Rio de Janeiro
Dezembro: mês de conscientização sobre a Aids.
A+ A-

Medalha Dr. Fernando Lemos

De acordo com a Resolução Crefito-2 33/2011, o Plenário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região, no exercício de suas atribuições legais e regimentais criou a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos.

Doutor Fernando Lemos é um nome de destaque nas áreas da Saúde e da Educação, sendo um formador e incentivador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional. Sua história de vida é marcada pela preocupação com o atendimento à saúde da população, a dinâmica do ensino, o conhecimento científico-acadêmico, e, em especial à origem das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Batizar uma Medalha de Honra ao Mérito com seu nome objetiva reconhecer e homenagear esse ilustre homem e também aqueles profissionais e personalidades agraciados com a honraria, que deixaram importantes contribuições nas áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Leia a Resolução Crefito-2 33/2011 na íntegra.


Conheça as personalidades agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos.

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a reportagem.

 

 

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

 

 

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional. Veja a entrevista.

 

Homenageada durante a XVII Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional. Veja a entrevista.

 

Foi o líder do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória, no começo da década de 1980, constituindo, assim, o início da organização da Fisioterapia Cardiorrespiratória brasileira. O grupo reunia profissionais de diversas regiões do Brasil.

Formou-se pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, que funcionava na ABBR, tornou-se especialista em Fisioterapia Respiratória pela antiga Sobrafir (hoje Assobrafir) e Mestre em Fisioterapia Respiratória também pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro.

Foi membro efetivo e atuante da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do curso de Especialização em Cardiorrespiratória em UTI do Instituto do Pulmão, além de responsável pela criação do Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória - SIFR, em 1983, e autor dos livros: Fisioterapia respiratória no Hospital Geral, Fisioterapia Respiratória Moderna, Técnica de Desmame no Ventilador Mecânico, Tratado de Fisioterapia Respiratória, entre outros.

Dr. Carlos Alberto Caetano Azeredo faleceu em 8 de maio de 2006, mas sua memória que deve estar sempre presente para todos os Fisioterapeutas e futuros profissionais.

Homenageado durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a reportagem.

 

Graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Cursou também graduações em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública (Universidade Estácio de Sá), e a pós-graduação lato sensu em Práticas Integradas na Área de Saúde, na Faculdade Serra dos Órgãos. Obteve o título de Mestre em Ciência da Motricidade Humana (Universidade Castelo Branco). 

A profissional possui ampla experiência na área de Fisioterapia e de Gestão de Projetos de Responsabilidade Social, além de uma carreira consolidada no meio acadêmico. Atua como docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, desde 2000. Também está à frente da Coordenação Pedagógica Nacional de Fisioterapia da Estácio Participações, desde 2012.

Foram dezenas de orientações de trabalhos acadêmicos e participações em bancas de avaliação, organização de eventos e uma rica produção literária. Todas estas frentes de atuação lhe conferiram uma grande expertise no tema "Educação", tornando-a habilitada para abordar assuntos ligados ao ensino e à importância da educação continuada e do constante aprimoramento profissional rumo às especialidades e ao desenvolvimento técnico, científico e ético da Fisioterapia.

Homenageada durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.


 

 

 

Graduou-se em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), em 1975; é Mestre em Psicologia (Psicologia Social e da Saúde) pela Universidade Gama Filho (1999); e especialista em Fisioterapia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito/2001). Possui Doutorado em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica/Neurologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2011). É professora do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos e da Universidade Castelo Branco; membro do grupo de pesquisa Estimulação Elétrica Não-Invasiva do Sistema Nervoso - Linha de Pesquisa: Reabilitação Funcional de pacientes de AVC com HD- tDCS.

Além da bela carreira científica, a homenageada também tem uma trajetória no âmbito da educação. Atualmente, é coordenadora e supervisora de estágio do Setor de Fisioterapia Neurofuncional do Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro (CMRED-RJ). Sua experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional se destaca especialmente pela atuação com pacientes pós-AVC e portadores de Doença de Parkinson.

Nesta área, inclusive, ela desenvolve um trabalho relevante por meio da Associação Parkinson Carioca (APC), da qual é fundadora e presidente. A entidade tem como objetivo unir portadores da Doença de Parkinson, amigos, familiares e profissionais de saúde, com a missão de lutar e garantir os direitos de cidadania dos portadores da Doença de Parkinson, oferecer tratamento sempre que possível, desenvolver atividades recreativas e grupos de apoio aos familiares e cuidadores.

Homenageada durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

 

Graduou-se em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), em 1979. Iniciou o trabalho como fisioterapeuta na Associação Fluminense de Reabilitação na área de lesão medular. Desenvolvendo estudo e observação sobre as reações corporais e adaptações da pessoa a este corpo diferente, conta com formação técnica especializada em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - KABAT, Morfo análise e reajustamento postural – Marp, Método das cadeias GDS e formação em Leitura Corporal, formação holística de base da Unipaz, Body Talk e Alinhamento Energético.

A fisioterapeuta iniciou seus estudos sobre equipamentos por meio do envolvimento com o esporte em cadeira de rodas em 1980, especializando-se em classificação funcional para o basquete. E atuou como Classificadora de quatro Paralimpíadas. Esta experiência possibilitou o início do estudo de seating – adequação da postura sentada, acumulando estudos e experiência sobre a cadeira de rodas, almofadas e outras adaptações que permitem à pessoa com deficiência sentar de forma mais econômica e segura maximizando seu potencial funcional. Desenvolve esse trabalho, desde 1988, no Centro de Vida Independente (CVI RIO), o primeiro da América Latina, onde foi co-fundadora.

Homenageada durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

Graduou-se em Fisioterapia pela SUAM, em 1995. Possui especialização em Fisioterapia Esportiva, foi um dos primeiros membros titulares da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe) e, desde 1997, faz parte da equipe do técnico Bernardinho no time Unilever Vôlei. Ao lado do treinador multicampeão, iniciou sua trajetória nas Seleções Brasileiras de Voleibol: de 1997 até 2000, na Seleção Feminina; e de 2001 até hoje na Seleção Masculina.

Em 2013, ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Crefito-2, onde contou toda sua trajetória, desde a escolha da Fisioterapia, os primeiros anos de profissão e a consolidação do trabalho na área esportiva e no voleibol. O conteúdo é um dos mais acessados na página do Conselho Regional.
 

Homenageado durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a reportagem.

 

 

 

Dra. Marcia Garcia Rogério é terapeuta ocupacional, especializada em Reabilitação do Membro Superior e em Docência Superior. Atualmente (2016) trabalha no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, fazendo atendimento nas enfermarias, CTI, Unidade semi-intensiva, suporte e capacitação técnico-científico da equipe de terapeutas ocupacionais. Além disso, Dra. Marcia Rogério lançou, em outubro de 2015, no Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, no Rio de Janeiro, o livro “Tecendo Vida em Vidas: Olhares da Terapia Ocupacional em Hospital”. O livro traz diversas histórias vividas pela profissional, que demonstram formas de abordagem do terapeuta ocupacional em hospitais.  

Homenageada durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacioal. Veja a entrevista.

 

 

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1988). Conselheira Efetiva do Coffito (2016-2020), membro da Abrato, Conselheira Nacional de Assistência Social, Doutoranda de Bioética da UNB e professora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando principalmente nos temas: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Dependência Química e Desempenho Ocupacional.

Foi presidente do Crefito-1 e vice-presidente do Coffito, além de ter atuado no movimento sindical. A terapeuta ocupacional tem uma trajetória política de destaque nacional com uma história de muitas lutas em prol da melhoria das profissões e, por isso, conta com reconhecimento também de muitos fisioterapeutas.
 
Homenageada durante a XVI Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacioal. Veja a entrevista.

 

Exemplo de profissional forjada em meio à adversidade. Enquanto acadêmica de Fisioterapia, sofreu um atropelamento e passou por uma amputação bilateral. Encarou a dificuldade como um objetivo maior de vida e seguiu em frente. O trágico acidente não foi impedimento para que desenvolvesse a belíssima trajetória profissional e acadêmica. Graduou-se em Fisioterapia e cursou Pós-graduação em Biomecânica do Movimento e Neurologia. Leciona em cursos de Graduação e Pós-graduação, principalmente abordando Órteses e Próteses e Fisioterapia Desportiva. Como fisioterapeuta, participou de Paralimpíadas, de campeonatos mundiais de futebol de amputados e de Parapan-Americanos. Como atleta da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol Sentado, disputou campeonatos brasileiros e mundiais,  Parapan-Americanos e Paralimpíadas.

Homenageada durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Fisioterapeuta e possui também formação em Educação Física. Começou sua carreira de atleta na década de 1980, aos 17 anos. Ganhou importantes títulos nacionais e internacionais e, antes de subir ao pódio em Atlanta, participou de outras três Olimpíadas. O ex-medalhista é ocupa, em 2015, o cargo de fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Atletismo e da equipe de Atletismo Futuro Olímpico. É treinador de velocidade do Centro Nacional de Treinamento de Alto Rendimento do Rio de Janeiro. Nos trabalhos comunitários, abre oportunidades para vários fisioterapeutas atuarem ao seu lado.

Homenageado durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Fisioterapeuta formado pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1976. Considerado por seus pares como um dos fundadores da Fisioterapia Esportiva no Brasil, foi pioneiro na Fisioterapia dentro da Seleção Brasileira de Futebol Profissional, de 1994-1998. Acompanhou o time que conquistou o Tetra Campeonato, em 1994. Atuou no Laboratório Olímpico do COB; é Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Esportiva, em Docência Superior e em Acupuntura. Tem uma brilhante trajetória como professor de cursos de Graduação e Pós-graduação.

Homenageado durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Graduado em Fisioterapia, cursou Pós-Graduação em Anatomia Humana e Osteopatia. Tem uma trajetória de destaque como professor dos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva no Rio de Janeiro e demais capitais brasileiras. Fisioterapeuta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2000, onde atualmente é chefe do setor de Fisioterapia. Atuou em Jogos Olímpicos e Jogos Sul-Americanos, entre outras grandes competições. 

Homenageado durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.


 

 

 

É um dos pioneiros na área da Fisioterapia Esportiva. Foi o primeiro fisioterapeuta do Comitê Olímpico Brasileiro, onde organizou a área de Fisioterapia. Atuou como fisioterapeuta em sete Olimpíadas, quatro Pan-Americanos e quatro Sulamericanos. Tem uma trajetória acadêmica muito importante. É professor convidado dos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva, de Fisiologia do Exercício e de Fisioterapia em Terapia Manual em universidades de diversos estados brasileiros. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica. É sócio especialista da Sonafe e primeiro sócio honorário desta Sociedade.

Homenageado durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia.
 

 

Graduado em Fisioterapia e equilibrou as atividades acadêmicas e clínicas. Atuou como professor, coordenador de curso, chefe de departamento e sub-reitor de universidades do Rio de Janeiro. Cuidou de atletas amadores, profissionais de alto rendimento. Entre os seus pacientes, estão grandes nomes do futebol, vôlei, basquete, atletismo, natação, judô e tênis, entre outros esportes. Por sua trajetória profissional, recebeu, em 2002, a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Revolucionou a Fisioterapia Esportiva, uma vez que a área não tinha reconhecimento no âmbito do mercado. A partir do trabalho que desempenhou, ainda na década de 1980, passou a ser uma referência nacional. Com sua atuação a profissão cresceu e se desenvolveu muito.

Homenageado durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Fisioterapia. Veja a entrevista.

 

 

Graduada em Terapia Ocupacional, pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro; possui mestrado e doutorado em Clínica Médica/Ciências da Saúde, pela UFRJ; e pós-doutoramento também em Ciências da Saúde, pela Unirio. Professora e pesquisadora por vocação, Dra. Ângela é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Coordenadora do Grupo de Abordagem, Pesquisa e Intervenção Transdisciplinar em Terapia Ocupacional. Tem larga experiência na área, com ênfase em reabilitação funcional e ação social, atuando principalmente em gerontologia, saúde da mulher e relações de gênero. No campo da pesquisa, vem desenvolvendo um importante estudo com mulheres no IFRJ, sendo a primeira profissional a desenvolver pesquisa sobre a violência contra a mulher na abordagem da Terapia Ocupacional, contribuindo para o desenvolvimento de um novo campo de atuação para o Terapeuta Ocupacional. É membro da Câmara Técnica em Saúde Pública do Crefito-2. 

Homenageada durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional. Veja a entrevista.

 

Terapeuta Ocupacional, graduada pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro e pós-graduada em Neurologia da Motricidade. Tem uma história de competência e dedicação ao trabalho com hipoterapia, sendo que, só na Escola de Aprendizes no Jockey Club Brasileiro, atua desde 1997. Foi também professora da cadeira de Hipoterapia da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff, da Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio Janeiro. É diretora de Equitação Especial da Federação Equestre do Estado do Rio Janeiro e presta consultoria para a Rede Globo de Televisão e para o canal GNT. É Fundadora do Projeto Equitar, pioneiro na Hipoterapia e Equitação Terapêutica, sendo referência nacional e internacional há 28 anos. Com várias homenagens em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa das pessoas com deficiência, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2007 e em 2015, Moção de Louvor e Reconhecimento pelo valor que a Equitar agrega à vida da população.

Homenageada durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional. Veja a entrevista.

 

 

 

 

Terapeuta Ocupacional graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui grande experiência na rede de saúde mental do município do Rio de Janeiro, iniciada na década de 1980. É professora do curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui os títulos de Especialista em Psiquiatria Social pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Respeitadíssima por sua bagagem acadêmica e pela ampla experiência em Saúde Mental, tem papel de destaque na criação de novos espaços profissionais nesta área e na implantação e implementação do setor de Terapia Ocupacional do ambulatório do Hospital Pinel. Tem uma história de convivência com a Dra. Nise da Silveira, que tanto influenciou a sua atuação como terapeuta ocupacional em saúde mental. De 2006 a 2011, Dra. Lisete foi Presidente do Instituto Franco Basaglia, instituição de importante atuação e que zelou pelos Direitos Humanos de pessoas com transtornos mentais e que, infelizmente, está encerrando suas atividades amanhã (18/12/2015).

Homenageada durante a XV Jornada Científica do Crefito-2 - Etapa Terapia Ocupacional. Veja a entrevista.

 

 

Terapeuta Ocupacional homenageada por sua atuação no primeiro Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Recebeu a comenda do Crefito-2 durante o evento "Jubileu de Esmeralda - 40 Anos do Sistema Coffito/Crefitos: Ética e Responsabilidade Social", realizado no dia 28 de agosto de 2015, no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, anexo à Sede do Conselho Regional, no Rio de Janeiro.

Leia o depoimento da profissional.
 

 

Fisioterapeuta homenageada por sua atuação no primeiro Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Recebeu a comenda do Crefito-2 durante o evento "Jubileu de Esmeralda - 40 Anos do Sistema Coffito/Crefitos: Ética e Responsabilidade Social", realizado no dia 28 de agosto de 2015, no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, anexo à Sede do Conselho Regional, no Rio de Janeiro.

Leia o depoimento da profissional.

 

Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional homenageado por sua atuação no primeiro Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Recebeu a comenda do Crefito-2 durante o evento "Jubileu de Esmeralda - 40 Anos do Sistema Coffito/Crefitos: Ética e Responsabilidade Social", realizado no dia 28 de agosto de 2015, no Espaço Cultural Dr. Ruy Gallart de Menezes, anexo à Sede do Conselho Regional, no Rio de Janeiro.

Leia o depoimento do profissional
.

 

 

 
<< Primeira     < Anterior         Pág. atual: 1/3           Próxima >     Última >>
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br