Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Dra. Maria das Dores da Silva recebe comenda do Crefito-2

Prestes a completar quatro décadas como coordenadora e responsável técnica pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo, a também Irmã de Caridade foi condecorada com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos.

Um dos objetivos da Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos é homenagear profissionais com importantes contribuições nas áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. O Crefito-2 escolheu o nome da Dra. Maria das Dores da Silva como um dos onze homenageados no ano de 2018, justamente por sua trajetória de amor pela Fisioterapia e dedicação devotada ao trabalho e aos pacientes.

Nascida na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, Dra. Maria das Dores entrou para a vida religiosa em 1964, integrando a Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Sua vida de dedicação ao trabalho religioso como Irmã Vicentina passou a contar com mais uma importante missão: ser fisioterapeuta.

Há 38 anos ela atua no Hospital São Vicente de Paulo, unidade de Saúde localizada na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.  O HSVP possui um trabalho focado no bem-estar do paciente, que obteve o reconhecimento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a Certificação ISO 9001.

Desde 1980, ela é responsável pela área de Fisioterapia. A equipe de fisioterapeutas do HSVP realiza atendimentos no ambulatório, na unidade de internação e no Centro de Terapia Intensiva.

Ao longo desses 38 anos como coordenadora e responsável técnica pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo,  Dra. Maria das Dores liderou muitos profissionais. Aqueles que tiveram o privilégio do convívio diário com essa fisioterapeuta aprenderam com ela a cuidar dos pacientes com respeito, atenção e um olhar humanizado. E o amor que a Irmã de Caridade e fisioterapeuta dedica ao trabalho enobrecem e dignificam a Fisioterapia brasileira.


Conheça mais sobre a homenageada do Crefito-2 na entrevista a seguir.


Crefito-2: Quando a senhora decidiu ser fisioterapeuta?

Dra. Maria das Dores da Silva: Eu já era Irmã Vicentina quando decidi ingressar no curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Entrei em 1976 e concluí o curso em 1979. No ano seguinte, já obtive meu registro e a carteira de fisioterapeuta e comecei a atuar no Hospital São Vicente de Paulo.


Crefito-2: Falando de sua trajetória no HSVP, conte sobre o início dessa trajetória de 38 anos no setor de Fisioterapia.

Dra. Maria das Dores da Silva: Entrei para o Hospital São Vicente de Paulo, em 1980, ano da inauguração do novo prédio. Contribuí para a construção do Serviço de Fisioterapia e, posteriormente, assumi a Coordenação, na qual permaneço até os dias atuais.


Crefito-2: Como você recebe a notícia desta homenagem e reconhecimento por parte do Crefito-2?

Dra. Maria das Dores da Silva: Receber esse título para mim é uma honra, principalmente, ao lado da minha diretora, da minha presidente, pois tenho o maior carinho por ela. Muito obrigado e parabéns também para a Dra. Regina, pelo perfil administrativo, profissional e a transparência na Presidência.


Crefito-2: Que mensagem você deixa para aqueles que estão ingressando na Fisioterapia?

Dra. Maria das Dores da Silva: Quando estava na faculdade, meu professor perguntou quem foi o primeiro fisioterapeuta que existiu. Eu respondi: “realmente, não sei”. E ele me disse: “irmã, o primeiro fisioterapeuta foi Jesus Cristo. Quando você pega um paciente na cadeira de rodas e o vê andando depois, aquele é um sinal que você fez, ou melhor, que Jesus fez através de você”. Eu guardo isso para sempre. Quando atendo um paciente, quando ponho a mão para tocá-lo, na minha cabeça sempre vai esse pensamento: “é em nome de Jesus Cristo que estou tocando esse paciente”. Então, essa é a mensagem que deixo para todos: quando atender, seja você católico, seja de outras religiões, lembre que nosso grande mestre é Jesus Cristo.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.