Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 18/10/2016

Crefito-2 presta homenagem à Dra. Sheila Bastos Salgado

Fisioterapeuta receberá a Medalha Dr. Fernando Lemos na abertura da XVI Jornada Científica promovida pelo Conselho.

Foto: CVI / Reprodução Internet.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região dá continuidade ao projeto de reconhecimento e valorização dos profissionais que dedicaram suas carreiras às profissões e ajudaram a consolidá-las, especialmente no Estado do Rio de Janeiro. Entre os escolhidos, em 2016, está a Dra. Sheila Bastos Salgado, que se dedica há mais de 30 anos a trabalhar com pacientes com deficiência.

A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos será feita no dia 27 de outubro de 2016, durante a abertura da XVI Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 – Etapa Fisioterapia, no Teatro Odylo Costa, filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A Dra. Sheila Salgado graduou-se em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), em 1979. Iniciou o trabalho como fisioterapeuta na Associação Fluminense de Reabilitação na área de lesão medular. Desenvolvendo estudo e observação sobre as reações corporais e adaptações da pessoa a este corpo diferente, conta com formação técnica especializada em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - KABAT, Morfo análise e reajustamento postural – Marp, Método das cadeias GDS e formação em Leitura Corporal, formação holística de base da Unipaz, Body Talk e Alinhamento Energético.

A fisioterapeuta iniciou seus estudos sobre equipamentos por meio do envolvimento com o esporte em cadeira de rodas em 1980, especializando-se em classificação funcional para o basquete. E atuou como Classificadora de quatro Paralimpíadas. Esta experiência possibilitou o início do estudo de seating – adequação da postura sentada, acumulando estudos e experiência sobre a cadeira de rodas, almofadas e outras adaptações que permitem à pessoa com deficiência sentar de forma mais econômica e segura maximizando seu potencial funcional. Desenvolve esse trabalho, desde 1988, no Centro de Vida Independente (CVI RIO), o primeiro da América Latina, onde foi co-fundadora.


Conheça um pouco mais sobre a Dra. Sheila Bastos Salgado na entrevista a seguir.


Crefito-2: Como você recebeu a notícia desta homenagem com a Medalha Dr. Fernando Lemos? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Sheila Salgado: Foi com muita honra que recebi este convite. Estava num momento mágico, no meio da Paralimpíada, pois nunca imaginei viver esta graça no meu país, na minha cidade.... Emocionada, assistindo a um jogo de Quad Rugby, recebo a ligação do Crefito-2. Fiquei confusa, emocionada e profundamente grata à vida maravilhosa que tive, o prazer de ser fisioterapeuta e aprender muito sobre resiliência, força, perseverança e a capacidade incrível do ser humano de se reinventar! A minha vida é uma aventura maravilhosa e boa parte dessas experiências eu devo a minha escolha profissional! Então quando soube da notícia da medalha “Fernando Lemos”, minha mente restaurou memórias maravilhosas vividas na minha escola, a Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), que funcionava na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Lá vivi momentos que tatuaram minha alma. Inclusive o Dr. Fernando Lemos foi a pessoa que doou o terreno onde foi construída a ABBR, ele era uma pessoa muito simples que eu admirava muito.... Senti-me lisonjeada em ser reconhecida pelo Crefito-2, pois apesar de reconhecer sua importância para nossa classe, eu sempre estive envolvida politicamente com o movimento da pessoa com deficiência e nunca me envolvi diretamente com a luta política dos órgãos de competência da nossa profissão.


Crefito-2: O que mais marcou sua vida como fisioterapeuta?

Dra. Sheila Salgado: Pergunta difícil… Minha vida foi muito marcada pela minha profissão. Foram momentos importantes de muito aprendizado. Primeiro me envolvi com a reabilitação de pessoas com lesão medular, mergulhei profundamente, fui buscar longe muitas informações, conheci pessoas incríveis, muitos fisioterapeutas de outros países, de outros estados do Brasil e vários outros profissionais como educadores físicos, médicos, cirurgiões, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e, principalmente, diversos amigos militantes do movimento da pessoa com deficiência. Depois mergulhei no esporte e tive a sorte de iniciar no momento que internacionalmente esse movimento passava por grande transformação. Participei de quatro Paralimpíadas como Classificadora. Estive presente na fundação da Abradecar, organizando a classificação no Brasil, implantando a classificação funcional e disseminando este conhecimento que ficara ao alcance não só dos médicos como antes, mas também ao alcance de fisioterapeutas, técnicos, atletas. Fui co-fundadora do primeiro Centro de Vida Independente da América Latina em 1988, movimento que nasceu no anos 1960 nos Estados Unidos, que visava ao fortalecimento da pessoa com deficiência em todos os aspectos. Aprendi muito sobre cadeira de rodas e outros equipamentos que libertam as pessoas das limitações impostas pela deficiência física e sensorial... Pelo CVI tivemos o prazer de facilitar o ingresso das primeiras crianças com deficiência na rede regular de ensino no município do Rio, fortalecendo professores, familiares, que temiam a grande mudança, e dando suporte técnico para que essas crianças pudessem migrar da educação especial para a escola regular.

Conheci fisioterapeutas maravilhosos que me despertaram a atenção para técnicas mais energéticas como a Nereida Vilela, da Leitura Corporal; Mônica Oliveira, do Fogo Sagrado, Alinhamento Energético; e meu querido mestre do Body Talk, Mário Ribeiro, e muitos colegas que mergulharam profundamente, dedicando suas vidas à qualidade da formação dos novos profissionais no momento de expansão demasiada que ocorreu no Brasil no mundo acadêmico.


Crefito-2: Quais os desafios do atual momento da Fisioterapia, especialmente na especialidade de Neurofuncional?

Dra. Sheila Salgado: Acho que nosso desafio é o compromisso com formação deste profissional que hoje tem o reconhecimento da sociedade, mas precisamos cuidar destes futuros profissionais. Infelizmente, hoje, não só na Fisioterapia, os profissionais buscam título, salários altos, e nem sempre estão comprometidos com a responsabilidade de construir um mundo mais justo para todos. Esse compromisso não é do governo e, sim, de cada um de nós, cidadãos brasileiros responsáveis em deixar um mundo sustentável que caiba cada um com a sua singularidade.


Crefito-2: Quais são suas perspectivas e anseios para o futuro da sua profissão e da especialidade?
Dra. Sheila Salgado: Eu nunca deixei de estudar, talvez por isso mudei muitas vezes minha trajetória. Nos últimos sete anos, me encontro em uma formação que é o Body Talk, medicina energética incrível. Neste momento, pretendo aprofundar meus conhecimentos nessa longa formação, mas em relação à Fisioterapia, espero que novos fisioterapeutas apaixonados pelo campo de trabalho possam ser estimulados não apenas nas pesquisas cientificas, mas, principalmente, no comprometimento em tornar o mundo melhor; nos hospitais públicos, postos de saúde, clínicas, escolas, etc... Fazendo a diferença por onde passarem.


Crefito-2: Que mensagem você daria para um fisioterapeuta em início de carreira ou a um acadêmico de Fisioterapia?

Dra. Sheila Salgado: Mergulhe profundamente na área que mais estimula sua alma e dê o seu melhor, porque o mundo precisa da sua participação com empenho e dedicação. Facilitar a restauração da vida, a alegria, a dignidade e a saúde é a maior satisfação que alguém pode ter!


Crefito-2: Neste ano, a Jornada Científica do Crefito-2 abordará o tema: "Fisioterapia: Educação Continuada e Aprimoramento Profissional". Comente sobre a relevância do tema e como acha que a discussão sobre a importância da formação de qualidade e da educação continuada podem contribuir para o fortalecimento da profissão.

Dra. Sheila Salgado: Acho que vocês foram muito felizes com este tema, no momento onde tudo parece rápido e instantâneo acho que é fundamental lembrar ao novo profissional que sua formação é contínua e permanente. Esta responsabilidade é de cada um de nós e este é o melhor caminho de manter aceso o entusiasmo que garante a criatividade e a alegria de cumprirmos a nossa missão. Parabéns a todos vocês do Crefito-2 que lutam pelo respeito a nossa profissão.

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.