Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Crefito-2 participa do Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Evento apoiado pelo Crefito-2 e demais entes do Sistema Coffito/Crefitos debateu ciência e prática clínica, em Belo Horizonte.

De 30 de maio e 2 de junho de 2018, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) participou do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (Cobraf), em Belo Horizonte. Os conselheiros Dr. Robson de Jesus Pavão (diretor tesoureiro) e Dra. Marisa Bacellar (coordenadora geral dos Núcleos e Subsedes) representaram a presidente da Autarquia, Dra. Regina Figueirôa.

O Cobraf 2018 abordou como temática central “Fisioterapia: ciência na prática clínica”, com uma rica programação científica. O evento contou com cursos pré-congresso, discussões temáticas, temas-livres e palestras, promovendo uma ampla reflexão sobre os fundamentos de uma Fisioterapia Clínica baseada em ciência. Também foi reservado espaço na agenda para a realização de importantes fóruns.

Conforme salientou o diretor tesoureiro do Crefito-2, “apesar da greve dos caminhoneiros, que afetou todo o país, o Congresso fluiu muito bem. O nível dos palestrantes foi muito bom e houve um bom patamar de apresentações de pesquisas científicas baseadas em evidências”.

“Foi realmente muito salutar e importante perceber a presença dos representantes dos entes do Sistema Coffito/Crefitos e de associações profissionais de diversas especialidades da Fisioterapia”, destacou Dra. Marisa Bacellar.

Além da presença na abertura solene do evento e na programação, Dr. Robson Pavão e Dra. Marisa Bacellar participaram da programação e, em especial, representaram o Conselho Regional no Fórum Nacional Contra a Educação a Distância (EaD) e Semipresencial na Saúde.

“A inclusão do assunto no programa do Congresso Brasileiro de Fisioterapia, para o debate com profissionais de todo o país, foi de suma importância. O discurso contra o decreto presidencial 9.057/2017, que abriu a possibilidade de cursos de graduação totalmente à distância, inclusive na área da saúde, tende a se fortalecer com a formação do Comitê Nacional. O Crefito-2 acredita na união dos fisioterapeutas brasileiros em mais este momento de luta. Estamos mobilizados e atuando para reverter essa situação, que coloca em risco a saúde da população”, afirmou Dr. Robson Pavão.

Durante a reunião do Comitê, Dr. Robson Pavão se pronunciou, representando o Crefito-2, reforçando a posição do Conselho Regional contra tal modalidade de ensino e destacando a publicação de matéria especial sobre o tema, na Revista do Crefito-2 Edição 13, enviada aos profissionais jurisdicionados e distribuída nos eventos promovidos pelo órgão. 


Leia na íntegra: 

Ata do Fórum Nacional Contra Educação a Distância (EAD) na Saúde – Cobraf 2018.







Rio de Janeiro bem representado


Vale destacar que o Estado do Rio de Janeiro também se fez representar no Congresso por meio da presença de vários profissionais, seja como espectadores ou palestrantes.

A coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2, Dra. Wilma Costa Souza, por exemplo, teve atuação destacada no Fórum sobre EaD na Saúde e na formação do Comitê Nacional sobre este assunto. A fisioterapeuta e professora respeitada falou sobre o debate realizado em Belo Horizonte na abertura do V Simpósio de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2, no dia 7 de junho, conclamando aos profissionais e acadêmicos presentes que seu unam à luta do Conselho Regional e dos entes do Sistema Coffito/Crefitos e demais entidades contra a formação de profissionais  da saúde de forma não presencial.

Entre os palestrantes e pesquisadores que contribuíram com o XXII Cobraf, compartilhando conhecimentos e experiências, diversos profissionais são atuantes no Rio de Janeiro. A programação teve participação de nomes como o Dr. Mariel Patrício de Oliveira (coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Emergências do Crefito-2), entre outros.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.