Rio de Janeiro
A+ A-

Conselheiros

Conselheiros Efetivos

Fisioterapeuta (49218-F)

Mestrando em Ciências da Saúde pela UERJ, é graduado e pós-graduado em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Gama Filho. É Fisioterapeuta e Coordenador de Terapia Intensiva do Hospital Copa D´Or. É também professor da Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e das Faculdades Inspirar.

 

 Fisioterapeuta (4930-F) - Diretora Secretária do Crefito-2

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Uerj, especialista em Envelhecimento e Saúde do Idoso pela Ensp/Fiocruz, preceptora do Programa de Residência em Fisioterapia nas Disfunções Geriátricas e Gerontologia, oferecido pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), é fisioterapeuta da Universidade da Terceira Idade Unati/Uerj.

Foi conselheira do Crefito-2 de 1994 a 2002.

 

Fisioterapeuta (10260-F)

Mestre em Terapia Intensiva (Sobrati), atuando em Unidade Cardio Intensiva. Também cursou o Mestrado Profissional em Ensino da Saúde pela Universidade Gama Filho (UGF). É diretor da Clínica Renascer e professor de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Foi docente dos cursos de graduação em Fisioterapia da UGF e da UniverCidade. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior (UGF), em Fisioterapia Cardio Respiratória pelo IBMR e em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura e Ciências Orientais (Abaco). No Crefito-2, é presidente da Comissão de Educação e da Comissão de Tomada de Contas. Integra, ainda, a Câmara Técnica de Fisioterapia Cardiovascular.

 

Fisioterapeuta (13899-F)

Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e em Bioética pela Fiocruz. Foi supervisor de Estágio em CTI da UniverCidade e do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (Hugg). Foi chefe do Núcleo de Assistência à Terceira Idade e do Serviço de Fisioterapia da Policlínica Carlos Antonio da Silva, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, de 2004 a 2010, e do Serviço de Fisioterapia da 32ª Enfermaria de Doenças do Tórax da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, de 1992 a 2003. Participa do Projeto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) na Assistência ao Idoso com Demência.

Durante a Gestão 2010 - 2014 do Crefito-2 desempenhou a função de coordenador dos Núcleos de Representação Institucional, reformulados e apoiados naquele período. Além disso, preside a Comissão de Ética do Conselho Regional.

 

 Terapeuta Ocupacional (1903-TO) - Vice-Presidente do Crefito-2

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Reabilitação da ASCE (1985), Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ), Psicogeriatria (UFRJ) e Docência Superior (FETSU).

É terapeuta ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), chefe do Departamento de Auditoria Controle e Avaliação da Fundação Municipal de Saúde de Niterói,  responsável técnico do Serviço de Terapia Ocupacional da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos - Afac.

Tem experiência nas áreas de Saúde, Reabilitação, Educação Superior, Educação Especial e Gestão em Saúde Pública.

Atuou como coordenador de Centro de Atenção Psicossocial, Diretor de Policlínica Regional, secretário municipal de Saúde do Município de Belford Roxo. Foi Professor Titular e Coordenador de Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff – Eseha / Faculdades Pestalozzi, SUAM e IBMR.

Atuou como conselheiro do Crefito-2 de 1994 a 2002 e como vice-presidente do órgão na gestão 2010-2014.

 

Terapeuta Ocupacional (9756-TO)

Especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Atua na Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, lotada no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e, atualmente, também no atendimento domiciliar para idosos.

No Crefito-2, desde a Gestão 2010 - 2014, é secretária da Comissão de Tomada de Contas (CTC). Presidente da Comissão de Acadêmicos de Terapia Ocupacional (Cato/Crefito-2), desde 2011. Entre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão, destacam-se as apresentações de pôsteres na Jornada Científica do Crefito-2, em 2012, cujo tema foi “O Papel da Comissão de Acadêmicos de Terapia Ocupacional do Crefito-2 no Rio de Janeiro” e no Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, em Florianópolis, em 2013, com o título “Articulação entre a Formação e a Política Profissional: a Comissão Acadêmica do Crefito-2”.

Sob a batuta da Dra. Paula Maria, a Cato participou dos diversos eventos promovidos pelo Crefito-2 durante o mandato do Colegiado 2010 - 2014, além de mobilizações que envolvem questões da Terapia Ocupacional e/ou da saúde como o Ato Médico, leis, etc.

 

Fisioterapeuta (475-F)

Especialista em Docência do Ensino Superior e autora da monografia "Aspectos da Evolução Histórica do Fisioterapeuta no Brasil em Especial no Rio de Janeiro". Professora de História da Fisioterapia, desde 1991. Ministra as disciplinas "Ética e Deontologia" e "Ética na Saúde". Responsável pela implantação, coordenação e supervisão, durante muitos anos, do Estágio de Fisioterapia na Rede Pública Federal e na Rede da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro. 

Apoiou a criação da primeira Residência em Fisioterapia no Rio de Janeiro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e participou da criação da Associação dos Acadêmicos de Fisioterapia do Estado do Rio de Janeiro, cuja proposta era mobilizar e reunir alunos para que, organizados, atuassem das lutas pela melhoria do ensino e da valorização profissional. 

Durante os anos de atuação profissional, de magistério e de militância política sempre defendeu a autonomia, a dignificação e a valorização do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, assim como participou de vários movimentos em defesa do exercício da Acupuntura para os profissionais de Saúde e contra o Ato Médico. 

Como presidente do Crefito-2 na década de 1990, sua atuação destaca-se pela implantação de 17 Núcleos de Representação Institucional no Estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo e de uma delegacia em Vitória; criação das primeiras Câmaras Técnicas e Comissões, formadas por profissionais e alunos; aquisição da primeira sede do Crefito-2, onde funcionou até 2012. 

Na gestão mais recente, criou a Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), que, entre outras conquistas, trabalhou pelo veto ao "Ato Médico", que é uma das maiores vitórias das profissões da Saúde nos últimos anos. Reformulou e incentivou o trabalho do Departamento de Fiscalização. Sob seu comando o Conselho Regional também realizou um Processo Seletivo Público, que ampliou o quadro funcional, inclusive com a contratação de agentes fiscais. Implantou com sucesso novos mecanismos de comunicação e investiu no melhor atendimento aos profissionais e cidadãos. Presidiu o Colegiado 2010 - 2014, responsável pela conclusão da nova sede e do espaço cultural, onde são promovidos gratuitamente grandes eventos, destinados aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

 

Fisioterapeuta (3752-F) - Diretor Tesoureiro do Crefito-2

Formado em 1982, fez estágio e Residência em Fisioterapia na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Especialista em Psicogeriatria pelo Ipub/UFRJ, é fisioterapeuta chefe do Serviço de Fisioterapia do Centro de Neuropsiquiatria Geriátrica do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro CDA/Ipub/UFRJ e fisioterapeuta do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac).

 

Foi membro da Diretoria da Associação Profissional dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), em 1984 e 1985; da Diretoria pré-sindical, que criou o Sinfito/RJ, em 1986 e 1987; da comissão que criou o Referencial Nacional de Honorários do Fisioterapeuta (RNHF).

Por sua experiência na área financeira, foi Diretor Tesoureiro do Crefito-2 nas gestões: 1990-1994; 1994-1998; 1998-2002; e 2010-2014. Apoiou e incentivou a criação da Associação de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia no Estado do Rio de Janeiro (Aeferj), cujo objetivo é trabalhar pela implantação do referencial de honorários junto aos planos de saúde e fortalecer a categoria.

 

Terapeuta Ocupacional (3667-TO)

Terapeuta ocupacional do Serviço de Estimulação Sensorial do Centro de Reabilitação Visual da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). Pós-graduada em Psicomotricidade Escolar. Cursou Extensão em Orientação e Mobilidade. Atuou como professora de pré-escola e ensino fundamental de 1983 a 1990. Foi também terapeuta ocupacional da Escola da Apae de Niterói. Presidiu a Comissão de Fiscalização do Crefito-2. Participou ativamente de diversas atividades junto ao Departamento de Fiscalização, como atos fiscalizadores em todo o Estado do Rio de Janeiro, especialmente na área de Terapia Ocupacional.

 

Conselheiros suplentes

Terapeuta Ocupacional (7103-TO)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Castelo Branco (UCB). Cursou especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). Terapeuta Ocupacional na inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) no Posto Municipal de Mendes/RJ.

É responsável técnico e terapeuta ocupacional na Atenção ao Usuário de Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ricardo Portugal (Caps), em Engenheiro Paulo de Frontin/RJ. Atuou como responsável técnico na Atenção ao Idoso Institucionalizado no Abrigo Doce Morada, em Santa Cruz, e no atendimento ao usuário portador de doenças crônicas e reabilitação neurológica, da Casa de Saúde República da Croácia, em Sepetiba/RJ. Como terapeuta ocupacional voluntária atuou na atenção à criança em situação de risco, na Subprefeitura da Região de Bangu.

 

Fisioterapeuta (8058-F)

Fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Futebol, seu trabalho tem colaborado na reabilitação de importantes jogadores da Seleção Masculina. Faz parte da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol. Licenciado também em Educação Física e Mestre em Ciência da Motricidade Humana, atua, ainda, no Hospital Municipal de Reabilitação do Rio de Janeiro; na Associação Nacional de Esportes para Deficientes; e no Comitê Paralímpico Brasileiro. É membro do Departamento de Saúde e Científico da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas; presidente do Centro de Estudos Physio Sports; e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada a Traumato Ortopedia Funcional e Desportiva.

Em 2013 assumiu a coordenação da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2, onde desenvolve, com um grupo de profissionais experientes no assunto, atividades como assessoria e organização de eventos.

 

Fisioterapeuta (4998-F)

Fisioterapeuta com especialização em Neurologia Adulto, ministra cursos de Extensão da metodologia Kabat (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). É presidente da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e Membro do Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Afac.

No Crefito-2 atua como membro das Comissões de Ética e de Fiscalização. Diretora na Uniesp, unidade Niterói e Membro do Conselho Estadual de Saúde, representando o Crefito-2. Além disso, foi coordenadora do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Faculdades Pestalozzi/Niterói) e coordenadora de estágio do curso de Fisioterapia das Faculdades Pestalozzi até maio 2014.

 

Fisioterapeuta (570-F)

Doutoranda pelo PPGCM-Uerj, mestre em Ciências da Saúde pela UFRN e especialista em Fisioterapia Pneumofuncional, é coordenadora da Divisão de Fisioterapia PPC/Hospital Universitário Pedro Ernesto/Uerj. Foi preceptora e coordenadora do Programa de Residência Fisioterápica em Disfunções Respiratórias em Cirurgia de 1995 até 2000.

 

Doutoranda pela Pós-Graduação em Ciências Médicas/Uerj, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em Fisioterapia Pneumofuncional (Coffito). É coordenadora da Divisão de Fisioterapia Policlínica Piquet Carneiro / Uerj. Foi chefe de Setor de Fisioterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe / Uerj) de 2000 à 2011. Foi preceptora e coordenadora do Programa de Residência Fisioterápica em Disfunções Respiratórias em Cirurgia de 1995 até 2000.

Como membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Respiratória, a Conselheira, junto com os demais membros desta CT, auxilia a Diretoria emitindo pareceres e respostas técnicas aos questionamentos pertinentes à área. Ainda como responsabilidades que exerce na Câmara Técnica estão a execução de documentos que consolidem as ações da Fisioterapia Respiratória junto ao SUS, ANS e planos de saúde, respaldadas pelas resoluções do Coffito e pela legislação em vigência.

 

Fisioterapeuta (375-F)

Formado pela 17ª turma da Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ), é especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Acupuntura. Cursou Docência do Ensino Superior no IBMR, onde apresentou o trabalho de conclusão com o tema “Lesões de 2º Neurônio, Consequência e Tratamento pela Fisioterapia por Recursos Manuais e Acupuntura".

Atuou na chefia Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) de 1975 a 1990, na Unidade Raquimedular (Setor de Lesão e Traumatismo). Foi chefe de Departamento do Curso de Fisioterapia do IBMR por 16 anos consecutivos. Professor do Núcleo de Aperfeiçoamento em Fisioterapia (NAF-Brasil).

Atuou como chefe de banca em concursos públicos pela Cesgranrio e Fesp. Recebeu, em 1997, homenagem do Crefito-2 por bons serviços prestados como fisioterapeuta e professor da área.

Foi agraciado com três Moções, sendo duas estaduais (1994 e 2014) e uma municipal (2008). Como conselheiro do Crefito-2, na gestão 2010 – 2014, foi responsável por verificar e relatar todos os processos solicitados por profissionais e empresas. Só em 2013, foram cerca de 3 mil processos. Também analisa processos Éticos e Deontológicos. É membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional, onde participa da discussão de métodos e técnicas da especialidade, além de participar da organização de eventos da área.

 

Terapeuta Ocupacional (4670-TO)

Especializada em Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá, é terapeuta ocupacional da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e da Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo. Possui experiência nas áreas de Saúde, Reabilitação, Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade e Hanseníase.

 

Possui especialização em Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá, é terapeuta ocupacional da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). Atua na Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, lotada no Centro de Acompanhamento de Controle Epidemiológico (Cace). Possui experiência nas áreas de Saúde, Reabilitação, Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade e Hanseníase.

Membro da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-2. Como conselheira do órgão na gestão 2010 – 2014 acompanhou de perto a luta contra o Projeto de Lei do “Ato Médico” e participou das manifestações, buscando apoio de deputados no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre as atividades realizadas na CAP-Crefito-2 estão o levantamento dos Projetos de Lei que são de interesse da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para acompanhamento, elaboração de planilhas com a relação dos deputados e acompanhamento de votação. Dra. Patrícia Valesca também é membro da Câmara Técnica de Saúde Funcional da Terapia Ocupacional e da Comissão de Acadêmicos de Terapia Ocupacional (Cato).

 

Fisioterapeuta (11472-F)

Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente (Ensp/Fiocruz), especialista em Saúde do Trabalhador (Cesteh/Fiocruz) e Epidemiologista (Ensp/Fiocruz), é técnica da Vigilância Sanitária Estadual do Sangue e Hemoderivados e professora da Graduação e da Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá. Foi coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica das PFAs/Polio de 1998 até 2009.

No Crefito-2 é coordenadora geral das Câmaras Técnicas. As CTs fizeram história a partir da gestão 2010 - 2014, com a organização de grandes eventos em suas áreas de especialidade. Os fóruns, simpósios e cursos já beneficiaram centenas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

 

Fisioterapeuta (2412-F)

Formada pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (ERRJ) em 1979. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, é supervisora de estágio em Fisioterapia há 30 anos, atualmente no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), onde criou e coordenou o Serviço de Fisioterapia por 15 anos. Criou o Serviço de Fisioterapia do Hospital Estadual Rocha Faria, além de ser sócia fundadora do Sintserj (Sindsprev) e do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro (Sinfito/RJ). Atua na assistência fisioterapêutica na rede privada. 

Representou o Crefito-2 no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES/RJ), onde lutou pela Fisioterapia e a Terapia Ocupacional e defendeu os interesses do Conselho Regional junto à Saúde no âmbito estadual.

 
 


 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Sul Fluminense
(Volta Redonda - RJ)
Rua 18-B, 43, Sala 405
Edifício Centro Empresarial - Vila Santa Cecília
Volta Redonda - RJ
CEP: 27260-100
Telefone: (24) 3343-3930
E-mail: subsedevoltaredonda@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Crefito-15
Espírito Santo
Rua Misael Pedreira da Silva, 98, Salas 307/309/310 - Praia do Suá
Vitória - ES - CEP: 29056-940
Telefone: (27) 3227-6616
Fax: (27) 3345-6103
E-mail: crefito15@crefito15.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(Jurisdição do Crefito-2 foi desmembrada. Criado novo Conselho Regional responsável pelo Espírito Santo).
COFFITO
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SRTS Quadra 701, Conjunto L
Edifício Assis Chateaubriand,
Bloco II, Salas 602/614
Brasília - DF
CEP: 70340-906
Telefone: (61) 3035-3800
E-mail: coffito@coffito.org.br
Site: www.coffito.org.br