Rio de Janeiro
Dezembro: mês de conscientização sobre a Aids.
A+ A-

Perguntas Frequentes

 
O que é Fisioterapia?

Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. 

 

Quem pode exercer a Fisioterapia?

Somente o Fisioterapeuta pode exercer a Fisioterapia. Trata-se de uma profissão da saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69

Fisioterapeuta é o profissional de Saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. 

 

Quanto tempo leva a graduação em Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma profissão de nível superior. O curso de graduação tem duração de 4 mil horas e limite mínimo para integralização de cinco anos de estudos, conforme a Resolução CNES Nº 4/2009.

 

Onde encontro informações sobre cursos de Fisioterapia?

O Ministério da Educação disponibiliza a listagem de cursos em todo território nacional, por meio do sistema e-MEC. A plataforma permite realizar buscas por instituições de ensino, regulamentação e avaliação dos cursos, entre outros dados importantes.

 

Quais são as especialidades da Fisioterapia reconhecidas?

As especialidades da Fisioterapia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Veja no site do Crefito-2 a lista atualizada.



De quanto é o piso salarial do Fisioterapeuta?

O piso salarial é estipulado em cada Estado. Rio de Janeiro: Piso de R$2.899,79. Regulamentado pela Lei Estadual 7530, de 9 de março de 2017, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2017.



De quantas horas é a jornada de trabalho do Fisioterapeuta?

De acordo com a Lei Nº 8.856, de 1º de março de 1994, a jornada de trabalho do Fisioterapeuta é de no máximo 30 horas semanais.

 

O que é o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF)

A Resolução Coffito 428, de 08 de julho de 2013, fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) como padrão mínimo remuneratório-deontológico para o exercício profissional do fisioterapeuta. Este é o instrumento básico para remuneração do trabalho desse profissional no Sistema de Saúde Brasileiro, assegurando sua aplicação nos diversos Serviços de Fisioterapia.

Acesse a Resolução Coffito 428/2013 e o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF).
 

 

 

O que é Terapia Ocupacional?

Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

 

Quem pode exercer a Terapia Ocupacional?

Somente o Terapeuta Ocupacional pode exercer a Terapia Ocupacional. Trata-se de uma profissão da saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69

Terapeuta Ocupacional é o profissional de Saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado a avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A partir desta avaliação, traça o projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

 

Quanto tempo leva a graduação em Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior. O curso de graduação tem duração de 4 mil horas e limite mínimo para integralização de cinco anos de estudos, conforme a Resolução CNES Nº 4/2009.

 

Onde encontro informações sobre cursos de Terapia Ocupacional?

O Ministério da Educação disponibiliza a listagem de cursos em todo território nacional, por meio do sistema e-MEC. A plataforma permite realizar buscas por instituições de ensino, regulamentação e avaliação dos cursos, entre outros dados importantes.

 

Quais são as especialidades da Terapia Ocupacional reconhecidas?

As especialidades da Terapia Ocupacional são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Veja no site do Crefito-2 a lista atualizada.

 

De quanto é o piso salarial do Terapeuta Ocupacional?

O piso salarial é estipulado em cada Estado. Rio de Janeiro: Piso de R$2.899,79. Regulamentado pela Lei Estadual 7530, de 9 de março de 2017, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2017.

 

De quantas horas é a jornada de trabalho do Terapeuta Ocupacional?

De acordo com a Lei Nº 8.856, de 1º de março de 1994, a jornada de trabalho do Terapeuta Ocupacional é de no máximo 30 horas semanais.

 

O que é o Referencial Nacional de Honorários Terapêuticos Ocupacionais (RNHTO)?

Conforme a Resolução Coffito 368/2009, o Referencial Nacional de Honorários Terapêuticos Ocupacionais (RNHTO) é o padrão mínimo remuneratório-deontológico para o exercício profissional do Terapeuta Ocupacional. Este é o instrumento básico para remuneração do trabalho desse profissional no Sistema de Saúde Brasileiro, assegurando sua aplicação nos diversos Serviços de Terapia Ocupacional.Conheça o RNHTO.

 

Quais são os procedimentos do Terapeuta Ocupacional?

A Lista de Procedimentos da Terapia Ocupacional, definida pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato), foi aprovada e reconhecida pela categoria profissional durante o X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, realizado em Goiânia/GO, em maio de 2007. Conheça a lista completa. 

 

 

O que é o Crefito-2?

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) é uma Autarquia Federal, constituída no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos.

 

Qual é a jurisdição do Crefito-2?

O Crefito-2 atua no Estado do Rio de Janeiro.

(O desmembramento da jurisdição foi promovido por meio da Resolução Coffito nº 441/2014, que emancipou o Espírito Santo, atualmente sob responsabilidade do Crefito-15. Saiba mais).

 

O que compete ao Crefito-2?

De acordo com o Art. 7º, da Lei 6.316, de 17 de dezembro de 1975, compete aos Conselhos Regionais, entre outras atribuições:

  • expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados;
  • fiscalizar o exercício profissional na área de sua jurisdição representando, inclusive, às autoridades competentes, sobre os fatos que apurar e cuja solução ou repressão não seja de sua alçada;
  • cumprir e fazer cumprir as disposições da Lei 6.316, das resoluções e demais normas baixadas pelo Conselho Federal;
  • funcionar como Tribunal Regional de Ética, conhecendo, processando e decidindo os casos que lhe forem submetidos;
  • estimular a exação no exercício da profissão, velando pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem; e
  • julgar as infrações e aplicar as penalidades previstas na lei e em normas complementares ao Conselho Federal.

 

Onde o Crefito-2 está localizado?

Sede Rio de Janeiro: Rua Félix da Cunha, 41 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20260-300. Veja no mapa.

Subsede Sul Fluminense - Volta Redonda - RJ: Rua 18-B, 43, Sala 405, Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ. CEP: 27260-100. Veja no mapa.

 
Subsede Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ: Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607, Condomínio CDT - Pelinca, Campos dos Goytacazes - RJ. CEP: 28035-125. Veja no mapa.

 

 

(A antiga Subsede Espírito Santo, agora Crefito-15, está localizada no Espírito Santo, fica à Rua Misael Pedreira da Silva, 48, Salas 307/309/310 - Praia do Suá - Vitória - ES - CEP: 29056-940). 

 

Quais os telefones de contato do Crefito-2?

Sede Rio de Janeiro: (21) 2169-2169
Subsede Sul Fluminense - Volta Redonda-RJ: (24) 3343-3930
Subsede Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ: (22) 3025-2580
 

Qual o horário de atendimento do Crefito-2?

O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Sou graduado em Fisioterapia (ou Terapia Ocupacional) e já possuo o diploma, como devo proceder para realizar meu registro profissional no Crefito-2?

Se você já tiver obtido a Licença Temporária de Trabalho no Crefito-2, no link Serviços Online > Profissionais>Registro Definitivo para quem possui Licença Temporária, você encontra todas as orientações.

Se você não chegou a obter a Licença Temporária de Trabalho no Crefito-2, no link Serviços Online > Profissionais>Registro Definitivo, você encontra todas as orientações.

 

Sou Fisioterapeuta (ou Terapeuta Ocupacional) mas não estou exercendo a profissão. Como devo proceder para dar baixa no meu registro profissional?

No link Serviços Online > Profissionais > Baixa de Registro, você encontra todas as orientações.

 

Como não estava exercendo a profissão, solicitei a baixa do meu registro profissional, como devo proceder para reativá-lo?

No link Serviços Online > Profissionais > Reativação de Registro, você encontra todas as orientações.

 

Sou registrado no Crefito de outro estado. Como devo proceder para transferir meu registro para o Crefito-2?

No link Serviços Online > Profissionais > Transferência de Registro e Inscrição Secundária, você encontra todas as orientações.

 

Sou registrado no Crefito de outro estado e também vou atuar na jurisdição do Crefito-2. Como devo proceder ter registro também no Crefito-2?

No link Serviços Online > Profissionais > Transferência de Registro e Inscrição Secundária, você encontra todas as orientações.

 

Como devo proceder para registrar a conclusão de curso de especialização no Crefito-2?

No link Serviços Online > Profissionais > Registro de Especialização, você encontra todas as orientações.

 

Meus dados cadastrais (endereço ou telefone ou e-mail) mudaram. Como devo proceder para atualizar meu cadastro no Crefito-2?

No link Serviços Online > Profissionais > Atualização Cadastral, você encontra todas as orientações.

 

Meu nome mudou (casamento, divórcio, etc). Como devo proceder para alterar meu registro no Crefito-2?

No link Serviços Online > Profissionais > Mudança de Nome, você encontra todas as orientações.

 

Gostaria de fazer uma denúncia. Como devo proceder?

Basta acessar o link Ouvidoria e encaminhar a denúncia pelo formulário eletrônico. A Ouvidoria é responsável pela recepção, encaminhamento a providências e respostas referentes às críticas, denúncias e reclamações dos profissionais da área e da população de modo geral.

 

Como devo proceder para receber informações e notícias do Crefito-2?

Basta preencher o formulário eletrônico no link Receba por e-mail para receber o Informativo Eletrônico e os Comunicados do Crefito-2. Você também pode acompanhar a publicação de notícias no site seguindo o perfil do Crefito-2 no Twitter: www.twitter.com/crefito2.

A Revista do Crefito-2 é enviada a todos os profissionais registrados no Conselho. Para receber, é importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados. Acesse o link Serviços Online > Profissionais > Atualização Cadastral e siga as orientações.

 

 

Como devo proceder para registrar minha empresa?

No link Serviços Online > Empresas e Consultórios > Registro de Empresa, você encontra todas as orientações.

 

Como devo proceder para registrar meu consultório?

No link Serviços Online > Empresas e Consultórios > Registro de Consultório, você encontra todas as orientações.

 

Como devo proceder para renovar a Declaração de Regularidade para Funcionamento (DRF)?

No link Serviços Online > Empresas e Consultórios > Renovação de Declaração de Regularidade para Funcionamento, você encontra todas as orientações.

 

O que devo fazer para solicitar a baixa no registro de minha empresa?

No link Serviços Online > Empresas e Consultórios > Baixa de Empresa, você encontra todas as orientações.

 

O que devo fazer para solicitar a baixa no registro de meu consultório?

No link Serviços Online > Empresas e Consultórios > Baixa de Consultório, você encontra todas as orientações.

 

Gostaria de fazer uma denúncia. Como devo proceder?

Basta acessar o link Ouvidoria e encaminhar a denúncia pelo formulário eletrônico. A Ouvidoria é responsável pela recepção, encaminhamento a providências e respostas referentes às críticas, denúncias e reclamações dos profissionais da área e da população de modo geral.

 

Como devo proceder para receber informações e notícias do Crefito-2?

Basta preencher o formulário eletrônico no link Receba por e-mail para receber o Informativo Eletrônico e os Comunicados do Crefito-2. Você também pode acompanhar a publicação de notícias no site seguindo o perfil do Crefito-2 no Twitter: www.twitter.com/crefito2

A Revista do Crefito-2 é enviada a todos os profissionais registrados no Conselho. Demais públicos podem acessar o conteúdo pela internet, na Plataforma Issuu. Visite o perfil da publicação para conhecer as edições:www.issuu.com/revistacrefito2. Se desejar obter um exemplar impresso, encaminhe sua solicitação por e-mail para comunicacao@crefito2.org.br.

 

 

Qual cuidado devo ter a me submeter a tratamento Fisioterapêutico ou Terapêutico Ocupacional?

Certifique-se de que o tratamento esteja sendo realizado com profissionais devidamente habilitados ao exercício profissional.

 

Como posso saber se o meu Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional está devidamente habilitado para o exercício profissional?

Acesse a plataforma de serviços Crefito-2 Online. No menu Acesso Público é possível realizar a busca por profissionais ou empresas com registros ativos no Crefito-2. Basta informar o número de registro ou nome.

Também é possível enviar uma solicitação de consulta ao Crefito-2, pelo formulário eletrônico disponível no link Ouvidoria. Informe o nome completo do profissional ou empresa ou o número de registro.

 

Gostaria de fazer uma denúncia. Como devo proceder?

Basta acessar o link Ouvidoria e encaminhar a denúncia pelo formulário eletrônico. A Ouvidoria é responsável pela recepção, encaminhamento a providências e respostas referentes às críticas, denúncias e reclamações dos profissionais da área e da população de modo geral.

 

Como devo proceder para receber informações e notícias do Crefito-2

Basta preencher o formulário eletrônico no link Receba por e-mail para receber o Informativo Eletrônico e os Comunicados do Crefito-2. Você também pode acompanhar a publicação de notícias no site seguindo o perfil do Crefito-2 no Twitter: www.twitter.com/crefito2

A Revista do Crefito-2 é enviada a todos os profissionais registrados no Conselho. Demais públicos podem acessar o conteúdo pela internet, na Plataforma Issuu. Visite o perfil da publicação para conhecer as edições: www.issuu.com/revistacrefito2. Se desejar obter um exemplar impresso, encaminhe sua solicitação por e-mail para comunicacao@crefito2.org.br.

 

A carteira de registro profissional emitida pelo Crefito-2 pode ser utilizada como carteira de identidade civil?

Sim. As carteiras de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais expedidas pelos Crefitos valem como cédula de identidade em todo o território nacional. Veja o amparo legal:

  • Lei 6.206/1975 - “dá valor de documento de identidade às carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional”.
     
  • Lei 6.316 - cria o Sistema Coffito/Crefitos e destaca que compete aos Crefitos “expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados”.


Os números destas Leis estão devidamente inscritas nas cédulas de identidade profissional. Na frente do documento, um quadro destaca os números de legislações pertinentes. No verso, próximo da assinatura do portador, o lembrete é repetido: “Esta carteira tem fé pública como documento de identidade nos termos da Lei 6.316/1975 e no Art. 1º da Lei 6.206 de 07/05/1975”.
 

O Crefito-2 recomenda o uso da carteira de identidade profissional como identificação civil?

O Crefito-2 orienta seus jurisdicionados a fazerem valer seus direitos. “Recusar o uso de carteira emitida por órgão de fiscalização profissional como cédula de identidade é, no mínimo um descumprimento da Lei. Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais certamente se orgulham de suas profissões, que integram a área da Saúde e cumprem importante papel na promoção da qualidade de vida da população. Portar os documentos profissionais é uma forma de reafirmar o amor e o respeito pelo ofício que escolheram. O Crefito-2 incentiva e elogia esta postura”, salienta a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa. 


É possível confirmar se um registro profissional emitida pelo Crefito-2 é válido?

Por meio da plataforma Crefito-2 Online, qualquer cidadão pode confirmar se o número apresentado em cédula de identidade emitida pela Autarquia é autêntico e se o registro do profissional está ativo na jurisdição do Conselho Regional, que abrange os 92 municípios fluminenses. 

A ferramenta é uma proteção para a sociedade e, certamente, para os profissionais em situação de regularidade, já que uma simples consulta online confirma sua situação perante o órgão de fiscalização profissional e torna simples e instantânea a identificação de possíveis falsificações de documentos. 

O sistema está disponível no site do Crefito-2. 

 

O que o estagiário deve fazer?
Ele deve, obrigatoriamente, usar crachás de identificação, seja de estágio curricular (obrigatório) ou extracurricular (não obrigatório).


Quem deverá fornecer o crachá no caso de estágio curricular obrigatório?
A expedição do crachá de identificação do estágio obrigatório de Fisioterapia ou de Terapia Ocupacional será de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior, quando não houver crachá oficial cedido pelo Serviço Concedente. Para tanto, as Instituições de Ensino Superior e os Serviços Concedentes que oferecem estágios obrigatórios devem se cadastrar no Crefito-2, entregando, presencialmente ou via Correios, documentação específica, conforme dispõem as Resoluções Coffito 431/2013 e 451/2015.

Os procedimentos estão detalhados no site do Crefito-2, em Serviços Online, Estágios.

Vale ressaltar que os acadêmicos que cumprem estágio obrigatório não serão cadastrados no Crefito-2. O cadastro refere-se às Instituições de Ensino Superior e aos Serviços Concedentes.


Quem deverá fornecer o crachá no caso de estágio não obrigatório?
No caso de estágio não obrigatório em Fisioterapia, os profissionais da Concedente e da Instituição de Ensino Superior, que acompanham o estágio, devem cadastrar os estagiários no Crefito-2, que fornecerá o crachá de identificação de porte obrigatório. Para tanto, os Serviços Concedentes que oferecem estágio não obrigatório em Fisioterapia também devem se cadastrar no Crefito-2, entregando presencialmente ou via Correios, documentação específica, conforme dispõe a Resolução Coffito 432/2013.

Todos os procedimentos, tanto para cadastro do Serviço Concedente como do estagiário, estão detalhados no site do Crefito-2, em Serviços Online, Estágios.

Já no que se refere ao estágio não obrigatório em Terapia Ocupacional, os profissionais da Concedente e da Institui- ção de Ensino Superior, que acompanham o estágio, devem cadastrar os estagiários no Crefito-2. No entanto, caberá à Instituição de Ensino Superior fornecer o crachá de identificação, de porte obrigatório, quando não houver crachá oficial cedido pela Concedente. Para tanto, os Serviços Concedentes que oferecem estágio não obrigatório em Terapia Ocupacional também devem se cadastrar no Crefito-2, entregando, presencialmente ou via Correios, documentação específica, conforme dispõe a Resolução Coffito 452/2015.

Todos os procedimentos, tanto para cadastro do Serviço Concedente como do estagiário, estão detalhados no site do Crefito-2, em Serviços Online, Estágios.


Quais são as resoluções sobre estágios em Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado do Rio de Janeiro?
Consulte o site do Crefito-2, em Serviços Online, Estágios, ou acesse por meio dos links abaixo:

 
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br