Rio de Janeiro
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer
A+ A-

Notícias

Dia do Idoso é celebrado em ação do Departamento de Fisioterapia de Pinheiral

Conscientização sobre prevenção de quedas contou com apoio do Crefito-2.

Para celebrar a passagem do Dia Internacional do Idoso – 1º de Outubro – o Departamento de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral realizou um evento público para conscientizar a população sobre a importância do envelhecimento saudável. De acordo com a Dra. Flávia Ferreira da Silva, coordenadora da área, o evento abordou a diminuição do sedentarismo e orientações sobre a segurança no ambiente doméstico para prevenção de quedas, fatores importantes para a preservação da autonomia e a melhora da qualidade de vida da população idosa. 

A realização do evento foi possível graças ao engajamento do Departamento de Fisioterapia, sob a coordenação da Dra. Flávia Ferreira, juntamente com a Academia da Saúde, coordenada pela Dra. Dra. Priscila Careli, além da participação dos seguintes fisioterapeutas da rede: Dra. Priscila Teixeira; Dra. Juliana Ramires; Dra. Daniela Sarmento;  Dr. Thiago Rocha; e Dr. Thiago Barreira.

A iniciativa também contou com uma importante rede de apoiadores, que incluiu: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS); a Prefeitura Municipal de Pinheiral (PMP); a Academia da Saúde; o Grupo da Terceira Idade Queremos Viver; e o Crefito-2.

O evento “Prevenção de Queda dos Idosos” foi realizado no estacionamento da Clínica Municipal de Fisioterapia Carmem Vergetti Leite Franco, onde foi montado um estande. No local, foi apresentada uma palestra e prestado serviço de aferição de pressão arterial. Na praça pública, localizada ao lado do espaço, a Coordenação da  Academia da Saúde, em conjunto com os fisioterapeutas, realizaram atividades físicas ao ar livre.

Os profissionais de Fisioterapia também divulgaram orientações de prevenção de quedas do idoso, incluindo a distribuição de folhetos informativos sobre o tema, produzidos pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2º Região (Crefito-2), por meio da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia, e disponibilizados para a ação em Pinheiral.

Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento, no dia 1º de outubro, das 9h às 12h. “Tivemos uma participação muito satisfatória e houve grande interesse dos participantes sobre o tema abordado”, ressaltou Dra. Flávia Ferreira da Silva.

Esta foi a segunda ação desenvolvida pela Coordenação Municipal de Fisioterapia com foco no tema “Saúde do Idoso”. A primeira atividade foi uma palestra realizada na Academia da Saúde para o Grupo da Terceira Idade Queremos Viver, com a presença de, aproximadamente, 50 participantes.


Sobre o município

Pinheiral possui uma população estimada de 24.941, em 2018, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município integra o Núcleo de Representação Institucional do Crefito-2 em Volta Redonda. Na chamada Cidade do Aço” também está instalada a Subsede do Crefito-2 Sul Fluminense.


Vale lembrar

A Gerontologia, que é o conjunto de estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano, foi reconhecida como especialidade profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, em 2017, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

Reafirmando a importância do cuidado fisioterapêutico e terapêutico ocupacional com a saúde da pessoa idosa, o Crefito-2 marcou a passagem do Dia Internacional do Idoso com uma mensagem especial veiculada em sua página na internet e em boletim eletrônico especial, enviado aos profissionais registrados e demais públicos que se cadastram para receber notícias e informes da Autarquia. Relembre no site do Crefito-2. 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.