Rio de Janeiro
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer
A+ A-

Notícias

Câmara Técnica de Fisioterapia em Gestão promove I Fórum

Enfim, formado... O que devo fazer? Gestão além da administração foi o tema do evento.

 
Uma plateia atenta e participativa, formada por profissionais, empresários e acadêmicos, acompanhou com grande interesse todas as palestras do I Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gestão do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2). O evento foi realizado na manhã de 20 de agosto de 2018, no auditório Dr. José Luiz Silva Monteiro, no Espaço Cultural da Autarquia, e prendeu a atenção de todos até o início da tarde.
 
A coordenadora geral das Câmaras Técnicas, Dra. Renata Velasque, saudou a todos os presentes em nome da presidência do Crefito-2, e destacou a importância das CTs na assessoria prestada ao Conselho em questões pertinentes às suas especialidades e, também, na produção e difusão de conhecimentos em suas áreas de atuação por meio de eventos. “O Crefito-2 vem desenvolvendo um importante papel na promoção de fóruns como este, voltado ao debate, à troca de ideias e ao crescimento profissional”, destacou.
 
A coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gestão, a conselheira Dra. Adalgisa Maiworm, também agradeceu aos presentes e apresentou os demais membros da CT e a sua dinâmica de trabalho, voltada tanto a questões pertinentes à esfera pública, como privada. “Queremos disponibilizar o máximo de informações sobre o papel do fisioterapeuta como gestor e empresário, destacando aspectos relevantes sobre o dia a dia da gestão, o mercado de trabalho e o fisioterapeuta também como empreendedor”, ressaltou na abertura do evento.
 
 
Empreendedorismo e gestão na pauta da Fisioterapia
 
A primeira parte do evento foi dedicada a temas relacionados ao mercado de trabalho e ao fisioterapeuta empreendedor.
 
O primeiro palestrante convidado, o contador Marcus Moreira, abriu a programação desvendando os trâmites e cuidados necessários para montar e manter o próprio negócio, tanto do ponto de vista legal, como contábil e financeiro. Ele respondeu ao tema “Enfim, formado... O que devo saber para abrir meu próprio negócio?” e às diversas dúvidas encaminhadas pela plateia, que participou ativamente a cada palestra do dia.
 
A Dra. Sandra Mayworm, membro da Comissão de Educação em Fisioterapia do Crefito-2, deu continuidade ao evento, abordando o “Perfil do Egresso e Empregabilidade”. Entre os diversos aspectos destacados, como a inserção do fisioterapeuta no mercado de trabalho, Dra. Sandra enfatizou “a necessidade de manter-se atualizado por meio da educação continuada, fundamental para a prestação de um serviço com qualidade e ética”.
 
Em continuidade, “O Fisioterapeuta Empresário” foi abordado pelo Dr. Eduardo Moreno, que destacou sua trajetória profissional como fisioterapeuta e sua atuação no ramo empresarial. “É muito importante que o fisioterapeuta empresário tenha amplo conhecimento sobre a legislação, tanto do Coffito e de seu Crefito, como da Anvisa”, enfatizou.
 
A segunda parte do fórum abriu espaço, especificamente, à gestão e iniciou com a palestra da Dra. Patrícia Fernandes, gestora da equipe de Fisioterapia dos Hospitais Rios D’Or e Norte D’Or. Dra. Patrícia abordou a “Gestão de Pessoas em Fisioterapia: Controvérsias”, ressaltando “a importância do trabalho em equipe e o papel do gestor em saber lidar com as diferenças”. Apontou, ainda, diversas questões relacionadas ao gerenciamento de equipe, desde o processo de recrutamento e seleção, ao reconhecimento e valorização dos profissionais no dia a dia, com feedbacks constantes. “O olhar sobre as competências de cada indivíduo, que envolve aspectos relacionados ao seu conhecimento, habilidade e atitude, é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e a qualidade do atendimento. Além dos feedbacks regulares, é importante que seja realizada, anualmente, uma avaliação de desempenho. Esse processo faz com que todos cresçam”, ressaltou.
 
Na sequência, dois membros da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gestão complementaram a programação destacando outros aspectos da gestão. O Dr. Bruno Presto falou sobre “Modelo de Gestão Atual em Fisioterapia” e apresentou o resultado preliminar da pesquisa, que a CT vem realizando com fisioterapeutas sobre gestão.  E o Dr. Luiz Guilherme Coppolecchio, que também tem formação em Direito, abordou o tema “Responsabilidade e Gestão”, apresentando questões jurídicas, como a responsabilidade civil no âmbito da gestão; as diferenças entre imprudência, negligência e imperícia; a crescente judicialização da Medicina, que envolve todas as categorias de Saúde; o atual Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia; entre outros pontos relevantes.
 
Antes do encerramento, Dra. Adalgisa Maiworm cedeu a palavra à Dra. Marisete Pilon, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (Abefi), que agradeceu todo o apoio recebido do Crefito-2 e de sua presidente, Dra. Regina Figueirôa, que fomentou a criação, em 2012, da Associação das Empresas Prestadores de Serviços de Fisioterapia do Estado do Rio de Janeiro (Aeferj), da qual Dra. Marisete foi a primeira presidente.
 
Dra. Adalgisa encerrou o evento destacando o desejo da Câmara Técnica em realizar mais uma edição: “O II Fórum já está sendo pensado e já selecionamos alguns temas, que não puderam ser abordados neste primeiro”, finalizou.
 

Galeria de Fotos

 
 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.