Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 05/03/2020

Crefito-2 abre suas portas para primeira reunião geral de coordenadores e membros das Comissões e Câmaras Técnicas recém-criadas pela nova gestão.


Nesta terça-feira (03), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) realizou, em sua sede, a primeira reunião geral com os coordenadores e membros das Câmaras Técnicas e Comissões de interesse institucional com o objetivo de dar boas-vindas e reafirmar a intenção em promover diálogos e reflexões sobre a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.


A abertura foi proferida pelo presidente do Crefito-2, Dr. Wilen Heil e Silva, que além de apresentar alguns números do Rio de Janeiro referentes às profissões, ressaltou a importância de “fazer junto”, declarando que “todos os membros das Comissões e Câmaras Técnicas (CT) fazem parte do time do Conselho” e acrescentou que “o maior objetivo do Conselho hoje é trazer as grandes referências nas especialidades profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para a sua Casa. Apresentar para esses profissionais as normatizações que foram criadas para podermos organizar melhor o trabalho, identificando os problemas, assim como indicando soluções para que possamos melhorar as condições das nossas profissões”, concluiu o presidente do Crefito-2, Dr. Wilen Heil.


Na sequência, a conselheira, Dra. Anke Bergmann, explicou como foi feita a proposta de trabalho que resultou nas Comissões e CTs e reforçou que essa estruturação foi um trabalho realizado em equipe, discutido em plenárias para atender melhor às demandas técnicas, conforme a Portaria Crefito-2 n° 004 de 27 de janeiro de 2020. Uma das novidades é que as Comissões e CTs serão coordenadas por membros do Colegiado. “Para poder dar início a organização das Comissões e Câmaras Técnicas percebemos que era importante fazer uma reunião com todos para além de apresentar a proposta do Colegiado, e haver um entrosamento entre eles. Afinal, todas as ações que o Crefito-2 vai desenvolver vai depender completamente desse trabalho das Comissões de forma transversal com as CTs e os Grupos de Trabalho (GTs)”, esclareceu a conselheira responsável pelo assessoramento técnico, Dra. Anke Bregmann.


Dando continuidade, o conselheiro e responsável pelos Polos de Representação Municipal, Dr. João Carlos Magalhães, explicou que tudo foi pensado em grupo e pensando na coletividade, por isso, a mudança de nome dos antigos Nucrins, que ganharão uma nova estrutura e forma de atuação mais eficiente, conforme a Portaria Crefito-2 n° 010 de 11 de fevereiro de 2020. “Todos nós – os cerca de 34 mil profissionais do Crefito-2 – somos e fazemos o Conselho e a mudança é importante que aconteça, porque nós a desejamos e a maioria demonstrou isso nos outorgando à condição de sermos conselheiros”, afirmou Dr. João Magalhães. Dessa forma, os Polos foram redefinidos para coordenar ações dentro dos municípios com objetivo de valorização e inserção profissional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e por isso, todos os representantes de Polo precisam ser conselheiros municipais para que o Crefito-2 fale a mesma língua em todas as instâncias e com isso consiga construir parcerias público-privadas em prol dos profissionais. Além disso, cada coordenador de Polo faz parte da Comissão Intermunicipal de Saúde.


O quarto conselheiro a falar foi o diretor da Comunicação do Crefito-2, Dr. Álisson Hygino, que apresentou a nova estrutura, os projetos que estão em andamento e como o setor está trabalhando com uma programação semanal, com destaque para as redes sociais, que não podem ser ignoradas. Em seguida foi a vez do conselheiro e coordenador da Comissão de Educação e Pesquisa do Crefito-2, que se colocou principalmente como um facilitador e um colaborador para oferecer um melhor serviço ao usuário final. A ideia é “cuidar para que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais entendam seus papeis éticos, técnicos, de autonomia profissional, assegurando as conquistas das profissões”, afirmou Dr Leandro Azeredo. As CTs terão a oportunidade de contribuir para a educação e o aprimoramento dos profissionais, além de assessorar o Colegiado para algum conhecimento específico ou dúvida técnica.


Para fechar a reunião, o conselheiro e diretor da Fiscalização do Crefito-2, Dr. Carlos Roberto Pereira deu um panorama dos cenários encontrado, atual e as perspectivas de futuro para o setor e completou sua participação dizendo que o volume da fiscalização é grande. Além disso, não é um trabalho simples de ser feito, principalmente no mundo das redes sociais, que acabam criando mais demandas que não são tão simples de se fazer caminhar. “A maior parte dos processos são de assédio sexual, desrespeito aos idosos”, alertou Dr. Carlos Pereira, desmistificando o trabalho do setor, que é de quase uma polícia administrativa.


O evento contou com a presença de 100 pessoas.  


 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.