes da área, como atuação e condutas fisioterapêuticas adotadas no atendimento de emergência, tratamento de pacientes com câncer, além de discutir importantes aspectos de atuação do fisioterapeuta no meio Militar.

 

Para a chefe do Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército, Dra. Silvia Nobre, “é um sonho ver a Fisioterapia do Hospital do Exército (HCE) atuante e de uma forma muito positiva, de braços dados com o Conselho. Quero levar essa participação do Crefito-2 e ampliá-la para dentro do HCE para que possamos fazer uma Fisioterapia diferente, muito mais atuante, levando uma imagem positiva para a mídia, para a sociedade. Além disso, podemos mostrar os trabalhos que estamos desenvolvendo e que são pioneiros como o “Workshop de análise e vivência corporal”. Esse evento foi importante para trazer novas experiências e informações novas sobre a Fisioterapia e solidificar essa parceria com o Conselho, que é muito importante para esse intercâmbio de informações”, afirma a fisioterapeuta militar.

 

 “A importância do fisioterapeuta na humanização da UTI Neonatal” foi tema da palestra de abertura da 2º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dra. Ana Paula Conceição dos Santos Ferreira. Em seguida, foi a vez da 1º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dra. Rachel de Farias Abreu, falar sobre a “Atuação da Fisioterapia no pós-operatório da cirurgia cardíaca”. Na sequência, o 2º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dr. Charles Capella Costa aborda a “Atuação da Fisioterapia na reabilitação cardíaca fase I após alta da Unidade CardioIntensiva”. A penúltima palestra do da manhã foi “Mobilização precoce de paciente em ventilação mecânica e desmame difícil” proferida pelo 1º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dr. Lauro dos Santos Fernandes. fechando os trabalhos da manhã, a 1º tenente fisioterapeuta da Policlínica Militar do Rio de Janeiro e coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Aquática do Crefito-2, Dra. Laisa Liane Paineiras Domingos abordou a “Fisioterapia Aquática no contexto Militar: da reabilitação à performance”.

 

Após o intervalo, o segundo bloco do evento teve início com a palestra da 2º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dra. Amanda Abrantes Saraiva que falou sobre “a atuação da Fisioterapia em Cuidados Paliativos”. Dando continuidade “O corpo sente e fala – workshop de vivência e análise corporal para pacientes com câncer – a atuação da Fisioterapia através da arte – conduzindo o ser humano a vivências que tragam equilíbrio emocional, corporal e espiritual” foi apresentado pela 1º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dra. Tatiana Tannure Alonso Rainha e pela 1º tenente Dra. Silvia Nobre Lopes, chefe do Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército. Na apresentação do workshop as fisioterapeutas encenaram e surpreenderam a plateia com a simulação de um fato real que pode acontecer durante um atendimento.

 

Na sequência, o 1º tenente fisioterapeuta do Hospital Central do Exército (HCE), Dr. Braz Perpetuo de Lima aborda o tema “Plantão de emergência: a importância do fisioterapeuta como profissional decisor de condutas – um novo perfil de abordagem”. “A importância da formação do fisioterapeuta em transporte aeromédico e defesa química-biológica, radiológica e nuclear” foi o tema da 1º tenente Dra. Silvia Nobre Lopes que é chefe do Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital central do Exército, membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HCE e responsável pela fiscalização de segurança de equipamentos, e que encerrou o evento trazendo muitos esclarecimentos aos presentes.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br