Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Comissão de Educação em Fisioterapia do Crefito-2 discute os riscos do ensino a distância na área da Saúde

Encontro promoveu atualização sobre a pauta e destacou a importância da atuação dos órgãos e entidades.

“O Ensino a Distância e semipresencial é um tema extremamente importante, que necessita ser tratado com a devida relevância pelos nossos acadêmicos e profissionais”, enfatizou o coordenador da Comissão de Educação em Fisioterapia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento, durante reunião que abordou o EaD na Saúde, no dia 16 de agosto de 2018.

Em sua fala, Dr. Jorge Nascimento destacou que "a democratização do ensino superior e a flexibilização das regras do EaD (Decreto nº 9.057/2017) e a regulação, supervisão e avaliação das instituições de ensino superior (Decreto nº 9.235/2017) devem ser bastante discutidas pelos Conselhos de Saúde e professores". Ainda segundo o coordenador da CEF-Crefito-2, "os decretos precisam ser revistos, pois, a regulação e avaliação dos polos de EaD terão que ser mais rígidas".

O assunto é mesmo preocupante. Segundo a Dra. Wilma Costa Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-2, docente e membro do recém-criado Comitê Nacional Contra as Modalidades de Ensino a Distância – EaD na Saúde, até junho de 2018, havia 24 turmas de graduação em Fisioterapia, em diversas instituições espalhadas pelo Brasil, totalizando, 58.580 vagas. “Se preenchidas, em quatro anos, 30% dos graduados em Fisioterapia no Brasil poderão ser oriundos de EaD”, alerta a professora.

Convidado para explicar os processos no campo político que envolvem a luta contra o ensino a distância na área da saúde, Dr. Bruno Vilaça Ribeiro, conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-2, além de membro da CAP-Coffito, apresentou as principais ações desenvolvidas e explicou detalhes do complexo universo político-parlamentar vivenciado para monitorar o avanço de pautas que desfavoreçam a população, direta ou indiretamente, como o ensino a distância para profissões da Saúde.

Dr. Bruno Vilaça apresentou detalhes sobre o Projeto de Lei 5.414/2016, que visa alterar o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, proibindo “o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde”.

As conselheiras do Crefito-2 e integrantes da Comissão de Educação em Fisioterapia, Dra. Marisa Bacellar e Dra. Adalgisa Maiworm, e o graduando e integrante da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia do Crefito-2, Felipe Azevedo, que também participaram do encontro, reforçaram a preocupação com a adoção do EaD, especialmente em relação à instalação de polos e oferta de estágio curricular.

Houve consenso entre os participantes do encontro que, da forma como o assunto está avançando, em pouco tempo os cursos EaD e semipresenciais podem injetar no mercado uma geração de profissionais da área da Saúde sem a formação necessária à prática profissional de qualidade. E muitos serão prejudicados: a população, que estará sujeita aos riscos do atendimento prestado por profissionais formados sem instruções humanística, técnica e científica suficientes; os próprios graduados oriundos do EaD, que encontrarão dificuldade de colocação no mercado; e as profissões da Saúde, que podem perder qualidade e ter sua imagem e reconhecimento social abalados.
 
 
 
 
 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br