crefito-facebook-share
Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Crefito-2 entra em campo em reunião com a CBF

Encontro foi realizado no dia 3 de fevereiro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, com presenças dos representantes do Coffito e dos Crefitos 2 (RJ), 3 (SP) e 4 (MG).



Quando o assunto é a atuação do fisioterapeuta na área esportiva, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) coloca o time em campo e participa ativamente dos diálogos e reflexões, buscando sempre garantir a prestação de atendimento fisioterapêutico com qualidade. Foi o que ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2017, durante a reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, cuja pauta abordou a inclusão dos fisioterapeutas nas súmulas das partidas de futebol dos campeonatos brasileiros, entre outros temas.

O Crefito-2 foi representado pelo seu conselheiro e presidente da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva, Dr. Odir de Souza Carmo, que possui grande expertise no assunto e é um dos nomes mais respeitados na área em todo o país. Ele atua como fisioterapeuta no âmbito do esporte há mais de duas décadas, tendo passagens consagradas na Seleção Brasileira de Futebol e em diversos clubes.

A mesa de reunião contou com as presenças: do secretário Geral da CBF, Walter Feldman; do diretor de Competições da CBF, Manoel Medeiros Flores Júnior; do diretor tesoureiro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dr. Wilen Heil e Silva, representando o presidente do Coffito, Dr. Roberto Mattar Cepeda; e dos presidentes e assessores dos Crefitos 3 e 4, cujas jurisdições abrangem os estados de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente.

Conforme esclarece o Conselheiro do Crefito-2, Dr. Odir de Souza Carmo, “o assunto da pauta foi a presença do fisioterapeuta no banco de reservas e a assinatura da súmula, entendendo a necessidade desse profissional no campo de jogo, com a função de prevenir e atuar na recuperação imediata das lesões”.

O coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2 ressalta que, atualmente, “o fisioterapeuta fica proibido pela arbitragem de ter acesso ao campo e, com isso, dificulta o atendimento. [A entrada do fisioterapeuta em campo] será benéfica para que o profissional possa desempenhar melhor suas atividades”.

Ele revela, ainda, que no decorrer da reunião surgiram algumas propostas partindo da própria CBF, para possíveis parcerias com o Sistema Coffito/Crefitos e créditos junto à CBF Social, que é um projeto da nova Diretoria da entidade, cujas ações envolvem a implantação de escolinhas de futebol em todo Brasil.

A presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa, salienta a importância do encontro entre as instituições para “fortalecer a atuação do fisioterapeuta no futebol e reconhecer a importância desses profissionais no atendimento à saúde do atleta, como membro de uma equipe multiprofissional”.

A presidente também lembra que o Crefito-2 vem se destacando nas ações voltadas ao debate e à valorização do fisioterapeuta e da especialidade da Fisioterapia Esportiva, que foi reconhecida por meio da Resolução Coffito 337/2007.

“Criamos a Câmara Técnica na Gestão 2010-2014; incluímos palestras sobre a Fisioterapia Desportiva, com presença de profissionais de reconhecida competência, em nossas Jornadas Científicas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e, inclusive, promovemos uma edição totalmente dedicada à “Atuação Fisioterapêutica no Esporte”, em 2015; realizamos fóruns na capital e no interior; demos destaque ao assunto em diversas edições da Revista do Crefito-2; homenageamos, com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, vários profissionais que elevam o nome da nossa Fisioterapia Desportiva e a representam com exação em todo o mundo. Em nossos eventos, recebemos atletas renomados que testemunharam a importância da Fisioterapia para a prevenção e recuperação de lesões. Foram grandes nomes do futebol, como Zico, Bebeto e Ricardo Gomes; e medalhistas paralímpicos do Parapan de Toronto 2015 e das Paralimpíadas Rio 2016. É uma bonita trajetória que estamos construindo e da qual os profissionais do Rio de Janeiro e toda nossa equipe do Crefito-2 muito se orgulham”, conclui a presidente.
 


Saiba mais

  • Conheça a composição da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2 no site.

  • Para receber notícias e informações sobre programação e inscrições dos eventos da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva e demais destaques do Crefito-2, cadastre-se ou atualize seus dados.

  • Leia as principais notícias sobre ações já realizadas na área, buscando a valorização da Fisioterapia:

I Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva
II Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva
I Fórum Norte Fluminense da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva
I Fórum Sul Fluminense da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva
XV Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 – Etapa       Fisioterapia: Atuação Fisioterapêutica no Esporte 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br