Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Estimulação Precoce é tema de reunião entre o Crefito-2 e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Encontro realizado na sede da Autarquia teve como pauta o atendimento às crianças acometidas pela Síndrome do Zika Congênito e Storch.

Dra. Isis Simões Menezes, diretora secretária do Crefito-2 (à esq.), recebeu equipe da Secretaria de Estado de Saúde e representante da Abrafin.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) recebeu, no dia 31 de janeiro de 2018, uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), para debater as estratégias de atendimento no âmbito público estadual às crianças acometidas pela Síndrome do Zika Congênito e Storch, sigla composta por doenças infecciosas congênitas que acometem o recém-nascido (S - sífilis; TO – toxoplasmose; R – rubéola; C -citomegalovirose; e H - herpes simples). A diretora secretária, Dra. Isis Simões Menezes, recepcionou os participantes do encontro e representou a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa.

“O Conselho Regional acompanha com atenção o quadro da saúde pública no Brasil e no Rio de Janeiro, especialmente a inserção das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no atendimento à população. Já promovemos diversos encontros de capacitação e debates, sempre com o objetivo de levar atualização profissional aos nossos colegas e estimular o atendimento com qualidade, respeito e cientificidade aos pacientes, especialmente àqueles com as sequelas das doenças que se intensificaram no Brasil nos últimos anos, como o caso da Zika, que causa uma síndrome congênita nos bebês”, destaca Dra. Isis Simões Menezes.

De acordo com Thaís Severino da Silva, superintendente de Atenção Básica da Subsecretaria de Atenção à Saúde (SAB / SAS / SES/RJ), que solicitou a reunião, o objetivo do encontro é “discutir com o Crefito-2 sobre as ações que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo, visando trabalhar a estimulação precoce das crianças acometidas por Síndrome do Zika Congênito e Storch, além de identificar as possíveis interfaces e parcerias, de forma a potencializar a qualidade da atenção prestada pelos profissionais, especialmente fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no âmbito do SUS, nos casos em questão”.

A equipe da Secretaria de Estado de Saúde foi composta, ainda, pelas seguintes profissionais: Dra. Maria Giseli da Costa Leite Ferreira (fisioterapeuta; coordenadora Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação - SAECA / SES/RJ); Agleildes Arichele Leal de Queiroz (coordenadora da Área Técnica de Saúde da População em Situação de Vulnerabilidade -  SAB / SAS / SES/RJ); e Gabriela Silva Santos (dentista – SAECA / SES/RJ).

Também foi convidada e integrou a mesa de discussões a Dra. Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin). Ela integrou as equipes de autores e foi signatária dos Pareceres da Abrafin sobre Estimulação Precoce e Microcefalia (2016) e Integração Sensorial (2017), ambos produzidos em atendimento ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). A fisioterapeuta expôs as principais recomendações e conclusões dos trabalhos publicados pela associação profissional.

“Como resultado desta primeira reunião entre representantes do Crefito-2, da Secretaria de Estado de Saúde e da Abrafin, será organizado um encontro aberto aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam ou que estejam interessados em se aperfeiçoar ou aprimorar os conhecimentos sobre os tratamentos das crianças com acometimentos decorrentes de Zika e Storch”, revela Dra. Isis Simões.

 

Saiba mais



Conforme matéria especial veiculada na Revista do Crefito-2 Edição 07, em abril de 2016, o primeiro caso de Zika identificado no Brasil foi em abril de 2015. “Apesar de ser uma doen­ça com sintomas menos severos que a dengue, o vírus tem causado preocupação por conta de seus efeitos em alguns grupos, especialmente, nas mulheres grávidas. A Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS) considera o cenário preocu­pante, devido à associação entre a infecção aguda pelo vírus Zika e complicações potenciais, incluindo a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré”.

Também naquela edição, em entrevista exclusiva, Wilson Savino, então diretor do Instituto Oswaldo Cruz e integrante do Gabinete Fiocruz para o Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, falou sobre o assunto e destacou o grande desafio que a epidemia de Zika representa para todos os profissionais da Saúde.

“Tanto nos casos de Guillain-Barré como de microcefalia, as ações de saúde serão de muita complexidade e exigirão uma atuação de vários profissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, etc. É importante que esses profissionais tenham noção de que, o que está acontecendo hoje no Brasil, os envolverá, necessariamente, pelo próximo decênio, e que eles cuidarão de centenas e centenas de famílias, em uma atuação de saúde multidisciplinar.”

Acesse a Revista do Crefito-2 Edição 07 on-line e leia, na íntegra, a entrevista e a matéria sobre o tema.

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br