Rio de Janeiro
Novembro Azul
A+ A-

Notícias

Evento promovido pelo Crefito-2 aborda a Estimulação Transcraniana e atrai grande público

IV Simpósio da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional teve a ETCC como tema central. Encontro, no dia 29/06, recebeu acadêmicos e profissionais.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) celebra o sucesso de mais um evento gratuito realizado em seu Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes. O IV Simpósio da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional abordou a temática central “Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua: Perspectivas Terapêuticas”, no dia 29 de junho de 2017, com lotação máxima do auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro.  

A utilização terapêutica da Estimulação Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC) foi normatizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), por meio do Acórdão Nº 378/2014. Trata-se de uma técnica de estimulação cerebral não invasiva, cuja aplicação no campo da Fisioterapia está relacionada à recuperação funcional de doenças neurológicas como AVC, Doença de Parkinson e distúrbios neuromotores em crianças, além do tratamento de dores crônicas. 

As boas-vindas aos participantes, em nome da presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa, e de todo o Colegiado, foram dadas pela Dra. Adalgisa Maiworm, conselheira da Autarquia. Ela integrou a mesa de abertura ao lado da coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional, Dra. Wilma Costa Souza, e da vice-diretora-secretária da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin), Dra. Lívia Dumont Facchinetti.

“O Conselho Regional, por meio das suas Câmaras Técnicas, abre esse espaço ao desenvolvimento científico com a proposta de trocar saberes e conhecimentos. A Fisioterapia Neurofuncional é uma área extremamente rica e familiar a cada um de nós. Ela é extremamente oportuna na promoção da qualidade de vida aos pacientes e também para resgatá-los com uma maior autonomia e destreza para lidar com suas tarefas do dia a dia. Vamos absorver muita coisa boa com os palestrantes, que são totalmente diferenciados”, disse a Dra. Adalgisa Maiworm.

A representante do Crefito-2 também lembrou e parabenizou a Dra. Katia Monte Silva, que trouxe para o Brasil a técnica da ETCC, sendo uma das precursoras no país. Ela conclui lembrando que o Conselho Regional realiza atividades com frequência. “Temos diversas Câmaras Técnicas e promovemos eventos gratuitos regularmente. Aproveitem sempre.”

A coordenadora da Câmara Técnica, Dra. Wilma Costa Souza, afirmou, em depoimento, que “é preciso destacar que o Colegiado do Crefito-2, desde a última gestão, prosseguindo na atual, sob a Presidência da Dra. Regina Figueirôa, formou as Câmaras Técnicas e deu mais essa atribuição: promover eventos gratuitos e de qualidade para compartilhar conhecimentos”.

Ainda, de acordo com a Dra. Wilma, “é uma missão mesmo: chamar o fisioterapeuta para dentro de sua própria casa, que é o Crefito-2, e ampliar o diálogo e a disseminação de novidades e orientações, trabalhando pela formação continuada”.

Sobre a ETCC, tema escolhido para o evento, a coordenadora foi enfática ao afirmar: “particularmente, estou convencida de que nos próximos cinco ou seis anos não haverá outra estratégia tão divulgada ou tão importante para tratar pacientes. Não só de pacientes neurológicos, com sequelas de AVC, doença de Parkinson, dor crônica, mas em várias outras situações. Eu acho que essa técnica vai ser o carro-chefe da Fisioterapia. E nós, fisioterapeutas, temos uma intimidade muito grande com isso, por que a ETCC usa uma corrente elétrica que nós aprendemos na faculdade e utilizamos normalmente para outras finalidades. Dessa vez, essa corrente elétrica é utilizada através do crânio. O que é uma novidade e está relacionada a uma maior possibilidade de melhora funcional, conforme percebemos”.

Dra. Lívia Dumont Facchinetti, vice-diretora-secretária da Abrafin, complementa o assunto ao destacar, em apresentação sobre a história da técnica no mundo e sua chegada ao Brasil, que “existe uma necessidade de se regulamentar para avançar com mais segurança”.

Ela também declarou, em depoimento, sua impressão sobre o evento. “Realmente, é impressionante a gente ter conseguido alcançar um público de, aproximadamente, 160 pessoas, numa quinta-feira à tarde. Isso é muito importante, pois estamos em uma fase de crescimento dessa área e existe toda uma história. A gente ainda está se consolidando, lutando por uma revisão, atualização e regulamentação dos parâmetros da Estimulação Transcraniana. Ter este público é algo muito promissor que mostra, realmente, o interesse das pessoas em favorecer o desenvolvimento dessa técnica na prática clínica do fisioterapeuta”.

A programação da tarde contou, ainda, com apresentações de palestras por profissionais e pesquisadores sobre o tema, que compartilharam suas experiências com o público.

A própria Dra. Wilma Costa Souza palestrou sobre a "Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e seus Efeitos na Recuperação Motora e Funcional", falando aos presentes sobre sua prática clínica. Ela é colaboradora externa do Laboratório de Estimulação Elétrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2, a fisioterapeuta e mestranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Adriana Fátima Valente de Abreu, falou sobre os "Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua de Alta Definição Associada à Fisioterapia Motora Pós-AVC".

O Simpósio contou ainda com a apresentação Dra. Maria da Conceição Moraes Rangel, também integrante da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2.

Além das colaboradoras da Câmara Técnica, o evento recebeu duas palestrantes convidadas, que contribuíram para o avanço das discussões sobre o tema.

Dra. Erika Rodrigues, fisioterapeuta e docente do curso de mestrado em Ciência da Reabilitação da Unisuam, abordou o "Efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua no AVC".  Em seguida, a fisioterapeuta e pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Rede D’Or, Dra. Mariana de Mendonça, destacou o “Uso da tDCS como Forma de Potencializar Tratamentos para Dor Crônica".

O Simpósio contou com a apresentação Dra. Maria da Conceição Moraes Rangel, também integrante da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2. Também cabe registrar a presença da coordenadora do Núcleo de Representação Institucional em Campos dos Goytacazes e da Subsede Norte Fluminense do Crefito-2, Dra. Elizabeth Neves Fernandes Miquilito.

Conheça os integrantes da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2.
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br