Rio de Janeiro
Outubro Rosa
A+ A-

Notícias

Escoliose: fisioterapeuta deve atuar sempre para evitar uma intervenção cirúrgica

Dr. Michele Romano, fisioterapeuta italiano e uma das maiores autoridades do mundo sobre o tratamento não cirúrgico da escoliose, foi palestrante no Seminário da Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia do Crefito-2.

A cada edição, os eventos realizados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, por meio de suas Câmaras Técnicas, comprovam a importância da formação continuada e do intercâmbio profissional. Foi o que se pôde constatar no Seminário de Atualização em Escoliose Baseada em Evidências, no dia 24 de julho de 2017. Em plena segunda-feira à noite, o Auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro teve sua lotação máxima preenchida pelos profissionais e acadêmicos interessados na temática central do encontro.

O evento foi organizado pela Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia do Crefito-2, que contou com a parceria da fisioterapeuta e educadora física Dra. Patrícia Italo Mentges.

Na mesa de abertura do Seminário, representando a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa, e a coordenadora geral das Câmaras Técnicas, Dra. Renata Campos Velasque, o conselheiro da Autarquia, Dr. José Antunes da Fonseca Filho, deu as boas-vindas aos palestrantes e demais presentes. Ele destacou a relevância de mais um “momento importante de crescimento da Fisioterapia, com troca de informações e interlocução entre os profissionais”, parabenizando a Câmara Técnica e desejando um “excelente evento a todos”.

Em seguida, a coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia, Dra. Vanessa Knust, saudou os membros da CT e agradeceu à Dra. Regina Figueirôa pela oportunidade de realizar mais um evento, estendendo os cumprimentos à Dra. Renata Velasque e à Dra. Alessandra Souza e Silva, assessora das Câmaras e Comissões do Conselho Regional.

Ela destacou, ainda, o apoio da Dra. Patrícia Italo Mentges, que foi fundamental para a concretização da vindado fisioterapeuta italiano Dr. Michele Romano, diretor técnico do Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale (Isico) e presidente da Society of Scoliosis Orthopedic and Rehabilitation Treatment (Sosort). O profissional é o primeiro fisioterapeuta a ocupar este cargo desde a fundação da instituição. Após a abertura, a coordenadora da CT desfez a mesa e convidou o palestrante para iniciar sua apresentação.

Dr. Michele Romano começou sua fala agradecendo pela acolhida e destacando sua satisfação em participar do Seminário. “Estou muito feliz por passar alguns dias no Brasil. Esta é minha primeira vez aqui e estou muito satisfeito por estar presente neste evento”, afirmou.

“Penso que um dos focos deste Seminário será a discussão sobre as guidelines [ou diretrizes para tratamento da escoliose] da Sosort”, explicou o palestrante. Ele também destacou que as diretrizes “são ferramentas fundamentais para que o tratamento tenha qualidade e são as mais importantes do mundo para o tratamento conservador da escoliose”.

Após a apresentação do presidente da Sosort, foi realizada uma mesa de debate, composta por fisioterapeutas brasileiros que contribuíram com seus questionamentos e ponderações para criar um quadro ainda mais aprofundado sobre o tratamento da escoliose. Eles também fizeram perguntas ao palestrante internacional, em um momento de interação e intercâmbio profissional.

Participaram da discussão os fisioterapeutas: Dra. Patricia Italo Mentges (membro ativo e integrante do Comitê Educacional da Sosort); Dr. Dan Gotlib Pilderwasser (instrutor reconhecido pela Mulligan Concept Teachers Association); Dr. Ney Meziat Filho (doutor e mestre em Saúde Coletiva/Epidemiologia; pós-doutor em Ciências da Reabilitação); e Dr. Pablo Marinho (instrutor credenciado do Sistema Kinetic Control; consultor de Movimento e Performance do Sistema The Perfomance Matrix). 


Conheça a composição da Câmara Técnica de Fisioterapia em Traumato Ortopedia e das demais CTs
 
 


Parceria em prol da formação continuada

Leia o depoimento da Dra. Patricia Italo Mentges, membro do Comitê Educacional da Sosort, que atuou como colaboradora na organização do Seminário.

“É quase inexplicável meu sentimento. Eu sei o que representa o Crefito-2 e sua importância como órgão que regula nossa profissão. Sei o que significa o Conselho Regional abrir as portas para um evento como este e, ao mesmo tempo, me sinto muito realizada por ter conseguido, com muito esforço e tempo de trabalho, trazer o Dr. Michele Romano para falar aqui. Um fisioterapeuta que foi o primeiro em muitos anos a ser presidente da Sosort, que é uma sociedade que até então era só presidida por médicos. Então, a importância disso é enorme. Ele é um exemplo claro de que a Fisioterapia pode e deve alcançar o status que merece e a escoliose necessita de um conhecimento específico. Houve uma procura muito grande dos profissionais por este evento. Este fato chama nossa atenção: a escoliose precisa de um conhecimento muito específico e de uma dedicação muito séria para que possamos tratar bem nossos pacientes, já que 80% dos casos são de escoliose idiopática do adolescente, que tem um potencial de evolução grave e que pode determinar um grande impacto na qualidade de vida dessa pessoa e no seu futuro. Não posso descrever o quanto estou feliz e completa por hoje a gente ter conseguido realizar este evento no Espaço Cultural do Crefito-2. Agradeço muito!”

Relembre a história da profissional na entrevista concedida ao Crefito-2, em 2012.

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br