Rio de Janeiro
Novembro Azul
A+ A-

Notícias

Crefito-2 realiza homenagem póstuma à Dra. Suely Nogueira Marques

A outorga da Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos representa o reconhecimento à sua inestimável contribuição para o surgimento, desenvolvimento e evolução da Fisioterapia, tanto no Rio de Janeiro como em todo o Brasil.

No ano em que adotou a saúde da mulher como temática central das duas etapas de sua XVII Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Crefito-2 faz uma justa homenagem à Dra. Suely Nogueira Marques. A fisioterapeuta, falecida em 2004, inspirou gerações que nela se espelham, além de ter cuidado com amor e, principalmente, profissionalismo, de milhares de pacientes, ao longo de décadas de atuação na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

O Crefito-2 concederá à memória desta brilhante fisioterapeuta a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos. Dra. Suely Nogueira Marques é a primeira mulher a receber a homenagem póstuma com a comenda, criada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, em 2011, com o objetivo de prestar homenagem aos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e personalidades, que se dedicaram e marcaram a histórias das duas profissões no Estado do Rio de Janeiro.
 
Além dela, outras quatro fisioterapeutas serão agraciadas na solenidade, que fará parte da abertura da XVII Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2, no dia 24 de outubro de 2017, na Uerj. O evento é gratuito para profissionais e acadêmicos das duas profissões e está com inscrições abertas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELA INTERNET. CLIQUE E PARTICIPE.

Dra. Suely Nogueira Marques era mineira, natural do município de Caxambu. Ingressou no curso de Fisioterapia da Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), em 1958, e colou grau três anos depois, em 1961. O sonho de sua família era vê-la formada em Medicina, mas, ao conhecer o trabalho dos profissionais de reabilitação, decidiu seguir sua própria escolha.

Sua turma na ERRJ desenvolveu campanhas importantes em prol do desenvolvimento da escola e da nova profissão, ainda em desenvolvimento no país e no mundo. Entre as ações deste grupo, destaca-se a fundação do Diretório Acadêmico Fernando Lemos (Dafel), em homenagem ao fundador da ABBR, grupo este que atuou com excelência até 1964. Posteriormente, retomou suas atividades, em 1972. Dra. Suely ainda fez parte do grupo de profissionais que criou a Associação de Fisioterapeutas do Rio de Janeiro e contribuiu com a transformação da Associação Paulista em Associação Brasileira de Fisioterapeutas, com sede em São Paulo. Elas são consideradas embriões das futuras entidades de classe.

Sua admissão como funcionária da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação ocorreu em 1º de outubro de 1961, ou seja, no mesmo ano em que se formou na ERRJ, escola criada pela ABBR com o objetivo de formar profissionais para atender à sua própria demanda.

De sua atuação destacada como líder estudantil a profissional competente, Dra. Suely Nogueira Marques escreveu sua história que não pode ser dissociada da profissão que abraçou. Na ABBR, ocupou todos os postos técnicos e administrativos, graças à sua capacidade de liderança e gestão: fisioterapeuta (1961-1999); coordenadora do Departamento de Fisioterapia (1975-1995); assessora da Superintendência Médica Geral (1969-1972); e coordenadora de Ensino e Treinamento (1995-1999).

Sua atuação na ERRJ também merece destaque, pois participou de todos os atos que trouxeram benefícios para a escola. Foi pesquisadora, professora, conselheira, administradora, entre outras funções. Seu diploma foi o primeiro enviado e registrado pelo MEC, logo após o reconhecimento oficial da escola, como prova de que tudo estava, oficialmente, correto. Pode-se afirmar que aquele momento foi um importante marco das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no Brasil, que tinham o reconhecimento, naquele instante, como profissões de nível superior.

As atividades didáticas também são louváveis e formam uma lista extensa de atuações. Foi auxiliar de ensino da disciplina Fisioterapia Geral (1962); professora representante das disciplinas técnicas de Fisioterapia (1972-1976); aprovada como professora titular de Fisioterapia, em 1973. Dra. Suely também trabalhou na formação de novas gerações de fisioterapeutas, como Supervisora de Estágio e Treinamento de Estudantes e Profissionais, no departamento de Fisioterapia Geral da ABBR (1981-1982).

Teve passagens pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), no Curso de Especialização em Medicina Física e Reabilitação na Escola de Pós-graduação. Foi membro de um grupo de estudos para implantação de novos cursos no Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da PUC. Na Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade à Criança Excepcional (Frasce), assumiu o cargo de professora titular de Fisioterapia, de 1982 até 1984. Já no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), foi docente de Métodos e Técnicas de Avaliação e Desempenho Profissional, sendo designada chefe do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde e Sociais (1987-1990).

Incansável, ela participou como apresentadora de temas em 28 encontros científicos. Esteve, ainda, na qualidade de presidente de mesa, debatedora e expositora, em inúmeros congressos, encontros, seminários, entre outros, em todo o Brasil. Seu foco sempre esteve no trabalho desenvolvido na ABBR e em sua experiência de tratamento com a Fisioterapia.

Ao longo de quase meio século de muito empenho e dedicação, Dra. Suely Nogueira Marques dignificou sua profissão e fez história na Fisioterapia.

“A professora Suely foi para mim um modelo de profissional. Lembro dela como uma mineira típica: ficava na espreita, só falava no final, e era sempre uma surpresa! Bons tempos e que ela nos abençoe”, recordou Dra. Eliana de Queiroz Albuquerque, que também receberá a comenda do Crefito-2 neste ano. (Leia mais sobre ela na entrevista concedida ao Crefito-2).

Dra. Anna Christina Boári, atualmente, coordenadora do Departamento de Fisioterapia da ABBR, destaca a “simplicidade” da Dra. Suely Marques: “Tive a honra de conhecer e aprender muito com uma grande mestra”, concluiu.
 

* Fontes: Maria Antônia Pedrosa de Campos. Cartilha II Jornada de Fisioterapia - Homenagem à Dra. Suely N. Marques - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR); e Dra. Anna Christina Boári (pesquisa de imagens).


 

XVII JORNADA CIENTÍFICA DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO CREFITO-2 - ETAPA FISIOTERAPIA

TEMA: "INTEGRALIDADE COM EQUIDADE: O OLHAR DO FISIOTERAPEUTA NO UNIVERSO FEMININO"

LOCAL: TEATRO ODYLO COSTA, FILHO (UERJ)

ENDEREÇO: RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524, MARACANÃ, RIO DE JANEIRO - RJ 

DATA: 24 E 25 DE OUTUBRO DE 2017

INSCRIÇÕES GRATUITAS: FORMULÁRIO ON-LINE

(*) CERTIFICADO COM COMPROVAÇÃO DE CARGA HORÁRIA 

 

 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br