Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

CNS é contra a modalidade de Ensino a Distância para cursos de graduação na área da saúde

Comissões de Educação do Crefito-2 apoiam iniciativa do Conselho Nacional de Saúde.

O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) posicionou-se contra a autorização de todo e qualquer curso de graduação da saúde ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD). A Resolução 515 foi aprovada na última reunião do Pleno, realizada em Fortaleza, entre os dias 01 e 03 de junho. O documento abrange os 14 cursos profissionais de nível superior da área da saúde reconhecidos pelo Colegiado do CNS [dentre as quais estão a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional].

De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, com essa decisão o Colegiado resgata para o SUS a prerrogativa constitucional que regula os recursos humanos para a saúde. “Temos como centro a qualidade dos serviços que são oferecidos para a população”, afirma.

Acesse o site do CNS e leia a Resolução nº 515 na íntegra.



Posicionamentos das Comissões de Educação em Terapia Ocupacional e em Fisioterapia do Crefito-2


A Comissão de Educação e Terapia Ocupacional do Crefito-2 apoia a decisão do CNS, conforme esclarece a presidente da CT, Dra. Fátima Maia.

“Nós, da Comissão de Educação de Terapia Ocupacional, gostaríamos de ressaltar a importância da deliberação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se posicionou contrário à autorização da criação de cursos de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD). A formação do terapeuta ocupacional é fundamentalmente teórico-prática.  A graduação é o momento onde o estudante vai ser capacitado a desempenhar ações na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desempenho ocupacional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para que um estudante se torne um terapeuta ocupacional, capaz de dominar os saberes e práticas das ciências ocupacionais, necessariamente precisa estar imerso nos cenários diversos onde podemos atuar. Só desta forma construirá um perfil ético, competente, com habilidade para o cuidado ao paciente e interação em equipes multi e interdisciplinares”, aponta Dra. Fátima Maia, que é professora do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Veja a entrevista que ela concedeu à Revista do Crefito-2 – Edição 06. 

A Resolução CNS nº 515 também tem o apoio da Comissão de Educação em Fisioterapia do Crefito-2. Conforme esclarece o conselheiro do Crefito-2 e membro da Comissão, Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento, os membros da CT discutiram a pauta em reunião ordinária e se posicionaram contra a oferta de cursos de graduação em Fisioterapia na modalidade EaD.

“Todos os presentes à reunião se colocaram contra a formação do fisioterapeuta, assim como de todos os demais profissionais da saúde, na modalidade EaD. Algumas disciplinas já são oferecidas nesta modalidade na graduação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, desde 2005, não podendo ultrapassar 20% da carga horária do curso, conforme a Portaria  nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, [do Ministério da Educação]. A formação do fisioterapeuta, assim como dos demais profissionais da saúde, necessita de qualidade e requer uma formação teórica e prática, além de humanista, necessitando de vivências e práticas que certamente não seriam oferecidos na formação pela modalidade Ensino a Distância”. A Comissão de Educação em Fisioterapia do Crefito-2 destaca que “a maioria das disciplinas do curso de formação superior de fisioterapeutas necessita de prática, além, evidentemente, da teoria. Um curso de graduação completo na modalidade a distância certamente prejudicaria a formação profissional e, principalmente, a população, trazendo riscos à sociedade”. Veja a entrevista concedida pelo presidente da Comissão de Educação, Dr. Odir de Souza Carmo, à Revista do Crefito-2 – Edição 06.


Sistema Coffito/Crefitos acompanha a pauta


O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional participou das reuniões em Fortaleza e ratificou seu posicionamento contrário à autorização dos cursos de graduação na modalidade EaD, conforme esclarece o diretor tesoureiro do Coffito, Dr. Willen Heil e Silva.

A reunião do Pleno do CNS aconteceu durante o XXXII Congresso Conasems. O Crefito-2 participou do evento, representado pelas conselheiras Dra. Adalgisa Maiworm e Dra. Valéria Quintão. Elas atuaram no estande do Coffito e divulgaram as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para o público do evento, formado por lideranças políticas da área da saúde, especialmente pelos secretários municipais da pasta. A notícia foi veiculada no Informativo do Crefito-2 e no site da Autarquia.


Entenda a Resolução CNS nº 515

Trata-se do posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade EAD pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais. Além disso, existem os riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, seja no curto, no médio ou longo prazos.

Ao todo, são 14 áreas de saúde de nível superior reconhecidas pelo CNS: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

* Com informações da Assessoria do CNS 

 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.