Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 06/09/2020

Conquistas do Crefito-2 são apresentadas em evento no Peru - Conversatório Fisioterapia en Peru Y Latino-América.

 


 

A Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB, participou no dia 1º de setembro de 2020, de uma mesa redonda a convite da Associação de Fisioterapeutas do Peru com representantes de outras entidades da América Latina. No evento o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Rio de Janeiro (Crefito-2), participou do Conversatório Fisioterapia en Peru Y Latino América.

 

 

A Presidente da Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB), Drª Denise Flávio de Carvalho Botelho, apresentou as ações de sucesso no Rio de Janeiro conquistadas recentemente pelo  Crefito-2, como os últimos projetos de lei aprovados em benefício a atuação do profissional fisioterapeuta e à saúde da população do Estado do Rio de Janeiro  e a repercussão que pode alcançar as demais regiões do Brasil.

 

 

Durante a reunião, Drª Denise Flávio explanou sobre a importância da aprovação desses projetos de lei para benefício da população, assim como os detalhes dos trâmites legais percorridos, desde a apresentação até a aprovação. Aproveitou para lembrar que o Rio de Janeiro se posiciona de forma estratégica para a propositura dos projetos de lei, já que possui grande força política, em decorrência da união das entidades, conselhos e associações, ligadas a profissão ASSOBRAFIR-RJ, AFB, AFERJ, ABFO, SINFITO e CREFITO-2, aliada às urgências estabelecidas pela pandemia do (Covid-19).

 

 

Foi discutido como está a atuação do profissional de fisioterapia no Peru em relação aos outros países da América Latina, assim como observados avanços alcançados em cada região.

 

 

O Brasil é pioneiro no sistema de Conselhos, tendo em vista que em outros países, existem apenas associações. Para reforçar a profissão, a Associação Peruana, entrou com um projeto de lei para a criação do Conselho Profissional, assim como temos em nosso país.

 

 

Ainda no evento, abordaram sobre as diversas realidades vividas por cada país em relação a covid-19, assim como desenvolvimento da profissão por conta da pandemia, colocando o profissional em evidência.

 

“Que os países busquem fazer legislações dentro dos seus programas de governo, deixando claro o nosso apoio e orientação que precisem para desenvolver os projetos de lei.” ressaltou a conselheira do Crefito-2, Drª Denise Flávio.

 

 

Projetos de Lei Aprovados:

 

A lei de n.º 8958/2020 regulamenta a cobertura 24 horas por fisioterapeutas na Uti, adequando as portarias do Ministério da Saúde (MS) 895/2017 e 930/2012, que tratam, respectivamente, de Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) adulto, neonatal e a Resolução n.º7, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata do funcionamento das UTIs. O texto também prevê que as UTIs e as Unidades Intermediárias (UIs) do Estado, seja adulto, neonatal ou pediátrico, de hospitais, clínicas públicas, privadas ou filantrópicas, terão que manter em seus quadros, a presença de no mínimo um fisioterapeuta para cada 10 leitos ou fração de leito nas UTIs e, no mínimo, um fisioterapeuta para 15 leitos ou fração de leito nas UIs, durante 24 horas.

 

O PL n.º 2942/2020 autoriza o Governo do Estado a implantar as Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA (24hs). Além disso, o texto diz que a Unidade de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) está em consonância com as estratégias prioritárias da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e dentro das linhas de cuidado ventilatório, cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Terças e quintas, das 10h às 16h.
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.