Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 03/10/2016

Dra. Sandra Helena Mayworm será homenageada pelo Crefito-2

Fisioterapeuta faz parte da seleta lista de profissionais que receberá a comenda do Conselho Regional durante a abertura da XVI Jornada Científica - Etapa Fisioterapia, no dia 27/10, na Uerj.


O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) está trabalhando arduamente para realizar sua XVI Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com o padrão de qualidade que vem se consolidando a cada ano. E, conforme ocorre desde 2012, a abertura do evento contará com instantes de emoção e reconhecimento aos profissionais que se destacam em sua atuação e contribuem para a consolidação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil. 

[Participe do evento. Clique aqui para fazer sua inscrição gratuita online].

A lista de fisioterapeutas homenageados em 2016 possui cinco nomes, dentre os quais está o da Dra. Sandra Helena Mayworm, que apresentará a conferência magna da etapa Fisioterapia, que tem como tema "Fisioterapia : Educação Continuada e Aprimoramento Profissional".

Dra. Sandra Helena Mayworm graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Cursou também graduações em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública (Universidade Estácio de Sá), e a pós-graduação lato sensu em Práticas Integradas na Área de Saúde, na Faculdade Serra dos Órgãos. Obteve o título de Mestre em Ciência da Motricidade Humana (Universidade Castelo Branco).

A profissional possui ampla experiência na área de Fisioterapia e de Gestão de Projetos de Responsabilidade Social, além de uma carreira consolidada no meio acadêmico. Atua como docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, desde 2000. Também está à frente da Coordenação Pedagógica Nacional de Fisioterapia da Estácio Participações, desde 2012.

Foram dezenas de orientações de trabalhos acadêmicos e participações em bancas de avaliação, organização de eventos e uma rica produção literária. Todas estas frentes de atuação lhe conferiram uma grande expertise no tema "Educação", tornando-a habilitada para abordar assuntos ligados ao ensino e à importância da educação continuada e do constante aprimoramento profissional rumo às especialidades e ao desenvolvimento técnico, científico e ético da Fisioterapia.




Conheça um pouco mais sobre a homenageada na entrevista a seguir.



Crefito-2: Como você recebe a notícia desta homenagem com a Medalha Dr. Fernando Lemos? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Sandra Helena Mayworm: É sempre bom ser homenageada. Sempre atuei como fisioterapeuta e como profissional fiscalizei as atuações profissionais na região de Nova Friburgo e adjacências. Por brigar pela profissão, fico honrada nesse momento dessa lembrança.


Crefito-2: O que mais marcou sua vida como fisioterapeuta?

Dra. Sandra Helena Mayworm: Acredito que a vida profissional de uma pessoa não tem somente um marco. Acredito ter tido vários e todos com significância em minha vida: inauguração de clínica própria; apresentação da primeira palestra em SIPATs, com convite para atuar na empresa; convite para entrar na área acadêmica; defesa da dissertação de mestrado; elaboração do primeiro projeto social; participação em parcerias público-privadas e, por isso, busca de uma nova formação em Gestão Pública. Nossos caminhos têm "marcos" e é isso que gera novos objetivos, com novos horizontes.


Crefito-2: Quais os desafios do atual momento da Fisioterapia, em sua opinião?

Dra. Sandra Helena Mayworm: O maior desafio da Fisioterapia sempre foi o de se fazer reconhecida como profissão plena e atuante nos três níveis de complexidade de atenção à saúde, tanto pela sociedade, quanto pelos diversos profissionais da área.


Crefito-2: Quais são suas perspectivas e anseios para o futuro da sua profissão e da formação profissional?

Dra. Sandra Helena Mayworm: O conhecimento é um complemento fundamental para a entrada (e a permanência) no mercado de trabalho, mas não somente ele. Outras competências são valiosas para composição desse profissional. A comunicação, a gestão (planejamento, organização, implementação e controle), a empatia, dentre várias outras competências e habilidades também se fazem necessárias para o ingresso no meio de trabalho.


Crefito-2: Neste ano, a segunda etapa da Jornada Científica do Crefito-2 abordará o tema: "Fisioterapia: Educação Continuada e Aprimoramento Profissional". Comente sobre a relevância do assunto e como a discussão sobre a formação de qualidade e educação continuada podem contribuir para o fortalecimento da profissão.

Dra. Sandra Helena Mayworm: O mundo mudou muito. Várias competências e habilidades deverão ser desenvolvidas para o mercado de trabalho. A educação continuada é um caminho que deve ser perseguido para estarmos atualizados perante a velocidade de informação nos dias de hoje. A leitura e análise crítica de artigos científicos, por exemplo, devem ser um hábito do fisioterapeuta, pois levam o profissional a exercer uma "Fisioterapia baseada em evidências", que, quando bem empregada e conectada as suas experiências clínicas, são um complemento fundamental na intervenção fisioterapêutica.

 


SERVIÇO 


 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.