crefito-facebook-share
Rio de Janeiro Espírito Santo
Símbolo da Fisioterapia Símbolo da Terapia Ocupacional
A+ A-

Notícias

Fisioterapeuta brasileira representa o país em evento científico na Grécia

Dra. Mariane Altomare apresentou pôster de seu trabalho em um dos mais importantes congressos sobre reparo tecidual no mundo.

A coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermato Funcional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), Dra. Mariane Altomare, acaba de conquistar mais um importante reconhecimento profissional e levar o nome da Fisioterapia brasileira aos mais altos patamares de qualidade e reconhecimento mundiais.

Ela participou de um dos mais importantes congressos que tratam do reparo tecidual no mundo. O evento foi realizado em Atenas, capital da Grécia, no início deste mês de outubro de 2012. A profissional, que já teve um artigo publicado em uma importante revista científica europeia, contou ao Crefito-2 um pouco mais sobre este novo desafio.

“O congresso foi ótimo. Eu e minha orientadora, Andrea Monte Alto Costa, éramos as únicas representantes da América do Sul. Um orgulho”, afirmou a fisioterapeuta, recém-chegada de viagem.

O Crefito-2, mais uma vez, parabeniza a profissional pelo sucesso obtido por meio de sua pesquisa científica e de muita dedicação à Fisioterapia, o que é motivo de orgulho para o Conselho Regional e para todos os fisioterapeutas brasileiros.

Leia a entrevista na íntegra.


Crefito-2: Qual é o nome do evento em que participou?
Dra. Mariane Altomare:
Fui ao 22nd European Tissue Repair Society Meeting, realizado no Royal Olympic Hotel, Atenas, Grécia. http://www.etrs2012.org


Crefito-2: Qual a importância do evento?

Dra. Mariane Altomare:
É um dos mais importantes congressos de reparo tecidual do mundo e nesta edição, pela primeira vez, abordou em um dos tópicos os temas da minha pesquisa: Matriz Extracelular, Fibrose e Tensão Mecânica.


Crefito-2: Qual o nome do seu trabalho que foi apresentado?

Dra. Mariane Altomare:
Effects of Mechanical Tension on Mice Tissue Repair.


Crefito-2: Como se deu a escolha do seu trabalho para a apresentação? Você se inscreveu no evento ou foi indicação?

Dra. Mariane Altomare:
Foi escolha da minha orientadora, Andrea Monte Alto Costa, uma vez que o tema está em foco no mundo todo e nosso trabalho se encaixava perfeitamente no perfil dos tópicos deste congresso.


Crefito-2: Onde está sendo desenvolvido seu trabalho, com que objetivos, há quanto tempo estuda este tema?

Dra. Mariane Altomare: O trabalho avalia os efeitos da tensão mecânica no tecido cicatricial de ratos, está sendo produzido no Laboratório de Reparo Tecidual (LRT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O nosso objetivo é elucidar os efeitos dos tratamentos manuais utilizados na prática clinica para o tratamento de aderências e fibroses. O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano passado.

Elucidar os aspectos histológicos das alterações funcionais/estruturais que acontecem após o tratamento é de extrema importância para que se tenha o respaldo científico da abordagem fisioterapêutica em vários campos de atuação, principalmente em cirurgias plásticas. Conhecendo-se os efeitos dos nossos recursos, podemos defender que a Fisioterapia é uma ciência séria e embasada, e com isso mostrar que o fisioterapeuta é o profissional que detém técnicas adequadas para a obtenção de resultados efetivos.


Crefito-2: O que representa este reconhecimento para você?

Dra. Mariane Altomare:
A comprovação científica do meu trabalho na prática clínica. Conhecendo profundamente o processo de reparo e como os tecidos respondem ao tratamento fisioterápico, me torno uma profissional competente para oferecer um tratamento efetivo aos meus pacientes, alcançando assim, os resultados estéticos e/ou funcionais desejados.


Crefito-2: Você já teve um trabalho aceito recentemente para publicação na Espanha. Agora, vai representar o Brasil em mais uma ocasião. Como fisioterapeuta - e ainda bem jovem - são conquistas muito importantes na sua carreira. Comente sobre a emoção destas conquistas e o que te move a trabalhar tanto.

Dra. Mariane Altomare:
Meus grandes incentivos são meus pacientes e minhas alunas. Cada vez que vejo um paciente sair muito melhor e satisfeito do consultório, me recarrego de energia pra estudar mais e mais e poder sempre oferecer um serviço de qualidade. Quando dou aulas e minhas alunas me escrevem contando como os resultados são surpreendentes, vejo as sementes plantadas florescerem e a cada dia mais pessoas valorizarem a Fisioterapia Dermato Funcional. É muito gratificante dividir com meus colegas fisioterapeutas o conhecimento que estou adquirindo com a pesquisa.


Crefito-2: Recentemente você integrou uma equipe que trabalhou duro e colheu também o sucesso do I Fórum de Fisioterapia Dermato Funcional do Crefito-2. Como faz para conciliar o tempo e dar conta de tantos estudos, trabalho, pesquisas, atuação no Conselho como coordenadora de Câmara Técnica?

Dra. Mariane Altomare: Com uma boa dose de organização, dedicação e abdicação também. Muitas vezes deixo minha vida pessoal de lado para trabalhar por minha classe. Meu sonho é ver todo fisioterapeuta sendo respeitado e valorizado como eu sou. E não me canso de batalhar para isso. Quem sabe um dia?


 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Orkut
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: crefito2@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: subsede@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br