Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Evento do Crefito-2 evidencia a importância do Fisioterapia na assistência à saúde do trabalhador

Sucesso do I Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho do Crefito-2 comprova interesse da categoria em debater e ampliar o conhecimento sobre a especialidade.

Quem participou do I Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), no dia 18 de agosto de 2018, comprovou que o evento atingiu o objetivo traçado por seus organizadores. O fórum promoveu troca de experiências e informações nos campos da saúde do trabalhador e disseminou a importância das atribuições, responsabilidades, tomada de decisões e intervenções práticas do fisioterapeuta do trabalho.

O evento, que teve como tema central “Saberes e Práticas do Cotidiano do Fisioterapeuta do Trabalho”, recebeu um público expressivo, que surpreendeu positivamente os palestrantes convidados. Vários deles destacaram a excelência da programação e o interesse da plateia, formada por acadêmicos curiosos em conhecer mais sobre a especialidade em Fisioterapia do Trabalho, além de profissionais que já atuam na área e buscam atualização e educação continuada em um ambiente qualificado e com convidados experientes.

A programação teve início com a mesa de abertura composta pela conselheira do Crefito-2, Dra. Adalgisa Maiworm, que representou a presidente Dra. Regina Figueirôa e a coordenadora geral das Câmaras Técnicas, Dra. Renata Campos Velasque, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho, Dr. João Marcos Nicolau.

“Obrigada pela presença de todos. Esse espaço só faz sentido se vocês estiverem aqui. O Crefito-2 promove atividades constantemente neste auditório para compartilhar saberes e contribuir com nossas profissões. Esta é a casa do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Desejo que todos aproveitem ao máximo tudo o que vão ouvir neste fórum”, saudou Dra. Adalgisa.

Dr. João Marcos Nicolau deu as boas-vindas aos presentes, cumprimentando os palestrantes convidados e agradecendo ao público. Ele destacou sua satisfação com a adesão dos fisioterapeutas e estudantes que se esforçaram para participar da programação em pleno sábado.

Logo após a abertura, a conselheira Dra. Adalgisa Maiworm proferiu a primeira palestra do dia, abordando as Resoluções Coffito nº 259, 351 e 465. Ela elucidou as principais regulamentações que respaldam a atuação do fisioterapeuta do trabalho, esclarecendo a diferença e complementaridade entre as atribuições do fisioterapeuta que presta assistência à saúde do trabalhador, o reconhecimento da especialidade em Fisioterapia do Trabalho e as normas que a disciplinam.

“Abordagem Bio-Psicossocial com Determinantes nas Ações da Fisioterapia do Trabalho para Promoção da Saúde do Trabalhadores” foi o segundo tema apresentado. O palestrante foi o Dr. Eduardo Assis, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele reforçou a importância da realização de eventos como o Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho do Crefito-2, parabenizou a organização pela programação e destacou o significativo número de pessoas na plateia que, segundo afirmou, poucas vezes viu em atividades voltadas à Fisioterapia do Trabalho.

Dr. João Marcos Nicolau também fez uma apresentação sob o tema “Fisioterapia do Trabalho: Um Olhar Sobre a Promoção da Saúde nos Ambientes de Trabalho”, perpassando pelas atribuições do profissional especialista, sua definição na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, além de compartilhar sua experiência na área. 

A “Análise Ergonômica do Trabalho” foi o assunto abordado pela Dra. Ingrid Marques Lima, fisioterapeuta e ergonomista da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ela teceu importantes considerações a respeito da diferença entre laudo, parecer e relatório e as aplicações de cada um, abordou a definição de ergonomia e o que se espera do profissional capacitado para atuar na área, passando pela Norma Regulamentadora 17, que trata do assunto.

Dra. Viviane Bastos de Oliveira, fisioterapeuta e doutoranda do programa de Engenharia Biomédica da Coppe-UFRJ concluiu as apresentações do dia abordando o tema “Avaliação Cinésio-Funcional para o Trabalho”, demonstrando, com exemplos práticos, a importância do fisioterapeuta e da especialidade em Fisioterapia do Trabalho.

Vale lembrar que as palestrantes Dra. Ingrid e Dra. Viviane integram a Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho do Crefito-2, coordenada pelo Dr. João Marcos Nicolau. Também membro da CT, Dra. Nádia Roberta Chaves Kappaun participou ativamente do evento, como apresentadora e mediadora. (Conheça a composição completa da CT no site do Crefito-2).


Após cada apresentação foram abertos espaços para perguntas da plateia e interação com os palestrantes. O público participou ativamente, seja tirando dúvidas ou trazendo suas contribuições e experiências sobre os temas em discussão, criando um ambiente de troca de saberes e diálogo sadio sobre a Fisioterapia do Trabalho.

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br