Rio de Janeiro
Outubro Rosa
A+ A-

Notícias

Conferência sobre Tecnologia Assistiva abre programação de eventos do Crefito-2

Profissionais de diversas áreas lotaram o Auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, do Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, na manhã de 6 de março.

A conferencista convidada, terapeuta ocupacional, Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello

A programação anual de eventos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) começou 2017 com o pé direito. Com mais de 280 inscritos de diversas áreas profissionais, a conferência “Competências profissionais em Tecnologia Assistiva: um campo multidisciplinar”, proferida pela terapeuta ocupacional, Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello, consistiu em uma importante oportunidade para o aprofundamento no tema.

 
Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello é pós-doutora em Tecnologia Assistiva, Ciências da Reabilitação e Envelhecimento. Atualmente, a terapeuta ocupacional é coordenadora e professora da pós-graduação lato-sensu interdisciplinar em Tecnologia Assistiva (TA), curso que já acontece em São Paulo e Minas Gerais, com previsão para iniciar uma turma no segundo semestre deste ano, no Rio de Janeiro.
 
Na abertura, o vice-presidente do Crefito-2, Dr. Omar Luis Rocha da Silva, agradeceu a presença de todos em nome da presidente, Dra. Regina Figueirôa, e convidou para compor a mesa: a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Funcional, terapeuta ocupacional, Dra. Lycia Christina Machado Feitosa, e a fisioterapeuta, Dra. Maria Giseli da Costa Leite Ferreira, que é coordenadora geral de Atenção Especializada e Gestão de Tecnologia, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Dr. Omar destacou a importância do entendimento e do debate sobre o papel de cada profissional, além de ressaltar sua expectativa de que o evento pudesse “contribuir para formação de uma rede norteada por uma lógica multidisciplinar”.
 
Devido à natureza multidisciplinar do tema, entidades representativas de várias profissões foram convidadas a participar da conferência, entre elas: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono-1), Conselho Regional de Serviço Social (Cress - 7ª Região - RJ), Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (Sindpsi-RJ), Associação Municipal dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro, Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro, União Brasileira das Associações de Musicoterapia (Ubam), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), além da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) e da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (Atoerj).
 
Após as palavras de abertura, Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello foi convidada a proferir a conferência, que foi seguida de um debate com a plateia. “O tema da conferência foi o papel das diversas categorias profissionais na atuação em Tecnologia Assistiva, em toda a cadeia de produção – desde o desenvolvimento dos equipamentos até o processo terapêutico de indicação do uso desses produtos”, resume. “Esse encontro, que durou três horas, foi muito positivo. O público demonstrou muito interesse e acredito que eu tenha conseguido esclarecer as principais dúvidas que as diversas categorias profissionais do Rio de Janeiro vêm apresentando. Entre elas, o papel de cada categoria de acordo com a regulamentação de cada Conselho e as diversas nuances do processo. Também foi ótima a discussão sobre o funcionamento dos serviços públicos de dispensação de órteses e próteses, das limitações das portarias e resoluções existentes, e da compreensão de que ainda estamos em um processo inicial de implementação desses serviços que compõem a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. Temos que evoluir bastante, mas estamos caminhando”, avalia Dra. Maria de Mello.
 
Para a Dra. Lycia Christina Machado Feitosa, a conferência de Tecnologia Assistiva foi além das expectativas. “Em termos práticos, o evento registrou a presença de gestores do Município e do Estado do Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade, não só de troca de experiências, mas de debate sobre os desafios que temos na melhoria da assistência aos nossos clientes”, enfatizou.
 
“Foi uma excelente iniciativa. Dra. Maria de Mello esclareceu vários aspectos sobre Tecnologia Assistiva. Eu, como trabalho na rede, observo a dificuldade que os profissionais têm em relação à dispensação e, também, quanto à conscientização e ao entendimento dos conceitos. Vamos tentar levar essas informações para a rede estadual e divulgar também nos municípios. Minha ideia da Câmara Técnica Estadual de Reabilitação visa agregar todos os profissionais envolvidos, numa perspectiva multiprofissional, em uma discussão mais ampla. Temos, hoje, uma Câmara Técnica Estadual de Saúde Auditiva, e queremos ampliar para outras modalidades de reabilitação”, destacou a Dra. Maria Giseli da Costa Leite Ferreira.

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br