Rio de Janeiro
A+ A-

Comunicados

O fisioterapeuta está apto a utilizar a ozonioterapia como recurso terapêutico.

Veja o parecer emitido sobre uso da ozonioterapia pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional e Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

 

Conselho envia ofício ao senador Jorge Kajuru (PSC/GO) sugerindo emenda ao Projeto de Lei 3469/2019.

A Câmara Técnica de Gerontologia do Crefito-2, ao analisar o Projeto de Lei 3469/2019 que cria o serviço nacional de apoio à pessoa idosa com dependência, a ser prestado pelas entidades constituintes do Sistema S, sugeriu uma emenda no texto, visando ampliar o escopo da atenção para os três níveis de atenção em saúde, e inclusão do fisioterapeuta e de outras classes também, uma vez que já contempla o terapeuta ocupacional no texto base.

 

Conselhos profissionais do Estado do Rio de Janeiro divulgam Panorama de Ações durante a COVID-19 para dar suporte aos profissionais e à sociedade.

O Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas (FECPR) do Estado do Rio de Janeiro, formado por 26 conselhos profissionais, que se reúne mensalmente para discutir decisões, temas, projetos e iniciativas que afetam as categorias criou um documento com a finalidade de apresentar todas as ações realizadas pelas autarquias que impactam positivamente a segurança das categorias e da população fluminense.

 

Cartilha do Coffito sobre atuação de fisioterapeutas no enfrentamento à COVID-19 reúne protocolos e diretrizes para atendimento de pacientes com ou sem suporte ventilatório.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), antecipando o quantitativo de profissionais que precisariam ser mobilizados, criou uma Comissão Nacional de Teleconsultoria para oferecer atendimento em relação a possíveis dúvidas e, ao mesmo tempo, construir material de suporte aos profissionais.

 

Conselho notifica a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real por não seguir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, de proporcionalidade entre fisioterapeutas e leitos no CTI e enfermaria.

O Departamento de Fiscalização do Crefito-2 constatou, por algumas vezes, que o Hospital Municipal São Francisco de Assis descumpre obrigação legal e solicita que a Secretaria tome providências, tendo em vista a negativa do hospital em responder ao auto de infração.

 

Conselho envia ofício à direção do Hospital Municipal de Magé fazendo recomendações.

Após a notificação, á direção da unidade solicitou 30 dias para efetuar as adequações. Entre as recomendações estão; fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), além de adequação de piso salarial e proporcionalidade entre profissionais e leitos.

 

Crefito-2 envia ofício à prefeitura municipal de Porto Real, que acata solicitação.

Conselho tem sua recomendação aceita pela prefeitura municipal de Porto Real para que os aprovados no concurso de 2019 sejam convocados ao invés de abertura de novo processo seletivo, em 2020, para combate à pandemia.

 

Crefito-2 envia Ofício à Procuradoria Regional do Ministério Público Federal e Ministério da Educação questionando a Portaria nº 544 do Ministério da Educação e Cultura, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por meios digitais.

O Ofício defende que o estágio e as aulas práticas ofertadas por meios digitais podem causar enormes prejuízos à formação do aluno e consequentemente, riscos à assistência aos usuários.

 

Crefito-2 envia Ofício ao diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) e ao presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) ratificando as competências dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O Ofício notifica a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge)obre a competência e autonomia dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para receber um doente e prescrever suas técnicas e abordagens sem o intermédio de outro profissional da área da saúde.

 

Nota de falecimento da fisioterapeuta, Dra. Eliane de Oliveira Silva Prado.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos da fisioterapeuta.

 

Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas (FECPR) emite ofício à Instituições de Ensino Superior (IES) posicionamento sobre estágios curriculares e atividades práticas de forma não presencial.

Os Conselhos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro repudiam a realização de estágios e de atividades práticas curriculares de forma não presencial e recomenda que as IES adotem as medidas necessárias para atender ao previsto na legislação.

 

Nota de falecimento do fisioterapeuta, Dr. Alexandre José Lopes do Nascimento.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos do fisioterapeuta, Dr. Alexandre José Lopes do Nascimento. E é com pesar que lamentamos esta perda.

 

Projeto de lei nº 1985/2019, dispõe sobre a permanência em tempo integral do fisioterapeuta em unidades de terapia intensiva: assine e envie para o deputado para agilizar sua regulamentação.

Essa lei tem como objetivo de reduzir os riscos decorrentes de doenças e demais situações que possam comprometer a saúde do cidadão, destacando a importância na atuação do fisioterapeuta nas UTIs e CTIs.

 

Oportunidade para recolocação no mercado.

O Crefito-2 atendendo ao pedido dos profissionais que necessitam regularizar o seu registro profissional, para atuar na linha de frente do coronavírus, solicitou ao Coffito possibilidade de isenção de juros e correção dos débitos, com isso foi publicada a Resolução Coffito 520/2020.

 

Lei nº 8849/2020, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no dia 28 de maio.

Autoriza o governo a instituir uma gratificação especial temporária para profissionais que atuam nas unidades públicas de Saúde, enquanto durar o estado de calamidade por conta da pandemia. A medida valerá para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e demais auxiliares.

 

Nota de falecimento do fisioterapeuta, Dr. Leonardo Farley Cintra Vieira.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos do fisioterapeuta.

 

Crefito-2 encaminha ofício às empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional sobre a modalidade de Telessaúde.

O ofício orienta sobre os procedimentos e cuidados que deverão ser tomados de acordo com as normativas da ANS e Coffito sobre o uso do atendimento na modalidade de Telessaúde.

 

Clube de Vantagens

O Crefito-2 está desde fevereiro buscando parceiros e credenciando pessoas jurídicas interessadas na concessão de descontos em serviços ou fornecimento de bens, que disponibilizem descontos reais aos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais que estejam em situação regular com o Conselho.

 

Crefito-2 envia Ofício à Rio Saúde solicitação de retificação de edital de seleção de profissionais para inclusão de terapeutas ocupacionais.

O Ofício notifica a Rio Saúde a retificar o Edital de Seleção Pública para conter a previsão de seleção de terapeutas ocupacionais para o enfrentamento da COVID-19, haja vista a sua notória imprescindibilidade.

 

Nota de falecimento da fisioterapeuta, Dra. Daiana Rodrigues dos Santos Araújo.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos da fisioterapeuta.

 

Recomendação Técnica do Crefito-2 sobre relação profissional/leitos nas unidades de atendimento à COVID-19.

Dispõe sobre a cobertura da assistência fisioterapêutica e a relação profissional/leito nas unidades de urgência e emergência e Unidades de Terapia Intensiva dos serviços público e privado no Estado do Rio de Janeiro diante da alta infectividade, transmissibilidade e gravidade do SARS-CoV-2/COVID-19.

 

Nota de falecimento da fisioterapeuta, Dra. Mariângela Nogueira da Silva Gonçalves.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos da fisioterapeuta.

 

Nota de falecimento do fisioterapeuta, Dr. Nilson Souza Cerqueira.

O Conselho Regional de Fisioterapaia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos da fisioterapeuta.

 

Nota de falecimento da fisioterapeuta, Dra. Cíntia Rodrigues Nascimento.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) se solidariza com os familiares e amigos da fisioterapeuta.

 

Telessaúde: orientações aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sobre os atendimentos a distância durante a pandemia de COVID-19.

O Crefito-2 preparou uma cartilha sobre o telessaúde com orientações para os profissionais de como realizar os atendimentos a distância, além de outros esclarecimentos.

 

Ofício Crefito-2 encaminhado às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs)

Diante da necessidade de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, nas ILPIs e o crescente número de casos suspeitos e confirmados da COVID-19 em idosos institucionalizados, atingindo de modo preocupante essa população, o Conselho divulga seu posicionamento quanto à prestação dos serviços fisioterapêuticos.

 

Nota Técnica da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (Abrafige) sobre a assistência fisioterapêutica à pessoa idosa em tempos da COVID-19.

Recomendação aos fisioterapeutas que avaliem a possibilidade de atendimento remoto nas modalidades descritas na Resolução Coffito Nº 516/2020: teleconsulta e telemonitoramento, de maneira síncrona (acompanhamento em tempo real) ou assíncrona, de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis.

 

Lei nº 8798 de 30/04/2020, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no dia 04 de maio.

Autoriza a isenção das tarifas no transporte intermunicipal coletivo de passageiros por ônibus, ferroviário, metroviário e aquaviário para os servidores públicos da área de saúde no Estado do Rio de Janeiro.

 
<< Primeira     < Anterior         Pág. atual: 1/13           Próxima >     Última >>
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: faleconosco@crefito2.org.br
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: subsedecampos@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: subsedeteresopolis@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: subsedecabofrio@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: subsedenovaiguacu@crefito2.org.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.