Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Evento da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia do Crefito-2 atrai público expressivo

Apresentação da especialidade foi tema central do IX Ciclo de Palestras, no dia 26/05.

Mais de uma centena de espectadores, entre profissionais e acadêmicos, comparecem ao IX Ciclo de Palestras da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), realizado no dia 26 de maio de 2018. O evento abordou como temática a “Apresentação da Especialidade de Fisioterapia em Gerontologia”, que foi reconhecida por meio da Resolução Coffito 476/2017, e contou com palestras elucidativas sobre o universo do cuidado fisioterapêutico no âmbito da saúde da pessoa idosa.

A diretora secretária do Crefito-2 e membro da CT Fisioterapia em Gerontologia, Dra. Isis Simões Menezes, deu as boas-vindas aos presentes, representando a presidente da Autarquia, Dra. Regina Figueirôa, e agradeceu a todos pela presença, mesmo em um dia de complicações no transporte público e postos de combustíveis. Dando abertura à programação, ela passou a palavra à primeira palestrante.

O tema central foi assunto da palestra da Dra. Simone da Costa Mazzei. Ela mostrou o histórico e a evolução da especialidade Fisioterapia em Gerontologia, com ênfase no trabalho e trajetória dos profissionais do Estado do Rio de Janeiro. A palestrante lembrou que o tema pautou a Série Memória da Revista do Crefito-2 Edição 13, que foi distribuída pelos correios aos profissionais jurisdicionados, em maio de 2018, e entregue a todos os participantes do ciclo de palestras.

Dra. Simone Mazzei destacou a atuação do Crefito-2 e o empenho da presidente do órgão, Dra. Regina Figueirôa, e da diretora secretária, Dra. Isis Simões Menezes, que entenderam a necessidade de formar uma Câmara Técnica de Saúde do Idoso, o que ocorreu em 2011, mesmo antes da criação da especialidade. Ela salientou em sua palestra que, em 2014, o Crefito-2 encaminhou ofício ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) solicitando a criação da especialidade em Gerontologia.

A segunda palestra do dia foi sobre “Reabilitação das Incontinências Urinárias”. A coordenadora da CT Fisioterapia em Gerontologia, Dra. Marli Irene Griebler, abordou o tema e apresentou casos clínicos que ilustraram sua apresentação.

Após o intervalo, o evento prosseguiu com a participação da Dra. Helena Clemente da Fonseca Costa, palestrante convidada para falar sobre o tema “Imobilismo”, que está bastante presente no cotidiano do profissional que atua no atendimento ao paciente idoso.

A palestra seguinte abordou a “Incapacidade Cognitiva” e contou com a contribuição da psicóloga Dra. Irene de Freitas Henriques Moreira, que ressaltou a importância da atuação da equipe multiprofissional, com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros profissionais da Saúde, no cuidado com o idoso.

A última apresentação foi sobre “Instabilidade Postural”, abordagem esta que foi realizada pela Dra. Luisa Carrielo Mululo, encerrando a programação a nona edição de um dos eventos mais longevos do Crefito-2.

Após as apresentações, o público interagiu com as palestrantes e fez perguntas sobre os temas e rotinas no atendimento ao paciente idoso. Ao término do IX Ciclo de Palestras da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia do Crefito-2, vários participantes foram parabenizar as profissionais da Câmara Técnica pelo evento e tiveram a oportunidade de conversar e sanar as dúvidas finais.

Vale registrar a presença da integrante da CT Fisioterapia em Gerontologia Dra. Mirian Nunes Moreira, que também prestigiou o evento. Conheça a formação completa desta e das demais Câmaras Técnicas no site do Crefito-2.


Agenda aberta

 


 

O Conselho Regional prosseguirá com sua programação de eventos, no dia 7 de junho, com o V Simpósio da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2. Para acompanhar a programação e novidades, basta se cadastrar para receber os boletins informativos do Crefito-2.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br