Rio de Janeiro
A+ A-

Medalha Dr. Fernando Lemos

De acordo com a Resolução Crefito-2 33/2011, o Plenário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região, no exercício de suas atribuições legais e regimentais criou a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos.

Doutor Fernando Lemos é um nome de destaque nas áreas da Saúde e da Educação, sendo um formador e incentivador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional. Sua história de vida é marcada pela preocupação com o atendimento à saúde da população, a dinâmica do ensino, o conhecimento científico-acadêmico, e, em especial à origem das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Batizar uma Medalha de Honra ao Mérito com seu nome objetiva reconhecer e homenagear esse ilustre homem e também aqueles profissionais e personalidades agraciados com a honraria, que deixaram importantes contribuições nas áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Leia a Resolução Crefito-2 33/2011 na íntegra.


Conheça as personalidades agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos.

Terapeuta ocupacional formada pela primeira turma da Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro. Fez parte da comissão responsável por acompanhar o processo de reconhecimento dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da ERRJ junto ao Ministério da Educação.

 

Pioneira na disseminação do Conceito Bobath no Brasil, na Alemanha, na Suíça e na Argentina. Nascida em 1940, em Hannover, na Alemanha, obteve o Certificado de Fisioterapeuta em outubro de 1963, na cidade de Freiburg, ainda em seu país de origem. A partir de 1964, desenvolveu trabalhos em Centros de Reabilitação Neurológica em seu país natal. Sua vinda em definitivo para o Brasil, com naturalização como cidadã brasileira, aconteceu em 1970. A habilitação para exercício profissional da Fisioterapia no Brasil foi validada no Rio de Janeiro, onde se inscreveu no Crefito-2 no dia 29 de junho 1982. A partir de então, passou a atender no Consultório e Centro de Estudos Dra. Monika Müller, até o ano de 2005.É formada também como médica fisiatra (1984). Fundou o Setor de Paralisia Cerebral no Instituo Fernandes Figueira, mantido durante cinco anos pelo seu Centro de Estudos.
 

Veja mais.

 

Fisioterapeuta graduada pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), em 1967, continua atuado no mercado. De 1965 até 1969 trabalhou na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Rio de Janeiro. Transferiu-se em seguida para uma clínica em Petrópolis, onde permaneceu por uma década. A partir de 1979, passou a atender em seu consultório próprio, também na bela Cidade Imperial, na serra fluminense. Especializada em Terapia da Mão e Membro Superior pela Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (Atoerj), em 1997, tem se destacado nesta área. Ela desenvolveu uma mesa para exercícios da mão e, em 1983, obteve o registro de patente do equipamento junto ao Instituo Nacional na Propriedade Intelectual (INPI). Também desenvolveu gabaritos para extensores ativos.

Veja mais.

 

Fisioterapeuta graduada pela ERRJ em 1973. Sempre se destacou no exercício profissional por sua dedicação e competência. Assim foi no Centro de Reabilitação Profissional, onde atuou durante muitos anos e, como professora, querida e admirada por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e de ouvir seus ensinamentos.

 

Graduada em Terapia Ocupacional pela então Sociedade Universitária Augusto Mota (1980), foi a primeira terapeuta ocupacional a obter o título de doutora (2004), além do mestrado em Saúde da Criança e da Mulher (2000) e da especialização em Psicopedagogia (1996). Atua no Departamento de Ensino do Instituto Fernandes Figueira - Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) como professora colaboradora da pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher, desde 2003; membro da Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos desde sua fundação; e coordenadora da área de Terapia Ocupacional da Residência Multiprofissional em Crianças e Adolescentes Cronicamente Adoecidos. É autora de diversos artigos, resumos e pareceres técnicos sobre diversas áreas da Terapia Ocupacional.

Veja mais.

 

Um dos ícones da Terapia Ocupacional. Contribuiu de forma efetiva para a profissão durante os 38 anos em que trabalhou na ABBR. A Unidade de Terapia Ocupacional, sob sua coordenação, contava com o maior número de terapeutas ocupacionais do Brasil. Professor dos professores, atuou como docente e mentor de cursos na Área. Teve passagens pela ERRJ; pela Faculdade de Reabilitação da Asce (Frasce); pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio); pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Estado do Ceará; e na Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Eseha), em Niterói-RJ. Lecionou as disciplinas de "Fundamentos de Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional Aplicada" e "Terapia Ocupacional Básica e Aplicada".

Veja mais.

 

Terapeuta ocupacional pioneira no tratamento de queimados. Tem uma história de dedicação ao trabalho no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Força Aérea do Galeão, conquistando a patente de Tenente Coronel da Aeronáutica, onde sempre foi uma referência em Terapia Ocupacional.

Veja mais.

 

Se a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional passa, necessariamente, pela ABBR, poucas pessoas conhecem essa trajatória tão bem quanto a Sra. Maria Antônia. Incansável batalhadora pelo reconhecimento, pela dignidade e pela capacitação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros. Ela chegou à ABBR em 1957, como paciente, foi contratada e tornou-se uma das funcionárias mais dedicadas da Associação, onde atuou como Secretária da Escola de Reabilitação e, mais tarde, como Secretária Executiva do Centro de Estudos, após a transferência da escola para Suam.

Veja mais.

 

Responsável pela Procuradoria Jurídica do Crefito-2 desde 1983, com relevantes trabalhos prestados à Autarquia tendo, também, importante  atuação jurídica, durante 15 anos, no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sempre  em defesa da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. 

 

Funcionário do Crefito-2 há quase três décadas, é sinônimo de competência e dedicação ao Conselho Regional.  Foi o nosso primeiro agente fiscal e hoje supervisiona o Departamento de Fiscalização do órgão. 

 

 

Fisioterapeuta que trabalhou pela implantação e organização da subsede do Crefito-2. Foi o primeiro responsável pela então Delegacia no Espírito Santo, em 1996. Desde 1991 já atuava como representante do Conselho Regional no Estado.

 

Terapeuta ocupacional com forte atuação na área social, num momento em que a Terapia Ocupacional passa a ter uma atuação também reconhecida neste campo pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

 

Supervisora administrativa da subsede e primeira funcionária da área de administração, obteve o reconhecimento pelos 16 anos de bons serviços prestados ao órgão.

 

 Doutor Honoris Causa por notório saber em reabilitação cardíaca pela Universidade De Buenos Aires, em Terapia Intensiva pela Sobrati-SP, e em Fisioterapia Cardio Pulmonar e Terapia Intensiva pela Sobrafir; é também professor da pós-graduação da Universidade Inspirar/Cesumar; membro efetivo da New York Heart Association, da Academia de Ciências de Nova York, da Socerj, da Socesp; e diretor da Clínica Prof. Helio Pio Fisioterapia Geral e Reabilitação Cardiopulmonar.

 

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Pedro Ernesto; professor licenciado da Universidade Estácio de Sá; docente convidado da Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva da Frasce; especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unesa; especialista em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva pela Assobrafir e Coffito; coordenador da atual Câmara Técnica de Fisioterapia Respiratória do Crefito-2; organizador e ministrante de cursos de extensão em Fisioterapia nas áreas Respiratória e Terapia Intensiva; e fisioterapeuta voluntário do Grupo de Pacientes Artríticos do Rio De Janeiro, só para citar alguns pontos da sua vasta trajetória acadêmica e profissional.

 Veja mais.

 

Doutor em Educação Física pela Unicamp, mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ e graduado em Terapia Ocupacional pela Frasce, em Filosofia pela UFRJ, Dança pela Univercidade e Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música. Participou da criação do curso e do projeto pedagógico da Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo coordenador de 2008 até agosto de 2011. Atuou, também, para a criação do curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Professor das graduações de Terapia Ocupacional da Eseha e da UCB durante 15 anos, é professor adjunto da Faculdade de Medicina - Graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ e autor dos livros "Corpo e Arte em Terapia Ocupacional" e "A Selvagem Dança do Corpo". 

Veja mais.

 

Terapeuta ocupacional e mestre em Psicologia pela UFF, onde também especializou-se em Clínica Transdisciplinar E Instituições Públicas. Docente e coordenadora do curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ; preceptora da Residência Multiprofissional do Instituto de Psiquiatria da UFRJ/Ipub; pesquisadora da área de Saúde Mental, Arte e Humanização; vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq (Incart); entre tantos outros feitos. 

Veja mais.

 

Graduada em Terapia Ocupacional pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, possui especialização em Terapia da Mão pela Atoerj e em Hanseníase pela Ensp/Fiocruz, além de mestrado em Educação pela Uerj, onde atualmente, está cursando o doutorado. É docente da Faculdade de Medicina da UFRJ e membro de diversas entidades nacionais e internacionais da área de saúde e, especialmente, de Terapia Ocupacional. Como gerente de Terapia Ocupacional da Prefeitura do Rio de Janeiro de 1993 a 2002, desenvolveu um trabalho que resultou no aumento significativo de vagas para terapeutas ocupacionais. Foi também conselheira efetiva do Crefito-2 de 1990 a 1998. Seu vasto currículo é um exemplo da sua atuação profissional.

Veja mais.

 

Formou-se pela ABBR e trilhou uma trajetória profissional exemplar. Como primeiro presidente do Crefito-2 e presidente do Coffito por várias gestões, é um referencial de luta e trabalho pelos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Veja mais.

 

 

Terapeuta ocupacional e mestre em Ciências Fisiológicas. Participou do projeto de abertura do primeiro curso de Terapia Ocupacional no Espírito Santo. Foi delegada do Crefito-2 por seis anos.

Veja mais.

 

Fisioterapeuta com experiência nas áreas ortopédica, neurológica e hospitalar. Participou da elaboração do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes). Atuou para o processo de extinção das Escolas Técnicas de Fisioterapia.

Veja mais.

 
<< Primeira     < Anterior         Pág. atual: 3/3           Próxima >     Última >>
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Subsede (EM BREVE)
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br
Subsede (EM BREVE)
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26285-060
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br