Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Crefito-2 sedia primeira reunião do grupo de trabalho sobre Terapia Neural do Coffito

Nos dias 22 e 23 de março, o grupo deu início ao processo de avaliação sobre o atual status científico da Terapia Neural.

Da esq. para a dir.: Dr. Wilen Heil e Silva (Coffito), Dr. Clailson Farias (ABPIC), Dra. Sibele de Andrade Melo Knaut (Abrafin), Dra. Regina Figueirôa (presidente do Crefito-2), Dr. Clynton Lourenço Corrêa e Dra. Sheila Schneiberg Valença Dias (Abrafin) e Dr. José Antunes da Fonseca Filho (conselheiro do Crefito-2).
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) recebeu em sua sede, nos dias 22 e 23 de março, os integrantes do grupo de trabalho formado pelo Conselho Federal: Dr. Wilen Heil e Silva, diretor-tesoureiro do Coffito; os representantes da Associação Brasileira de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares (ABPIC), Dr. Clailson Farias (presidente) e Dr. Marcus Vinícius de Mello Pinto (diretor científico); e os representantes da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin), Dra. Sibele de Andrade Melo Knaut (presidente), Dra. Sheila Schneiberg Valença Dias (diretora científica) e Dr. Clynton Lourenço Corrêa (coordenador do Departamento da Fisioterapia Neurofuncional Adulto). Este grupo foi instituído para se debruçar sobre os avanços na área de Terapia Neural.
 
“De 2013 para cá, quando saiu o Acórdão Coffito nº 303, houve muitas alterações, como no nosso próprio Código de Ética, que, até então, não permitia a prescrição de medicamentos, por exemplo. O fisioterapeuta prescritor evoluiu com o crivo dos Crefitos, associações e por meio de uma consulta pública, com aprovação de mais de 90%. Em função disso, propusemos ao Coffito voltar a analisar a questão e, possivelmente, atualizar a legislação, recomendando a prática da Terapia Neural ao fisioterapeuta”, ressalta Dr. Clailson Farias, presidente da ABPIC. 
 
Segundo a Dra. Sibele Knaut, presidente da Abrafin, trata-se de uma excelente iniciativa do Coffito, demonstrando a seriedade do Conselho Federal. “Estamos debatendo um tema importante, uma vez que muitos fisioterapeutas estão buscando formação em Terapia Neural. O Acórdão do Coffito foi emitido em 2013, com base em um parecer da Abrafin, e, após esses anos, iremos avaliar a pertinência ou não da sua revisão. Ao fim deste primeiro encontro do grupo, formalizamos uma série de questionamentos que serão analisados e respondidos. Com base nessas respostas, daremos prosseguimento ao trabalho, com novas reuniões do grupo”, comenta.
 
"O Coffito por meio da liderança de seu presidente, Dr. Roberto Mattar Cepeda, vem acompanhando de forma ativa o processo de evolução técnica e científica das profissões, atendendo todas as necessidades vigentes, construindo normatizações que ofereçam benefícios para a assistência em fisioterapia e terapia ocupacional, salvaguardando a segurança daqueles que são atendidos por estes profissionais”, complementa Dr. Wilen Heil e Silva.

Sobre a Abrafin:
 
A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional é uma entidade sem fins lucrativos, destinada a divulgar o conhecimento científico e a integrar os fisioterapeutas com atuação especializada na área Neurofuncional.
 
“A Abrafin surgiu no Rio de Janeiro, em 2009, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Rio de Janeiro. Na ocasião, em assembleia, por unanimidade, foi estabelecida a fundação da nossa associação. Desde então, vimos trabalhando em âmbito nacional para que a especialidade em Neurofuncional possa ser reconhecida e que os profissionais que trabalham nesta área possam estar atualizados. Temos delegados regionais, que conseguem promover uma educação continuada nos seus estados”, comenta Dr. Clynton Corrêa, coordenador do Departamento da Fisioterapia Neurofuncional Adulto da associação.
 
Segundo a diretora científica da Abrafin, Dra. Sheila Dias, a associação tem uma característica bem típica. “Temos uma comissão científica formada por doutores e pós-doutores que se disponibilizam ao Coffito e Crefitos para darem pareceres científicos sobre novas técnicas que surgem na área: seus benefícios e riscos, se fazem parte da competência do fisioterapeuta, etc. Essa comissão científica conta com três departamentos: Neurofuncional adulto, Neuro infanto-juvenil e Neuromodulação. Acabamos atuando como uma pequena Câmara Técnica, dando pareceres e consultoria na área de Neurofuncional. A nossa intenção é respaldar a fisioterapia, para que ela cresça cada vez mais”, complementa.
 
 
Sobre a ABPIC:
 
A Associação Brasileira de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares é uma instituição sem fins lucrativos, com a finalidade de agregar fisioterapeutas, professores e pesquisadores que atuam na assistência e na pesquisa sobre as práticas integrativas e complementares. 
 
A ABPIC foi criada em 2013, a partir de um processo democrático, durante o XX Congresso Brasileiro da AFB. As práticas integrativas e complementares incluem: Acupuntura/MTC, Homeopatia, Fitoterapia, Florais, Hipnose, Termalismo/Crenoterapia/Balneoterapia, Fisioterapia Antroposófica e Magnetoterapia. 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br