Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 19/02/2020

Conecta Quarta: Uma nova arma contra o Câncer de pele.

 


 

A partir de um estudo feito por um grupo de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) foi desenvolvido nos últimos anos, um dispositivo para diagnósticos e tratamento óptico do câncer de pele não melanoma, a pesquisa teve resultados promissores principalmente na eliminação de tumores iniciais. O procedimento está em processo de teste para ser implementado no Sistema Único de Saúde (SUS).

 


A criação do novo dispositivo brasileiro, capaz de diagnosticar e tratar tumores de pele não melanoma em fase inicial sem gerar cicatriz poderá reduzir, e muito, o impacto negativo que as alterações do processo cicatricial pode trazer aos pacientes, como as aderências, fibroses e retrações teciduais, o que contribui para um pronto restabelecimento do indivíduo sem comprometer sua funcionalidade.

 


Essa nova técnica, criada no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) - um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), apoiado pela FAPESP, foi apresentada durante a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Tópicos Modernos em Biofotônica. O equipamento é fabricado pela empresa MM Optics, em São Carlos, e é composto por um dispositivo capaz de reconhecer e verificar extensões de lesões tumorais por fluorescência óptica em minutos. Após a confirmação da lesão o tratamento é feito em duas sessões, com intervalo de uma semana entre elas, após 30 dias as lesões são reavaliadas e submetidas a uma biópsia para confirmar a eliminação dos tumores. 

 


Através de um projeto  apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), foram feitos ensaios clínicos em 72 centros de saúde por todo país  para a validação da técnica. 

 

 

Um exemplo dos ensaios clínicos acontece no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, no interior de São Paulo, foram tratadas com o novo metodo mais de 2 mil lesões de pacientes atendidos pela instituição e treinados 40 grupos de médicos para usar a técnica. Além dos hospitais, ambulatórios e clínicas no Brasil, foram realizados estudos clínicos em outros nove países da América Latina. 

 


Os resultados dos ensaios clínicos mostraram que o tratamento com o novo dispositivo foi capaz de eliminar 95% dos tumores, sem efeitos colaterais, causando apenas leve vermelhidão no local e sem formação de cicatriz. 


 

Um ponto que anima os pesquisadores é que além do dispositivo ter sido desenvolvido no Brasil e com tecnologia totalmente nacional, eles conseguiram transferir os resultados de pesquisa básica para aplicações clínicas que beneficiam a população, principalmente as mais carentes.  



 

Fonte:Agência FAPESP

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.