Rio de Janeiro
Dezembro: mês de conscientização sobre a Aids.
A+ A-

Notícias

Crefito-2 promove curso gratuito sobre Adequação Postural em Cadeira de Rodas

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e acadêmicos lotaram o Auditório do Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes.

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) realizou no dia 26 de maio de 2017 o Curso de Adequação Postural em Cadeira de Rodas: Raciocínio Clínico para a Prescrição, proferido pela terapeuta ocupacional, Dra. Caciana da Rocha Pinho e que foi uma grande oportunidade de discutir o tema e perceber a importância de uma prescrição mais precisa.

Dra. Caciana da Rocha Pinho é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Tecnologia Assistiva, Ajudas Técnicas e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) e Consultora de Tecnologia Assistiva do Laboratório de Tecnologia Terapêutica.

Na abertura, o vice-presidente do Crefito-2, Dr. Omar Luis Rocha da Silva, agradeceu a presença de todos em nome da presidente, Dra. Regina Figueirôa, e falou da importância do tema na formação dos profissionais de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.  

“A indicação e a prescrição de cadeira de rodas são questões muito importantes no âmbito da atenção à  pessoa com deficiência. Desde 2012 foi instituída pelo Ministério da Saúde a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que aloca um considerável aporte financeiro para o tratamento da pessoa com deficiência nas modalidades física, mental, visual, auditivo e múltiplas deficiências, estendendo a dispensação de órteses, próteses e meios de locomoção. Por isso precisamos ter pessoas preparadas para saber indicar e prescrever esse tipo de equipamento. E nós temos, também a missão, de cada vez mais capacitar profissionais para essa situação, por isso que o Crefito-2 fez questão de elaborar esse curso, para poder disseminar essas questões voltadas para a indicação e prescrição de cadeira de rodas e que não se resume somente a cadeira de rodas, mas também outros equipamentos. E, apesar dessas questões estarem imbricadas na formação dos profissionais, na hora da prática todos precisam de uma atualização, porque a tecnologia muda a todo momento. O objetivo desse curso foi dar o pontapé inicial para novos cursos, abrir o horizonte para esse nicho do mercado e para que os profissionais usem mais o raciocínio clínico como a Dra. Caciana usou no título do curso. Porque mais do que treinar para prescrever, o foco é fazer com que o profissional desenvolva esse raciocínio clínico na hora da prescrição”, aconselha o vice-presidente do Crefito-2.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Funcional, a terapeuta ocupacional, Dra. Lycia Christina Machado Feitosa em sua fala enfatizou que a cadeira de rodas é essencial na vida de algumas pessoas. "Esse item quando inadequado, interfere no processo de reabilitação e inviabiliza a participação delas em diferentes áreas, desde as atividades de autocuidado até no lazer, trabalho ou nos estudos”. A profissional comenta ainda que "as prescrições em cadeira de rodas não são feitas com medidas pré-estabelecidas e sim a partir de uma avaliação que considera também as individualidades de cada paciente, inclusive os ambientes, onde realiza suas atividades”, enfatiza, também, que “o importante é a qualidade dos atendimentos e nesse sentido, o Crefito-2 mais uma vez, contribui tanto com os profissionais como para o bem-estar dos nossos clientes”, acrescentou.

Após a solenidade de abertura, Dra. Caciana da Rocha Pinho foi convidada a proferir a conferência que seguiu até o final do dia com intervalo para o almoço e no meio da tarde. No final do Curso a terapeuta ocupacional apresentou um modelo de cadeira de rodas que permite ajustes de ângulos e ajustes antropométricos, que possibilita realizar intervenções posturais. Este conceito, denominado adequação postural personalizável, ainda não se encontra impresso na maioria das cadeiras disponíveis no mercado e, principalmente, naquelas com adaptações para o posicionamento sentado.

Para Dra. Caciana da Rocha Pinho, o evento foi muito importante para esclarecer muitas dúvidas, e avaliou de forma positiva o curso: “nós ficamos o dia inteiro conversando sobre essa temática e geralmente esse curso é dado em dois dias com um conteúdo básico, por isso não tenho a ilusão de que esgotamos o assunto, de fato, prescrever uma cadeira de rodas e principalmente a adequação de uma cadeira de rodas. Mas foi o momento de pensarmos a respeito disso de uma forma mais metodológica, uma vez que a prescrição de cadeira vem sendo feita de uma maneira banalizada, na questão de adequação postural. E as consequências têm sido muito graves na postura do paciente. Por isso o objetivo foi ter um entendimento, ou seja, mais um raciocínio clínico a respeito do tema para que depois possamos ter condições de refletir e aprender de fato a prescrever”, afirmou a terapeuta ocupacional.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br