Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Crefito-2 recebe evento que discute a formação em Fisioterapia no Brasil

VII Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia da Abenfisio/RJ abordou o processo de reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Fisioterapia. Brasil possui 1.154 cursos na área.

Participantes do VII Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia da Abenfisio/RJ.
Nos dias 6 e 7 de maio de 2016, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região abriu as portas do seu Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes para debater a formação do fisioterapeuta no Brasil. O VII Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia da Abenfisio/RJ foi palco da primeira oficina sobre o Processo de Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Fisioterapia (DCNs). 

O processo de reformulação das DCNs da Fisioterapia surge a partir da parceria firmada entre o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e a Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio). Após o evento no Crefito-2, a atividade será realizada em todos os estados brasileiros, com o objetivo de colher opiniões e compreender as particularidades e desafios de cada região no âmbito educacional.

Vejas as imagens na galeria, no final desta matéria. Clique e baixe as fotos do evento.

A escolha do Crefito-2 para receber a oficina de abertura representa o reconhecimento de sua atuação no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos e a importância do estado do Rio de Janeiro no cenário da formação em Fisioterapia, conforme aponta a presidente da Abenfisio, Dra. Francisca Rêgo Oliveira de Araújo.

Ela destaca que “a escolha do Regional que seria piloto para as oficinas das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Fisioterapia se deu pela contextualização histórica e a importância desse estado, dessa região, para a Fisioterapia no país. Discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fisioterapia é o que há de mais importante hoje, falando de formação”. Dra. Francisca Rêgo destaca que é preciso “rediscutir as DCNs, que já tem 14 anos”, para realizar um mapeamento do que precisa “mudar na formação, para que se tenha uma educação de qualidade e para que ela aconteça voltada para a necessidade de saúde das pessoas”.

“Recebemos os colegas nestes dois dias de evento, certos de que assumimos uma grande responsabilidade no processo conduzido em parceria entre Coffito e Abenfisio. É uma honra muito grande para o Crefito-2 ter sido escolhido como sede da primeira oficina sobre o processo de reformulação das DCNs”, destaca a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa.

O evento foi aberto aos fisioterapeutas, discentes, docentes, coordenadores de curso e demais interessados no assunto, tão importante no cenário de formação profissional com ética, competência e observâncias aos princípios do Sistema Único de Saúde.


Programação

Participaram da mesa de abertura, no dia 6/05, os seguintes profissionais: Dr. Odir de Souza Carmo (conselheiro e presidente da Comissão de Educação do Crefito-2); Dr. Renato da Costa Teixeira (representante da Comissão de Educação do Coffito); Dra. Juliana Veiga Cavalcanti (representante da Abenfisio Nacional); Dra. Karla Dames (representante da Abenfisio/RJ); Dra. Denise Flavio de Carvalho Botelho Lima (presidente da Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB); Dra. Maria de Fátima Bussinger (representante do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro - Sinfito-RJ); e Luiz Henrique Oliveira (representante da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia - Enefi).

Os painéis apresentados no primeiro dia de evento foram conduzidos pela Dra. Juliana Veiga Cavalcanti e pelo Dr. Renato da Costa Teixeira, representantes da Abenfisio e do Coffito, respectivamente. Eles abordaram o percurso construído em relação à reformulação das DCNs e fizeram reflexões acerca da construção e atualização da formação dos profissionais.

Os palestrantes assinalaram, ainda, que existem 1.154 cursos de Fisioterapia no país, que apresentam peculiaridades de acordo com as suas regiões, que devem ser levadas em conta. Por isso, serão feitas vários Fóruns para discutir o que é desejável para a formação profissional.

Em seguida, foram realizadas as oficinas, que são as discussões em grupos.

O segundo dia de atividades foi iniciado com a oficina sobre “Sistematização da Matriz Propositiva para Reformulação das DCNs da Fisioterapia”. O trabalho foi desenvolvido em pequenos grupos, ao longo de toda a manhã. A parte da tarde foi dedicada às Plenárias. A primeira abordou a “Sistematização das Oficinas”, com apresentação dos grupos e discussão do material elaborado, além da apresentação da síntese preliminar do evento para encaminhamentos futuros, pela Comissão Coffito/Abenfisio. Em seguida, foi realizada a “Plenária de Avaliação e Encerramento”.


Lideranças marcam presença

Fisioterapeutas que compõe as equipes do Crefito-2, ligados à academia, acompanharam e participaram da programação, como os conselheiros Dra. Marisa Bacellar (coordenadora Geral deNúcleos de Representação Institucional e Subsedes); Dr. José Antunes da Fonseca Filho (presidente da Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia);  e Dr. Jorge Luis Silva Nascimento (secretário daComissão de Educação em Fisioterapia); além da Dra. Wilma Costa Souza (coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional)  e do Dr. João Carlos Moreno Azevedo (coordenador daCâmara Técnica de Fisioterapia Cardiovascular).

O evento recebeu diversos profissionais de reconhecida expressão, como: Dra. Solange Canavarro (presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional - Abrafin) e a Dra. Marília Isabel Hughes de Leon (professora adjunta, vice-diretora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UCP; coordenadora do curso de pós-graduação da UCB, homenageada pelo Crefito-2 com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, em 2013).


Por dentro do processo de reformulação das DCNs da Fisioterapia

O acordo de cooperação entre Coffito e Abenfisio foi formalizado por meio da Portaria Coffito nº 45, de 11 de fevereiro de 2016, que instituiu a Comissão de Análise e Proposta de Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Fisioterapia.

O projeto está sendo desenvolvido em etapas. A fase inicial contou com uma Consulta Pública, realizada online por meio do site da Abenfisio, até o dia 31 de março de 2016, sendo esta também divulgada no site do Crefito-2. O Coffito disponibilizou um endereço eletrônico institucional (dcnfisioterapia@coffito.org.br) para receber manifestações e sugestões sobre o assunto.

A realização do Fórum da Abenfisio, Sucursal Rio de Janeiro, com a oficina sobre a reformulação das DCNs, dá o pontapé inicial na segunda etapa do projeto. As oficinas seguirão sendo realizadas nas outras unidades federais e as propostas serão consolidadas em debate no Fórum Nacional da Abenfisio, nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2016, em Brasília.


Presidentes se encontram

As presidentes do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa, e da Abenfisio, Dra. Francisca Rêgo Oliveira de Araújo, dialogaram sobre a importância do apoio dos Conselhos Regionais aos debates sobre o currículo nacional da Fisioteapia.

Dra. Regina Figueirôa tem um especial interesse na pauta da educação e uma trajetória ligada à formação profissional dos fisioterapeutas no Rio de Janeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior, ela teve destacada atuação como docente nas cadeiras de “História da Fisioterapia”, "Ética e Deontologia" e "Ética na Saúde" e foi responsável pela implantação, coordenação e supervisão Estágio de Fisioterapia na Rede Pública Federal e na Rede da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro. 

“Considero esta iniciativa como essencial na busca por uma educação de elevada qualidade, sempre atualizada com o mercado e, especialmente, com a necessidade da população, que, essencialmente, busca e merece receber atenção à Saúde com qualidade e por profissionais bem formados. Este é um objetivo arrojado e todos devemos nos engajar neste compromisso em prol do futuro da Fisioterapia”, ressalta a presidente do Conselho Regional.

Dra. Francisca Araújo, que é conselheira do Crefito-1, docente da Universidade Potiguar e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte e presidente da Abenfisio na Gestão 2014-2017. Em entrevista ao Crefito-2, revela que a revisão das DCNs é necessária diante da nova realidade enfrentada pelo Brasil.

“A gente vive um desafio hoje no contexto em que o país está e com os indicadores chamando e clamando a atenção do fisioterapeuta. A gente tem que rediscutir se o que a gente está formando hoje dá conta de atender a todas as necessidades. É preciso melhorar os indicadores de saúde, os indicadores epidemiológicos, que concorrem para a situação de adoecimento da população. O Brasil está envelhecendo, nós temos situações de microcefalia e Guillain-Barré (...), hipertensão e diabetes, enfim, situações que clamam por uma formação com olhar preventivo, para além das especialidades onde a gente está estruturado. A importância desse momento é que o Brasil todo, a partir deste início que estamos dando hoje junto com o Crefito-2, nesta parceria Coffito/Abenfisio/Crefito-2, a gente está oportunizando o Brasil a discutir o que a gente quer formar de fisioterapeutas para o nosso país. É este o objetivo desta oficina”, aponta a presidente da Abenfisio.
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.