Rio de Janeiro
Agosto Violeta é um movimento da sociedade civil, inspirado pela Lei 13.437 de 2017 que estabelece o Dia Nacional do Perdão em 30 de agosto em todo o território nacional. A cor violeta simboliza transformação, purificação e cura tanto no nível físico quanto emocional e mental, componentes fundamentais para obter a cosnciência do perdão. O objetivo é promover a reflexão ao Perdão, seu benefício à saúde, ao bem-estar, e consequentemente, promover a Paz.
A+ A-

Notícias

Fisioterapia: “Para exercê-la, é importante fazer com amor”

Dra. Jaciléa Imbroisi, fisioterapeuta homenageada pelo Crefito-2, revela, emocionada, a importância deste reconhecimento.

Dra. Jaciléa Imbroisi: mais de quatro décadas dedicadas à Fisioterapia.
Uma bela trajetória que remete aos anos iniciais de desenvolvimento da Fisioterapia no Brasil. Um nome como o da Dra. Jaciléa Imbroisi, graduada em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ) em 1967, e ainda atuante no mercado, merece ser reconhecido e homenageado.

Por isto, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) concedeu à profissional a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos, criada pelo órgão em 2011, com o objetivo de condecorar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento das duas profissões que congrega.
 
Dra. Jacilea é fisioterapeuta há 45 anos. De 1965 até 1969 atuou na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Rio de Janeiro. Transferiu-se em seguida para uma clínica em Petrópolis, onde trabalhou por uma década. A partir de 1979, passou a atender em seu consultório próprio, também na bela Cidade Imperial, na serra fluminense.

Profissional especializada em Terapia da Mão e Membro Superior pela Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (Atoerj) em 1997, tem se destacado nesta área. Ela desenvolveu uma mesa para exercícios da mão e, em 1983, obteve o registro de patente do equipamento junto ao Instituo Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Também desenvolveu gabaritos para extensores ativos.

Sua carreira é marcada, ainda, pelo compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo da carreira. A homenageada do Crefito-2 ministra aulas e palestras sobre reabilitação de membro superior e da mão em diversos cursos e congressos.

A entrega da Medalha à Dra. Jaciléa Imbroisi e a outros nomes que contribuíram para o desenvolvimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional aconteceu durante a abertura da XIII Jornada Científica do Crefito-2. O evento foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 26 a 28 de setembro de 2012.

Confira na íntegra a entrevista com a fisioterapeuta, que, segundo as próprias palavras, estava “muito sensibilizada para responder racionalmente as perguntas”.


Crefito-2: Como você recebe a notícia desta homenagem? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Jaciléa Imbroisi: Estou emocionada. Sinto-me feliz e recompensada pelo carinho e atenção do Crefito-2 aos profissionais de reabilitação, que acreditaram e acreditam na profissão. O Conselho, com esta atitude, fica mais humanizado, o que muito me agrada.


Crefito-2: Neste ano, a Jornada Científica do Crefito-2 abordou o tema: “Funcionalidade: Perspectiva Social”, debatendo os direitos do cidadão e a melhoria da qualidade de vida e do atendimento. Como fisioterapeuta, comente sobre a relevância do tema a como acha que a discussão deste assunto pode contribuir para o fortalecimento da sua profissão.

Dra. Jaciléa Imbroisi: Funcionalidade abrange todas as funções do corpo, atividades e participação. Perspectiva Social é a procura de um desenvolvimento pessoal baseado na melhora da saúde; é um dos direitos do cidadão. Como profissionais da saúde, temos a obrigação e o dever de respeitar o paciente, proporcionando o melhor atendimento. Temos uma profissão em que não podemos pensar em não ter qualidade no atendimento.


Crefito-2: O que mais marcou sua vida como fisioterapeuta?

Dra. Jaciléa Imbroisi: A participação na vida de milhares de pessoas, levando atenção, conforto e soluções terapêuticas. Soluções essas que me estimularam a estudar e a criar.


Crefito-2: Quais os desafios do atual momento da Fisioterapia, em sua opinião?

Dra. Jaciléa Imbroisi: Precisamos melhorar a qualidade do atendimento.


Crefito-2: Quais são suas perspectivas e anseios para o futuro da sua profissão?

Dra. Jaciléa Imbroisi: Uma maior valorização do profissional na equipe de saúde. Creio que só depende da própria categoria para ser respeitada. É preciso pesquisar mais, estudar mais, ter mais qualidade, melhorar o nível do profissional.


Crefito-2: Que mensagem você daria para um fisioterapeuta em início de carreira ou um acadêmico de fisioterapia?

Dra. Jaciléa Imbroisi: Vocês escolheram a profissão que dá trabalho e cansa muito. Os braços ficam pesados ao fim do dia, mas é muito gratificante.  Para exercê-la, é importante fazer com amor.


 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.