Rio de Janeiro
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer
A+ A-

Notícias

Dra. Ana Carla Nogueira Santos recebe honraria máxima concedida pelo Crefito-2

Terapeuta ocupacional foi uma das personalidades reconhecidas este ano com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, por seu grandioso trabalho no Hospital Central do Exército e na Tríplice Fronteira – Brasil, Peru e Colômbia, entre outras realizações.

Dra. Ana Carla Nogueira Santos é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Castelo Branco, em 2002, com especialização em Acupuntura pela Faculdade Pestalozzi. Coordenou o Programa Antidrogas na Tríplice Fronteira – Brasil, Peru e Colômbia – e em aldeias indígenas com um projeto de educação, ambos realizados em conjunto com a Prefeitura de Tabatinga, no Alto Solimões, Amazonas, entre 2004 e 2006. Foi voluntária na Associação Pestalozzi de Niterói, onde desenvolveu pesquisas sobre tratamentos com Acupuntura, além de ter participado do desenvolvimento de projetos em grandes empresas.

Durante sete anos foi chefe do serviço de Terapia Ocupacional como Oficial do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, sendo responsável por ampliar o serviço, melhorando a qualidade de vida do paciente hospitalizado. Ainda no Exército, atuou como coordenadora do Programa da Terceira Idade, no Hospital Central do Exército (HCE), onde, além de fazer atendimentos a militares e seus dependentes, assistia a comunidade por meio de um programa interno.

Dra. Ana Carla tem um currículo considerável e de relevância para a Terapia Ocupacional. Atualmente, atua em sua própria empresa, a Cerato, prestando consultoria e atendimento em Terapia Ocupacional.


Confira a entrevista concedida ao Crefito-2.


Crefito-2: Como você recebe a notícia desta homenagem? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Ana Carla Nogueira Santos: Quando o Crefito-2 me ligou dizendo que eu seria homenageada, tomei um susto, fiquei sem palavras, não sabia nem o que responder ao telefone. E depois que passou o susto, senti-me extremamente surpresa, honrada, gratificada, as palavras para definir esse momento são essas. Eu fui homenageada na Brigada Paraquedista duas vezes, no Exército algumas vezes, por conta do trabalho que realizo, mas isso fica muito restrito ao meio militar.  Vi nessa homenagem, além da questão do reconhecimento, uma oportunidade de dizer o quanto essa profissão é gratificante, que temos excelentes profissionais com resultado efetivo, e que eu sou uma divulgadora disso, porque todos que eu formo no Exército sabem o que é a Terapia Ocupacional, ou seja, todos os médicos, desde 2013, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que passaram por mim, reconhecem o terapeuta ocupacional e seu trabalho.


Crefito-2: Com 16 anos de profissão e um currículo com uma formação variada, gostaríamos de saber qual o segredo da sua motivação?

Dra. Ana Carla Nogueira Santos: O que me motiva foi ter conhecido profissionais que fizeram diferença na vida de muita gente. Eu vim de uma escola de mulheres extremamente guerreiras que, ao invés de se embotarem por conta de qualquer tipo de dificuldade, elas provavam para o que vieram, e essa referência me motivou de tal forma, ao ponto de hoje eu ser conhecida no Exército desde o soldado da portaria, porque atendo a todos sem discriminação. O que me motiva é ver o trabalho acontecer, os resultados do trabalho e o reconhecimento desse esforço. Perceber o quanto você pode ajudar a melhorar a condição da pessoa é muito gratificante. Penso que fiz muita coisa realmente em muito pouco tempo de formada, por acreditar e ser apaixonada pela minha profissão. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional se juntam no tratamento. O fisioterapeuta me entrega o paciente com movimentos e eu trabalho a coordenação fina, funcional desse paciente. Nosso trabalho é complementar.


Crefito-2: Quais são as perspectivas para o futuro da sua profissão?


Dra. Ana Carla Nogueira Santos: Cada um precisa fazer a sua parte em prol da profissão. Para contribuir com a formação no curso da IFRJ, abri para que, a cada seis meses, os alunos fossem conhecer o trabalho da Terapia Ocupacional realizado no HCE, para que eles entendam como é o funcionamento, na prática, dentro de um hospital militar. Os alunos saem de lá completamente apaixonados e com a visão de como é realmente importante. Esse trabalho acabou gerando frutos. Conseguimos aprovar e o Hospital está abrindo um convênio com a IFRJ para receber estagiários no início de 2019.


Crefito-2: O que você diria para quem está ingressando na carreira de Terapia Ocupacional?

Dra. Ana Carla Nogueira Santos: Que a Terapia Ocupacional te dá uma diversidade de oportunidades para trabalhar com o ser humano. A neurociência atualmente provou que a gratidão funciona como uma medicação, fazendo com que o sistema cerebral trabalhe em prol de um bom funcionamento corporal e altere a resposta que o paciente dá ao tratamento, se estiver se sentido agradecido. Se você for um profissional que se predispõe a estudar a mente e o corpo, como algo que não se separa, terá êxito na profissão e será muito bem-sucedido.  

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.