Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Crefito-2 vem alertando continuamente sobre o papel nocivo do Ensino a Distância na área da Saúde

Relembre algumas matérias veiculadas na edição nº 14 da Revista do Crefito-2, de agosto de 2018.

O Crefito-2 alerta que a formação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outras profissões, pela metodologia EaD acarretará prejuízos à qualidade da formação destes profissionais e, consequentemente, riscos à saúde da população em curto, médio e longo prazo. 
 
 
EaD na área da Saúde é tema de encontro entre Conselhos Profissionais do Rio de Janeiro 
 
O Crefito-2 se posicionou contra a formação superior para todas as profissões da área da Saúde integralmente na modalidade de Ensino a Distância (EaD) no 1º Encontro de Profissões da Área de Saúde, realizado no dia 20 de março, no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ). 
 
A discussão sobre os rumos da EaD na área da Saúde reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Biologia, Serviço Social, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além de sindicatos de profissões da Saúde. 
 
O 1º Encontro contou com uma palestra proferida pela professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa, do Conselho Federal de Farmácia, sobre o tema “A Situação da EaD no Brasil e os Riscos para Formação na Área de Saúde”.
 
O encontro também oportunizou o debate sobre o Decreto 9.235/2017, que “dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino”, especialmente em relação à figura do tutor, reforçada pelo referido decreto. A questão posta é: quem é esse profissional? 
 
O grupo também fez uma análise do Parecer Técnico do Secretário de Regulação do MEC, Henrique Sartori, sobre a limitação de atuação dos Conselhos Profissionais e Conselho Nacional de Saúde na área de Educação. 
 
Entre as principais questões apontadas pelos Conselhos profissionais da Saúde com jurisdição no território fluminense, foram abordadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, que delimitam a EaD em 20% da carga horária. 
 
Além da não observância do que recomenda a Resolução nº 515/2016, do Conselho Nacional de Saúde, que marca sua posição contrária à autorização de todo e qualquer curso de graduação da Saúde ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) para as 14 profissões da Saúde no Brasil, o grupo destacou outras preocupações, como o não cumprimento da carga horária proposta para os cursos nas DCNs e o corpo docente dos cursos a distância, que não é avaliado pelo MEC.
 
 
Fórum Nacional Contra a Educação a Distância (EaD) e Semipresencial na Saúde 
 
O Crefito-2 esteve presente no Fórum Nacional Contra a Educação a Distância (EaD) e Semipresencial na Saúde, que fez parte da programação do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, realizado em 30 de maio, em Belo Horizonte. 
 
O Conselho Regional reforçou sua posição contra tal modalidade de ensino e destacou a publicação de matéria especial sobre o tema na Revista do Crefito-2 Edição 13, enviada aos profissionais jurisdicionados e distribuída nos eventos promovidos pelo órgão. 
 
O discurso contra o Decreto Presidencial 9.057/2017, que abriu a possibilidade de cursos de graduação totalmente à distância, inclusive na área da Saúde, tende a se fortalecer com a formação do Comitê Nacional. O Crefito-2 acredita na união dos profissionais brasileiros em mais este momento de luta. 
 
 
Educação a Distância na Saúde foi destaque nas falas da mesa de abertura de evento no Crefito-2
 
No V Simpósio da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2, realizado no dia 7 de junho, o Conselho Regional, ao lado de outros órgãos e instituições, se posicionou contra a abertura de vagas em cursos superiores para a formação de qualquer profissão da área da Saúde por meio de ensino não presencial. 
 
Na recepção do Simpósio, os cursistas receberam a última edição da Revista do Crefito-2, que apresentava uma reportagem sobre o tema, para que todos lessem o material e buscassem se informar mais sobre o assunto, além de se engajar nas lutas contra o ensino não presencial para graduação em profissões da Saúde, fato que, muito em breve, poderá acarretar riscos à saúde da população.
 
O Decreto Presidencial diz que é preciso interiorizar e levar educação para as áreas do país onde não há cursos presenciais, e hoje o que se verifica não é isso. Os cursos por EaD estão sendo oferecidos justamente nos polos onde existe maior número de pessoas, maior número de candidatos a fazer esses cursos.
 
Aos acadêmicos, foi feito um alerta: há uma tendência de as universidades transformarem seus cursos presenciais em EaD. É preciso que os estudantes resistam a isso e fiquem atentos. O Ministério da Educação autorizou 50 mil vagas em todo o Brasil de cursos por EaD. Claro que neste momento não existem 50 mil pessoas estudando, mas existe a disponibilidade, a autorização de se criar até 50 mil vagas de cursos de ensino a distância. Não é pouca coisa.
 
O curso não presencial poderá afetar até mesmo os profissionais já formados. Quanto menos qualificado for o profissional, a sociedade vai nivelar pelo todo. Esse processo vai atingir a todos profissionais. Ensino não tem que ser uma indústria, mas uma responsabilidade social.
 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.